Segurança No Trabalho
Seminário: Segurança No Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tatianagustavo • 10/3/2014 • Seminário • 566 Palavras (3 Páginas) • 241 Visualizações
Estamos valorizando o ser humano nos sistemas produtivos na qual deve ser considerado um dos motivos para o sucesso dentro das organizações por isso vamos focar na saúde e segurança no trabalho que são pontos importantes para manter um ambiente de trabalho saudável e produtivo. É indispensável que as organizações e os órgãos institucionais brasileiros se preocupem com a redução de acidentes e problemas de saúdes de seus funcionários. Iremos realizar um trabalho educativo orientado os trabalhadores e empresários a importância deste assunto. Assim a universidade também deve ser uma escola para a comunidade, atendendo as necessidades e esclarecendo as dúvidas que forem surgindo.
Nosso projeto será palestra abordando aos assuntos: saúde e segurança no trabalho
Iremos convidar uma empresa chamada cipast (comissão interna de prevenção de acidentes e saúde no trabalho). Devem constituir Cipast, por estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamento as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos de administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, coorporativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados.
A Cipast tem o objetivo à prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Divulgar aos demais funcionários informações gerais sobre Segurança e Saúde do trabalho (estatísticas de acidentes, tabagismo, alcoolismo, drogas e DST/AIDS, etc.), manter entrosamento de trabalho, solicitando providências que a atuação requeira (paralisação de máquinas ou equipamentos, fornecimento de EPI), analisar e encontrar as causas de todos os acidentes ocorridos na empresa.
Iremos também divulgar algumas situações que devemos ficar atentos para que não ocorra.
Exemplos de atos inadequados: não usar EPI; desligar dispositivos de proteção coletiva de máquinas e/ou equipamentos; operar em máquinas ou equipamentos sem habilitação; usar roupas(uniformes) inadequados para o trabalho; distrair-se ou realizar brincadeiras durante o trabalho; utilizar ferramentas inadequadas; manusear, misturar ou utilizar produtos químicos sem conhecimento; dirigir ou operar veículos de forma imprevidente, em alta velocidade ou sem habilitação; trabalhar sob o efeito de álcool e/ou outras drogas; fumar em locais impróprios e proibidos; carregar nos bolsos ferramentas cortantes ou pontiagudas; usar ar comprimido para efetuar limpeza em uniforme ou no próprio corpo; guardar material de limpeza, remédio, inseticida, tintas ou combustível em lugar fácil acesso ás crianças; carregar peso superior ao recomendado; não usar óculos, luvas e protetores de ouvido etc.
Os nossos resultados esperados é que partir dessas informações, o trabalhador e os empresários possam adotar medidas educativas e preventivas, para que tais acidentes, não mais ocorram.
O melhor resultado do nosso projeto é que o índice de acidentes esteja cada vez menor, e cada trabalhador esteja em um ambiente saudável, usando os equipamentos de segurança com o objetivo de garantir sua saúde.
Através das nossas estratégias e planejamentos nosso grupo levará por volta de quatro semanas para a realização
...