Segurança Do Trabalho
Pesquisas Acadêmicas: Segurança Do Trabalho. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: charles92 • 3/10/2014 • 1.482 Palavras (6 Páginas) • 222 Visualizações
Introdução
Neste trabalho em sala de aula, abordamos o assunto segurança do trabalho relacionado aos EPIs (Equipamento de Segurança Individual).
Discutiremos quais são suas finalidades, o porquê do uso dos mesmos e quais as conseqüências do não ou mau uso do EPI adequado a tal situação.
Pesquisa
A NR-10 Norma Regulamentadora nº 10 que objetiva a segurança dos trabalhadores que direta ou indiretamente interajam com eletricidade, foi editada e aprovada pela Portaria GM 3214 de 08 de junho de 1978, portanto, a NR-10 já existe por 32 anos.
A NR-10 foi criada para conter um crescente número de acidentes diretos e indiretos com eletricidade. Com sua edição observou-se a princípio uma decrescente nos acidentes com serviços em eletricidade, mas, a partir de 2003 com o descaso da Norma, os acidentes tornaram a crescer, razão pela qual através da Portaria 598 do MTE de 07/12/2004 foi instituído prazos para implantação da NR-10, donde surgiu o termo “Nova NR-10”.
Objetivo
Responder as seguintes perguntas:
• Explique o que é EPI. Quais os principais EPIs na área da Engenharia Elétrica e quais suas funções?
• No trabalho, é citada a situação do Brasil no setor elétrico. Quais os principais riscos que o profissional dessa área está arriscado a sofrer, caso não faça uso correto dos EPIs?
• Quais os cuidados que se deve ter quando o assunto é a Segurança do Trabalho no setor elétrico?
• Faça uma síntese sobre o inicio do trabalho do NR10 e NR16.
Respostas
• Explique o que é EPI. Quais os principais EPIs na área da Engenharia Elétrica e quais suas funções?
EPI é todo equipamento cuja finalidade é evitar ou amenizar danos à saúde do empregado. É todo dispositivo de uso individual utilizado pelo empregado, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. A empresa é obrigada a fornecer ao empregado, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento.
Cabe ao empregador quanto ao EPI:
a) adquirir o adequado ao risco de cada atividade.
b) exigir seu uso.
c) fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho.
d) orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação.
e) substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado.
f) responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica.
g) comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada.
h) registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico.
Cabe ao empregado quanto ao EPI:
a) usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina.
b) responsabilizar-se pela guarda e conservação.
c) comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso.
d) cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.
Principais EPI’s no setor de Engenharia Elétrica.
Entre os equipamentos previstos para proteção contra os efeitos da eletricidade, estão o capacete classe B, óculos com proteção contra a radiação de raios ultravioleta A (UVA) e raios ultravioleta B (UVB), as luvas e mangas isolantes de borracha, os calçados de segurança com solado de borracha isolante e a vestimenta condutiva de segurança e vestimenta resistente ao arco elétrico. Outros equipamentos podem ser aplicáveis, dependendo do tipo de atividade a ser desenvolvida, como é o caso de cintos de segurança, respiradores (mascaras),
Funções
• Capacete: o uso de capacete é um método simples e eficaz para evitar ou minimizar os problemas ocasionados pelo impacto, respingos de produtos químicos e choques elétricos ocorridos na região da cabeça.
• Óculos de proteção: proteção dos olhos contra arcos elétricos; proteção dos olhos contra impactos de partículas volantes; proteção dos olhos contra luminosidade intensa; proteção dos olhos contra radiação ultravioleta; proteção dos olhos contra radiação infravermelha; proteção dos olhos contra respingos de produtos químicos.
• Luvas e mangas isolantes de borracha: utilizada para proteção das mãos e braços do empregado contra choque em trabalhos e atividades com circuitos elétricos energizados;
• Calçados de segurança com solado de borracha isolante: os calçados de segurança para pessoas que trabalham com eletricidade precisam atender a duas exigências, proteção mecânica (proteção contra quedas de objetos sobre o pé) e proteção elétrica (resistentes a passagem de corrente elétrica).
• Vestimenta condutiva de segurança: proteção ao trabalhador que efetua trabalhos em linha viva.
• Vestimenta resistente ao arco elétrico: As queimaduras por arcos elétricos representam uma parcela muito grande entre os ferimentos provocados por eletricidade em locais de trabalho. Este EPI tem por finalidade proteger o trabalhador contra agentes térmicos em especial queimaduras por arco elétrico.
• Cintos de segurança: proteção contra quedas.
• Respiradores (máscaras): para trabalhos em espaços confinados.
• No trabalho, é citada a situação do Brasil no setor elétrico. Quais os principais riscos que o profissional dessa área está arriscado a sofrer, caso não faça uso correto dos EPIs?
A área elétrica traz várias situações de riscos à saúde, entre elas, o mais agravante é o risco de choque elétrico e queimaduras por arco elétrico seguido de morte ou dano físico (momentâneo ou permanente).
• Quais os cuidados que se deve ter quando o assunto é a Segurança do Trabalho no setor elétrico?
Uso correto de todos os EPI’s exigidos por determinação da lei ao setor, garantir o completo desligamento e aterramento dos
...