Segurança No Laboratório
Trabalho Escolar: Segurança No Laboratório. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: zani • 7/10/2014 • 982 Palavras (4 Páginas) • 198 Visualizações
Introdução
Antes de utilizar um laboratório, é preciso que conhecer e aprender todas as normas de segurança referente ao mesmo. Tais normas devem ser cumpridas para evitar acidentes com vidrarias, substâncias tóxicas ou corrosivas, etc. O comportamento do aluno diante destas responsabilidades, determina a segurança do próprio e dos demais que estão presentes no ambiente laboratorial. De modo que, deve haver cuidado constante com seus movimentos e manuseio dos materiais e instrumentos. E principalmente nunca fazer brincadeiras dentro do laboratório.
É preciso usar equipamentos de proteção individual, como: jalecos, sapatos fechados de material resistente, e dependendo do experimento utilizar também luvas e óculos. Todas estas medidas são para evitar ao máximo o contato do corpo humano com as substâncias existentes no laboratório. A fim de prevenir contra possíveis corrosões da pele, cortes e manchas. Outros cuidados que devem ser tomados é com os cabelos longos, precisam sempre estarem presos. E o uso de maquiagem pode causar reação com os experimentos.
Regras de Segurança
Ler e entender o que diz os rótulos dos recipientes é essencial. São informações básicas dos produtos, que darão suporte ao manuseio correto dos mesmos. Até produtos de limpeza encontrados em supermercados, têm em seus rótulos informações de como usar corretamente, quais substâncias existentes, se são tóxicos. A soda cáustica, por exemplo, traz em seu rótulo instruções de uso e avisos indicando que tal substância é nociva ao homem. Há símbolos que significam corrosivo e tóxico. Além de haver precauções como: manter fora do alcance de crianças; não reutilizar a embalagem; veneno, proibido ingerir. Além de expor a necessidade do uso de luvas de borracha e óculos de proteção durante o uso. O cumprimento das instruções do rótulo pode ser a diferença entre estar vivo ou morto. Desta forma, torna-se perceptível a extrema importância do rótulo. Portanto é de suma importância que rotule as substâncias formadas ao final de cada experimento.
Para se trabalhar com qualidade é preciso haver organização. A bancada deve estar ocupada apenas com o material de trabalho, para não atrapalhar o processo de desenvolvimento do experimento. Em hipótese alguma pode ter objeto sobre a bancada, como: mochila, livro, bonés, etc. A mesma deve estar sempre limpa. Em caso de derramamento de reagente, verifique qual foi a substância em seguida limpe. Em caso de se tratar de um ácido ou base forte, é necessário que neutralize antes da limpeza.
Diversos materiais de vidro são encontrados no laboratório, trata-se de uns dos principais utensílios de trabalho. Facilitam e proporcionam a realização dos experimentos, tão essencial quanto as substâncias. No entanto, cuidados devem ser tomados para com os mesmos, com o intuito de evitar acidentes. Verificar visualmente as borda se estão danificadas, ou se o recipiente está com trincado. Atenção redobrada para vidros quentes, pois sua aparência mantém-se inalterada estando quente ou frio. Guarda-los em locais adequados. Em caso de quebra do recipiente, juntar os cacos com o uso de luvas de amianto, pá de lixo e escova. Depois colocar em um recipiente adequado para os cacos.
O manuseio correto de equipamentos elétricos também faz parte dos procedimentos necessários dentro do laboratório. Antes de liga-los, verificar a voltagem certa para tal. Atenção para com os fios, plugues, tomadas e suas condições de estado. Fios descascado e tomadas danificadas podem causar choques. A estufa é um equipamento elétrico usado para aquecer materiais. Além da preocupação com seu fio e tomada, deve haver cuidado com o manuseio. Quando estiver aquecida ou em funcionamento, colocar sempre o aviso de “estufa quente”. Desligar o aparelho se o termômetro parar de marcar a temperatura ou quando ultrapassar a temperatura esperada. Abrir a porta de modo seguro, com cautela e evitando ficar no sentido de saída do vapor quente. Ao colocar ou retirar cadilhos na estufa, usar pinças próprias
...