Segurança No Trabalho
Projeto de pesquisa: Segurança No Trabalho. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: resantana • 8/9/2014 • Projeto de pesquisa • 2.742 Palavras (11 Páginas) • 178 Visualizações
Introdução
Este trabalho tem o objetivo de avaliar e reconhecer os riscos que podem ser apresentados no intuito de eliminar ou minimizar ao máximo os riscos oferecidos que podem causar acidentes de trabalho.Nosso intuito e apresentar os riscos e também todas as medidas necessárias para evita-los através de programa de prevenção, treinamento, divulgação dos riscos oferecidos em cada local de trabalho.
A segurança do trabalho e um conjunto de medidas que atua na prevenção dos acidentes do trabalho, doenças ocupacionais bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador. Em todos os locais de trabalho bem como qualquer outro estabelecimento de lazer ou de estudos estamos sujeitos a inúmeras situações de riscos, logo a analise destes fatores são essenciais no processo de prevenção.
Entre inúmeros fatores podemos destacar exemplos como:
Eletricidade, máquina e equipamentos, armazenamento e transportes de materiais, incêndios, contatos com produtos químicos, utilização de ferramentas entre vários outros.
É dever da segurança do trabalho inspecionar locais e instalações e equipamentos da empresa, observar ascondições de trabalho para determinar fatores de risco, bem como inspecionar mediadas adotadas no combate a incêndio, e o material disponibilizado para tal finalidade, instruir funcionários e coordenação das medidas que devem ser adotadas para que não se corra risco de acidentes no trabalho. No Brasil a Saúde e Segurança Ocupacional estão regulamentadas e descritas como Serviço Especializado em Engenharia e em Medicina do Trabalho (S E S M T), que esta regulamentada em uma portaria do Ministério do Trabalho e Emprego (N T E) norma regulamentadora N°4(N R 4)e portanto na Legislação Trabalhista.
Anualmente, aproximadamente 330 milhões de trabalhadores são vitimas de acidentes do trabalho por isso o não cumprimento das normas podem ser causas deinúmeras penalidades para ambas às partes, as empresas que não adotam as normas bem como os colaboradores que não as colocar em pratica. Como medida de prevenção, podemos implantar medidas de caráter coletivo com treinamentos dos trabalhadores quanto aos procedimentos que asseguram sua eficácia e de informações de proteção que oferecem.
A utilização de EPI devera obedecer alguns padrões como:
• Seleção de EPI adequado tecnicamente ao risco a que o trabalhador esta exposta e a atividade exercida, devem ser levados em consideração à eficiência necessária para o controle da exposição ao risco e o conforto oferecido segundo a avaliação do usuário.
• Programa de treinamento dos trabalhadores quanto a sua correta utilização e orientação sobre as limitações de proteção que o EPI oferece.
• O estabelecimento devera estabelecer normas e procedimentos para promover o fornecimento, o uso, a guarda a higienização, manuseio, conservação e reposição do EPI, visando garantir as condições de proteção originalmente oferecidas.
Para iniciar este novo estabelecimento, avaliamos que em algumas áreas oferece um risco maior de acidente e para estas áreas algumas medidas são de extrema importância. Para nós o principal risco abrange a todos os funcionários que desenvolvem atividades relacionadas à cozinha e limpeza, pois é nela que se concentra a maioria dos fatores de riscos, tais como, manuseio de equipamentos cortante, armazenamento de material, contato com fogo e material químico, utilização de equipamentos que oferecerem riscos.
Observamos que outras áreas do estabelecimento também oferecem riscos de acidentes, mas com menor intensidade podendo assim ser mais facilmente evitado se as normas ideais para cada setor for seguida conforme será aplicada. Dentre as áreas de maiores riscos observamos que os cozinheiros, lavadores de louças, e funcionários da limpeza estão entre os que requerem mais atenção no cumprimento de suas tarefas por estar diretamente ligada a maior parte do tempo com material perigoso.
É de obrigatoriedade do proprietário oferecer aos seus funcionários EPI necessário e especifico para a realização de cada tarefa bem como treinar o trabalhador sob a utilização e medidas de prevenção e também substituir imediatamente os EPI após ser danificado ou extraviado e responsabilizar-se pela manutenção periódica e é de obrigatoriedade a utilização destes EPIS pelo colaborador e informar ao proprietário qualquer alteração que o torne impróprio para o uso.
Baseado nestas informações conclui-se que:
Os níveis de ruídos devem estar dentro do limite estabelecido;
A utilização de produtos químicos utilizados na limpeza e lavagem de utensílios devera ser feita com a utilização de luvas de borrachas para evitar contato direto com produtos a utilização de botas de borrachas com cano médio para evitar contato direto com agua e a utilização de avental de PVC para que a umidade decorrente da lavagem de louças e equipamentos não atinja a região do abdome, pés e pernas dos empregados.
A iluminação deve atender ao nível exigido para que os empregados e clientes tenham boa condição de trabalho e lazer.
Cronograma de ação:
1° exposição à umidade.
Manter o fornecimento de equipamento de proteção individual (EPI) adequado para a lavagem de piso bota de borrachas e para a lavagem de utensílios avental de PVC e luvas para as limpezas em geral.
2° Proteção combate a incêndio
Inspecionar periodicamente os extintores para verificar suas cargas, manter os extintores sinalizados com seta nas paredes, manter a área frontal dos extintores e saídas de emergências sempre desobstruídas, manter treinamento de combate a incêndios.
3° Choque elétrico:
Manter os equipamentos elétricos aterrados para evitar que os empregados sofram choques elétricos.
4° Armazenamento de material:
Os materiais utilizados devem ser armazenados de maneira adequados em prateleiras apropriadas para cada tipo de material, exemplo: manter em local afastado os mantimentos com produtos de limpezas.
5° Higiene pessoal no ambiente de trabalho:
Manter treinado os trabalhadores quanto a medidas de higiene pessoal e no ambiente de trabalho tanto na manipulação de
...