Segurança Do Trabalho
Trabalho Universitário: Segurança Do Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tlorscheiter • 10/10/2014 • 3.878 Palavras (16 Páginas) • 298 Visualizações
RELATÓRIO DE PESQUISA
CAXIAS DO SUL
OUTUBRO DE 2014
RESUMO
Este trabalho visa compreender aspectos relacionados a segurança e a saúde do trabalhador em seu ambiente de trabalho, têm por obejetivo previnir acidentes e doenças que muitas vezes são desencadeadas nestes locais, com intúito de promover a saúde e qualidade de vida enquanto exercem sua profissão. Para isso, são desenvolvidas ações técnicas, administrativas e médicas, algumas ações importantes são: Estudo de ambiente de trabalho; Análise das causas de acidentes de trabalho; Aplicação de equipamentos de proteção coletiva.
Palavras – chaves: segurança, saúde do trabalhador, ambiente de trabalho, EPIs, EPCs.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1 OBJETIVOS 5
2 JUSTIFICATIVA 6
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
3.1 Os principais acidentes de trabalho 7
3.2 Agentes agressores à saúde 9
3.3 Os riscos de acidentes em eletricidade 12
3.4 Equipamentos de proteção individuais 12
3.5 Equipamentos de proteção coletivos 14
3.6 Sinalização de segurança 15
4 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 16
5 CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18
ANEXOS 19
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa compreender aspectos relacionados a segurança e a saúde do trabalhador em seu ambiente de trabalho, têm por obejetivo previnir acidentes e doenças que muitas vezes são desencadeadas nestes locais, com intúito de promover a saúde e qualidade de vida enquanto exercem sua profissão.
Os acidentes de trabalho tem se tornado muito comum nas empresas, tanto nas pequenas como nas grandes empresas. Isso se deve muito a falta de consciência dos administradores e a falta de conhecimento dos colaboradores.
O trabalho às vezes repetitivo, cansativo, entre outros é o grande fator para que o número de acidentes de trabalho venha crescendo cada vez mais, por isso algumas empresas estão buscando maneiras para reduzir esse problema, contratando profissionais da área e conscientizando seus colaboradores sobre o uso de EPI’s.
A tarefa de controlar os riscos no trabalho assemelha-se a qualquer outra tarefa, que passa por identificar os problemas em questão, conhecê-los a fundo, decidir sobre as ações e tomar e aplicar as soluções encontradas.
1 OBJETIVOS
O objetivo principal do grupo é elaborar este relatório para mostrar os principais cuidados com os acidentes de trabalho tanto no individual como no coletivo, riscos de acidentes, os principais acidentes, e sinalização de segurança, as medidas preventivas e como fazer os primeiros socorros, mostrando ao leitor as devidas providências para se tomar ao lidar com um acidente.
2 JUSTIFICATIVA
A escolha do tema foi feita, levando em consideração a segurança e a saúde do trabalhador em seu ambiente de trabalho. Deve ser considerada como primordial, a integridade física e psicológica de todos os trabalhadores em que colocam em risco sua própria vida. Sendo assim, o presente trabalho contribui de forma esclarecedora para todas as pessoas e profissionais e de forma significativa para meu enriquecimento pessoal e desempenho profissional.
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Neste presente capítulo apresentamos a bibliografia pesquisada sobre os principais tipos, causas e prevenções de acidentes de trabalho.
3.1 Os principais acidentes de trabalho
Os acidentes de trabalho acontecem por uma série de razões. Seus resultados podem ser mínimos ou trágicos, causando ferimentos leves, danos aos equipamentos ou até mesmo, em alguns casos, ferimentos graves ou morte. Os funcionários precisam ficar alertas e conscientes em todos os momentos para evitar acidentes, enquanto os gestores precisam conhecer as causas mais comuns de acidentes de trabalho e serem capazes de identificar precocemente os fatores de risco para evitar cada um.
3.1.1 Queda
A queda geralmente ocorre por mais de um motivo. Existem riscos relacionados ao próprio indivíduo, como fraqueza nas pernas, falta de equilíbrio, tontura, uso de vários medicamentos, problemas de visão, falta de atenção e concentração durante a realização de determinada atividade e até mesmo o comportamento de risco, quando a pessoa coloca a própria integridade física em risco, como, por exemplo, ao atravessar a rua fora da faixa de pedestre ou ao trabalhar sem utilizar equipamento de proteção individual. Existem também os riscos que o próprio ambiente oferece: buracos, falta ou inadequação de iluminação, superfícies lisas, enceradas e/ou escorregadias, falta de corrimão e de faixas antiderrapantes nas escadas.
3.1.2 Choque
O choque elétrico é causado por uma corrente elétrica que passa através do corpo humano ou de um animal qualquer. O pior choque é aquele que
...