Segurança Do Trabalho
Trabalho Universitário: Segurança Do Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Albina • 30/5/2014 • 4.385 Palavras (18 Páginas) • 322 Visualizações
Introdução
Neste trabalho iremos ver e compreender a nova legislação que a partir de 2010 alterou e flexibilizou as alíquotas de contribuição destinadas ao financiamento do beneficio de aposentadoria especial falaremos também do objetivo do FAP que é incentivar a melhoria das condições de trabalho e da saúde do trabalhador estimulando as empresas a implementarem políticas mais efetivas de saúde e segurança no trabalho para reduzir a acidentalidade.
Falaremos também da importância das empresas possuírem uma estrutura SESMT, e qual os benefícios se tem através de um SESMT atuante que traz a empresa qualidade confiança e sensibilização aos seus colaboradores.
Abordaremos também o conhecimento de alguns funcionários de empresas pesquisadas a respeito de inspeção previa fiscalizações, insalubridades, periculosidade e Aposentadoria Especial.
Falaremos também sobre PPRA e PCMSO que são programas que visam à preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores.
Estão interligados e objetivam atuação preventiva no meio ambiente o trabalho.
E por fim falaremos sobre o grau de conhecimento, atendimento a legislação e aplicabilidade do Fator Acidentário de Prevenção junto as empresas pesquisadas e se o mesmo gerou mudanças na visão das empresas.
Passo 2. Etapa 1 DESENVOLVIMENTO
Consideramos que os elementos relativos a saúde e segurança o trabalho para implementação da pizzaria é,
A segurança no trabalho envolve três áreas principais de atividade:
Prevenção de acidentes, prevenção de incêndios e prevenção de roubos.
Sua finalidade é profilática no sentido de antecipar-se para que os riscos de acidentes sejam minimizados, algumas organizações tratam a segurança no trabalho como uma prioridade fundamental.
Um programa de segurança no trabalho requer as seguintes etapas:
Estabelecimento de um sistema de indicadores e estatísticas de acidentes. Desenvolvimento do sistema de relatórios de providências.
Desenvolvimento de regras e procedimentos de seguranças. Recompensas aos gerentes e supervisores pela administração eficaz da função de segurança
Considera-se acidente como um fato súbito, inesperado, imprevisto (embora algumas vezes previsível) e não premeditado ou desejado; e, ainda como causador de dano considerável, embora não especifiquem se se trata de dano econômico (prejuízo material) ou dano físico às pessoas (dor, sofrimento, invalidez ou morte).
Os acidentes no trabalho são classificados em:
Acidente sem afastamento- Após o acidente, o empregado continua trabalhando sem qualquer sequela ou prejuízo considerável.
Acidente com afastamento- É o acidente que provoca o afastamento do empregado do trabalho.
Pode ser classificado em :
Incapacidade temporária- Provoca a perda temporária da capacidade para o trabalho e suas sequelas se prolongam por um período menor do que um ano.
Incapacidade parcial permanente- Provoca a redução parcial e permanente para o trabalho e suas sequelas se prolongam por período maior do que um ano.
Incapacidade permanente total- Provoca a perda total, em caráter permanente, da capacidade de trabalho.
Morte- O acidente provoca a morte do empregado.
As providências nestes casos são eliminar ou minimizar as condições inseguras, alguns casos são inerentemente mais perigosos do que outros. É necessário minimizar as condições de insegurança. As causas dos atos inseguros podem ser atribuídas a certas características pessoais que predispõem aos acidentes, como ansiedade, agressividade, falta de controle emocional, etc.
Medidas preventivas: Educação, Treinamento em habilidades, Engenharia, Mapeamento de riscos, Proteção, Regras de reforço.
Etapa 3 Conceito de Acidente o trabalho.
Definimos o conceito de acidente de trabalho e chegamos ao conceito que é o conjunto de medidas técnicas, médicas e educacionais, empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando condição insegura do ambiente de trabalho quer instruindo ou convencionando pessoas na implantação de práticas preventivas.
Acidente do Trabalho - É o que ocorre pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, que cause a morte ou perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
Acidente de Trajeto - Fica caracterizado como acidente no trabalho também aquele que ocorre na ida ou na volta do trabalho ou no mesmo trajeto, quando o trabalhador efetua as refeições em sua residência. Deixa de caracterizar-se o acidente quando o trabalhador, por vontade própria, interrompa ou altere seu trajeto normal.
Doença Ocupacional/Profissional - É a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar à determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do trabalho emprego e o da Previdência Social.
Ex: Saturnismo (intoxicação provocada pelo chumbo), Silicóse (sílica) e a LER (lesões por esforços repetitivos).
Doença o trabalho- É a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente (também constante da relação supracitada).
Ex: (surdez) em trabalho realizado em local extremamente ruidoso.
Incidente - No conceito prevencionista é todo acidente sem lesão física, sendo que esta conceituação permite a análise de todos os acidentes ocorridos, para que possamos descobrir as verdadeiras causas e as consequentes medidas de prevenção.
Causas do Acidente de Trabalho
Em um passado não muito distante, a responsabilidade do acidente do trabalho era colocada nos trabalhadores, através dos atos inseguros, essa tendência acabou criando uma "consciência culposa" nos mesmos, pois era comum a negligência, o descuido, a facilitação e o excesso de confiança serem apontados como
...