Segurança Do Trabalho
Artigos Científicos: Segurança Do Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: taisschorr • 1/10/2014 • 331 Palavras (2 Páginas) • 2.781 Visualizações
Apesar das relações Trabalho, Saúde e Doença dos trabalhadores serem reconhecidas desde os primórdios da história humana registrada, estando expressa em obras de artistas plásticos, historiadores, filósofos e escritores, é relativamente recente uma atividade mais sistemática sobre o tema.
Faça uma abordagem da evolução histórica da questão de PREVENCIONISMO, desde sua origem na Medicina, passando pelas teorias de Heinrich e Flechter, passando pelo Controle de Perdas.
O que pode ser observado com estas teorias, considerando a questão financeira?
Em 1970, os canadenses John A. Fletcher e Hugh M. Douglas, sob a influência dos trabalhos realizados por Bird, apresentaram como resultado de vários anos de estudos os fundamentos do Controle Total de Perdas. Consistindo-se, segundo seus próprios autores, em um programa elaborado com o objetivo de proporcionar a eliminação ou redução de todos os acidentes que possam comprometer um sistema cuja implantação necessita do cumprimento das três etapas básicas: Conhecimento dos programas de prevenção existentes, conhecimento das prioridades e preparação de planos de ação
Sendo assim, esse programa buscará a eliminação de todas as fontes de interrupção de um processo de produção resultantes de: lesão, dano à propriedade, incêndio, explosão, sabotagem,vandalismo, roubo, poluição da água, do ar e do solo, doença ocupacional, defeito do produto.
Um estudo realizado por Heinrich (1960) contemplou milhares de casos de acidentes com lesão, indicando que os custos com perda de tempo e desperdício de material, entre outros,foram quatro vezes maior do que os custos médicos e de indenização. O autor conclui que seus estudos, mesmo tendo como enfoque os acidentes com lesões pessoais inclusive as enfermidades ocupacionais, mostraram-lhe que os métodos de prevenção contra danos à propriedade, com lesões pessoais ou sem elas, possuem a mesma fundamentação para a prevenção dos acidentes com lesão pessoal. Quando um indivíduo é empregado, qualquer acidente, ainda que sem lesão física, apresenta para a empresa uma perda que resulta em prejuízo financeiro.
...