TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança Pessoal

Artigo: Segurança Pessoal. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/7/2013  •  3.533 Palavras (15 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 15

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

FIGURA 01......................................................................................................09

FIGURA 02.....................................................................................................16

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. PERFIL DA ORGANIZAÇÃO 5

2.1. EMPRESA 5

2.2. MISSÃO, VISÃO E VALORES 5

2.2.1. MISSÃO 5

2.2.2. VISÃO 5

2.2.3. VALORES 6

2.3. ORGANOGRAMA 6

2.4. PRINCIPAIS SERVIÇOS 10

2.4.1. SEGURANÇA PESSOAL 10

2.4.2. SEGURANÇA PATRIMONIAL / PORTARIA 10

2.4.3. ELETRÔNICA / RASTREAMENTO 10

2.5. FORNECEDORES 11

2.6. CONCORRÊNCIA 12

2.7. ESTRATÉGIA 13

2.7.1. DIFERENCIAIS COMPETITIVOS 13

2.8. COMPROMISSO SOCIAL 15

3. PROCESSOS 16

3.1. MACRO PROCESSOS 16

4. ATIVIDADES DO ESTAGIÁRIO/FUNCIONÁRIO 17

4.1.1. PROCESSOS ADMISSIONAIS 17

4.1.2. PROCESSOS DEMISSIONAIS 17

4.1.3. CARTEIRA NACIONAL DE VIGILANTE (CNV) 17

4.1.4. TREINAMENTOS 18

4.1.5. ASSISTÊNCIA MÉDICA E ODONTOLÓGICA 18

4.1.6. PREVIDÊNCIA PRIVADA 18

4.1.7. ARQUIVO 19

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 20

6. REFERÊNCIAS 23

6.1. BIBLIOGRAFIAS 23

1. INTRODUÇÃO

Atuando no mercado desde Janeiro de 1992, A Suhai é uma organização que possui como foco o atendimento das necessidades de seus clientes, nos diversos segmentos do mercado. Seus fundadores orientam o destino da empresa pautando-se por ética nos negócios e busca permanente da qualidade dos serviços.

Fazem parte de sua área de atuação os serviços de Segurança Privada, Segurança Pessoal, Serviços de Portaria, Rastreamento e Eletrônica.

Os valores e princípios ideais, unaninamemente consagrados, estão presentes nas estruturas operacionais e funcionais da Suhai. Seja com as instituições governamentais, órgãos certificadores ou reguladores, entidades assistenciais e mesmo o menor ente social. A honestidade de propósitos para a Suhai é compulsória em sua própria existência.

Devido ao cenário altamente concorrencial do setor de vigilância, a Suhai possui uma gestão estratégica com serviços personalizados, para oferecer ao cliente a melhor prestação de serviço com qualidade, não poupando esforços na formação e desenvolvimento da equipe. Isso se consolida com uma política de recursos humanos sólida e moderna, onde tem por objetivo, promover a melhoria continua nos processos e a capacitação dos colaboradores.

2. PERFIL DA ORGANIZAÇÃO

2.1. Empresa

Razão Social: Suhai Vigilância e Segurança Ltda.

CNPJ: 66.654.179/0001-09

Porte: Considerada Médio Porte.

Quantidade de Funcionários: 450 funcionários.

Áreas de atuação: Vigilância Patrimonial e Portaria, Segurança Pessoal, Eletrônica e Rastreamento.

Localização: Rua Vergueiro, 2577 – Vila Mariana – São Paulo – SP – CEP: 04101-200.

2.2. Missão, Visão e Valores

2.2.1. Missão

Fornecer serviços com qualidade, satisfazendo nossos clientes através do atendimento aos seus requisitos. Promover a melhoria contínua nos nossos processos e a capacitação de nossos colaboradores.

2.2.2. Visão

Ser a melhor empresa em seu segmento no Brasil, tornando-se referência no mercado pelo alto padrão de qualidade dos serviços prestados e pelo bom nível de atendimento a seus clientes, agregando valor a seus negócios.

2.2.3. Valores

Ética – Ter como pilastra os códigos de conduta e comportamento ético fundamentais, valorizando a transparência, a dignidade da pessoa humana e de toda a sociedade.

Comprometimento – satisfazer os clientes garantindo sua segurança, melhorando sempre, atuando com seriedade, objetividade, indo além do cumprimento de metas e assegurando os resultados da companhia.

Humildade – Agir sempre com respeito, moderação e simplicidade, de forma que esse valor não seja confundido com fraqueza de caráter.

Valorização do colaborador – Propiciar aos nossos colaboradores treinamento profissional e ambiente organizacional adequado, criando condições ideais para que eles se mantenham motivados e preparados a realizar serviços com alto grau de eficácia e eficiência.

2.3. Organograma

As principais áreas dentro da organização são:

• Recursos Humanos: É um dos principais diferenciais da empresa. Para exemplificar sua capacidade atual, a área de RH recruta e seleciona mensalmente mais de 350 profissionais. O departamento tem um papel estratégico na estrutura operacional da organização. Diversos setores de apoio ao cliente estão diretamente ligados a sua coordenação. Responsável pelo treinamento dos novos colaboradores, seja para a execução de serviços que requerem habilidades específicas, seja também na coordenação das demais reciclagens para realização dos serviços.

• Gestão da Qualidade: Com políticas claras e bem definidas, a gestão unificada de qualidade envolve todas as áreas da empresa. Os processos do sistema de gestão da qualidade são definidos e documentados, a fim de promover melhorias contínuas nos serviços e na satisfação do cliente.

• Jurídico e Ouvidoria: O departamento jurídico abrange as áreas civil e trabalhista; visa garantir tranquilidade aos clientes e prestar apoio à organização na formalização de acordos e relações com todos os clientes, fornecedores e parceiros. A Ouvidoria trabalha de forma independente, é um canal entre os colaboradores e clientes com a empresa para expor críticas, sugestões e agradecimentos, entre outros, contribuindo assim para a melhoria do clima organizacional.

• Operacional: O operacional que está no ar 24 horas por dia, possui a infraestrutura necessária para solucionar de forma eficaz as mais de 3.000 ocorrências que recebe por mês. Para isso, computadores e softwares específicos de controle de informações estão totalmente integrados ao sistema e dão apoio aos coordenadores, supervisores e atendentes, os quais são responsáveis pela recepção e direcionamento das informações.

• Comercial: Atuam no sentido de construir e solidificar o posicionamento de mercado e a imagem institucional da Suhai. Seu foco principal é oferecer soluções inovadoras e completas em terceirização de serviços. Além de fomentar, captar e reter negócios que contribuam para o crescimento sustentável da empresa.

• TI: O investimento no desenvolvimento de serviços, produtos e tecnologia é um dos diferenciais da Suhai. Formado por analistas e profissionais de engenharia e tecnologia o departamento atua em parceria com as demais áreas na busca de soluções diferenciadas dos processos e serviços prestados.

• Suprimentos: É o departamento responsável pela viabilização da prestação de serviços da Suhai. Cuida dos estoques e entregas de materiais, equipamentos, uniformes, etc., desde o ponto de origem até o ponto de utilização, com o objetivo de atender aos requisitos do cliente. A área tem fundamental importância no processo de aquisição de insumos e contratação de serviços da Suhai, sendo responsável pela centralização das compras de todos os produtos e equipamentos de acordo com suas especificações.

• Financeiro: Área responsável pelo controle de gastos e pagamentos da empresa. Elaborando relatórios criteriosos para a diretoria poder verificar o desempenho financeiro da organização e a possibilidade de novos investimentos.

• Presidência e Conselho: Responsáveis pela avaliação do desempenho da organização de acordo com os resultados obtidos ao decorrer dos meses. Promovem a política da empresa e fornecem um direcionamento aos seus colaboradores.

Organograma da empresa Suhai, conforme Figura abaixo:

Figura 01: Organograma Empresa Suhai

2.4. Principais Serviços

2.4.1. Segurança Pessoal

É um serviço personalizado de proteção ao cliente. Segue etapas específicas para o levantamento das necessidades para prevenção de riscos e elaboração do plano de segurança.

• Executados por agentes especializados em Segurança Pessoal.

• Treinados para atuar em situações de emergência, em casos de abordagens ou situações de risco.

• Destinado a empresários e executivos para sua proteção pessoal e de seus familiares.

2.4.2. Segurança Patrimonial / Portaria

Prevenção é a melhor estratégia para a segurança. A presença de vigilantes e/ou porteiros tem como objetivo principal manter a ordem e a tranquilidade nos ambientes onde o serviço é realizado, preservando o seu patrimônio, através de ações preventivas.

A segurança privada patrimonial e de portaria é indicada para empresas, bancos, condomínios, indústrias, redes comerciais, hospitais, etc. sempre de acordo com as reais necessidades de cada cliente.

2.4.3. Eletrônica / Rastreamento

Projeto personalizado dos sistemas eletrônicos necessários a serem integrados utilizando os serviços de portaria e vigilância, criando uma solução específica para cada caso.

Monitoramento 24 horas de alarmes e imagens – o monitoramento remoto de alarmes e imagens possibilita que a central de segurança Suhai24h execute procedimentos previamente estabelecidos com o cliente, que vão desde o acionamento remoto de luzes e portas, até o envio de supervisão motorizada Suhai além do acionamento de órgãos públicos responsáveis.

Controle de acesso – controlar locais que necessitem reter e controlar o fluxo de pessoas e/ou veículos. Composto por bloqueios físicos, dispositivos de identificação e unidades de controle. Os bloqueios físicos mais comuns são portas, portões, catracas e cancelas; Os dispositivos de identificação podem ser desde simples teclados de senhas até sofisticados leitores biométricos de íris, ou mesmo dispositivos de reconhecimento de voz ou de face. As unidades de controle são conjuntos de hardware e software, cuja função é armazenar todas as configurações do sistema e permitir ou não os acessos, baseadas nas informações prévias.

2.5. Fornecedores

Os principais fornecedores da Suhai são academias de formação de vigilantes, fornecedores de uniformes e materiais táticos e Sindicatos.

O relacionamento com os parceiros e fornecedores está pautado no respeito, confiança, imparcialidade e transparência. Além da busca pelo fortalecimento de suas relações, a profissionalização dos serviços e as oportunidades de melhoria nos níveis de qualidade.

• A seleção/contratação de fornecedores é realizada com base em critérios técnicos, profissionais e éticos, não havendo qualquer tipo de privilégio ou favorecimento.

• Todos os fornecedores têm acesso à mesma base de informação durante um processo de cotação de compras.

• A Suhai utiliza uma política de desenvolvimento de fornecedores estratégica da cadeia de valor que objetiva a redução de custos operacionais e o aumento da flexibilidade e agilidade do atendimento aos seus clientes.

2.6. Concorrência

O relacionamento com a concorrência é embasado no respeito e atuação no segmento de forma leal e transparente. A troca de informações em fóruns específicos relacionados ao negócio sempre deve manter o respeito ao sigilo e à confidencialidade de informações.

A busca por excelência e diferencial competitivo, mantida continuamente pela SuHai, a distingue no segmento. Esta característica decorre, exatamente, do gênero de serviços que disponibiliza. Os expedientes para o exercício da Segurança Pessoal exigem cuidados cujos índices de correção não admitem tolerâncias, pois trata-se de cuidar de vidas, expostas em circunstancias de riscos variáveis e de difícil controle. Para garantir a excelência necessária tudo tem q eu ser extremamente bem conduzido, das gerações de ações operacionais, passando pelo cumprimento absoluto das normas estabelecidas para o setor, procedimentos certificados, até total adimplência fiscal e trabalhista.

Abaixo temos uma leitura didática e definitiva de sua privilegiada condição.

2.7. Estratégia

A Suhai possui como ideal ser referência dentro do mercado de Segurança, por essa razão investe na capacitação de seus funcionários e trabalha fortemente o marketing nesse tipo de prestação de serviço.

Procura por inovação para atender totalmente as necessidades de seus clientes e não poupa esforços para investir em qualidade.

Com o crescimento do segmento de segurança privada a Suhai prioriza seus diferencias competitivos, dentre eles, destacamos: qualidade superior nos serviços prestados, tecnologias de ponta, atendimento excepcional aos seus clientes, mantendo-se assim em destaque.

A organização também adotou uma Política de Qualidade e incorporou a ISO 9001:2008 para busca continua da excelência dentro da empresa. Os objetivos e metas da organização são divulgados a todos os colaboradores da organização para que juntos possam trilhar e desempenhar o máximo de suas funções. A organização acredita que a transparência junto aos seus colaboradores é a melhor maneira de atingir o comprometimento de todos.

2.7.1. Diferenciais Competitivos

• Certidões Negativas: Uma empresa que se propõe a ser líder e referência setorial impõe para si mesma correção sem retoques com seus compromissos. A Suhai possui certidões negativas em órgãos de todas as instâncias (CND do INSS, CRF do FGTS, Certidão Conjunta da Receita Federal, Certidão Municipal, Certidão da Justiça do Trabalho, Certidão de Falência e Recuperação Judicial, Certidão negativa de Débito Salarial e Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas).

• Empresa com foco em Segurança Pessoal: Um diferencial significativo da Suhai já está exposto em sua opção de foco empresarial: atenção especialíssima aos cuidados e às peculiaridades que caracterizam o “Pessoal” em segurança. Esta especialização da Suhai é uma escolha estratégica com abrangência potencializada: ao dirigir absoluta atenção na proteção do ser humano, todas as suas extensões também estarão contempladas com extrema eficácia, da família à residência e ao patrimônio.

O conjunto homogêneo de procedimentos, que tem início na Segurança Pessoal, qualifica excepcionalmente a Suhai para a prestação de serviços de segurança em empresas, condomínios residenciais e corporativos.

• Certificações: para a Suhai, a empresa deve aplicar os princípios universais que regem as normas e procedimentos que caracterizam as organizações cujos objetivos compreendem não apenas atender as necessidades de seus clientes, mas estar associada à honestidade absoluta de propósitos, fator que deve contemplar todas as suas relações e empreendimentos. Decorre deste entendimento a aplicação do SGQ – Sistema da Gestão da Qualidade que trouxe a conquista da Certificação ISO 9001:2008. Significa que a Suhai dispõe da qualidade necessária para atender e mesmo superar as expectativas de quem contratam os seus serviços.

ISO 9001 – a qualidade e excelência dos serviços Suhai garantiram, já em 2007, a conquista da certificação Internacional ISO 9001, norma que fornece parâmetros para o Sistema de Gestão da Qualidade das empresas. O objetivo é dispor uma série de requisitos que, se forem bem implantados, darão mais confiança de que a organização é capaz de fornecer regularmente produtos e serviços que atendem às necessidades e expectativas de seus clientes e que estão em conformidade com as leis e regulamentos vigentes.

CRS – Emitido pelo SESVESP (Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Segurança Eletrônica, Serviços de Escolta e Cursos de Formação do Estado de São Paulo) através da certificadora BRTUV Avaliações de Qualidade S/C Ltda., este selo confirma ao contratante a certeza de ter ao seu lado uma empresa capacitada para oferecer a segurança desejada.

• Decisões de Competência: um Conselho de Administração com membros de formação multidisciplinar orienta e conduz o gerenciamento das atividades, esse formato de gestão garante transparência, eficiência e eficácia operacional. Todas as estratégias empresariais, decisões administrativas e modelos gerenciais são debatidas nesse Conselho e só aplicadas consensualmente.

Uma organização, cujo objetivo de seus serviços é a proteção à vida, necessita de absoluta correção em sua estrutura e em seus procedimentos, desta forma, se novas práticas operacionais são exigidas, um processo incubador tem início e, quando as soluções encontradas se mostram eficazes, são divulgadas para o corpo gerencial e depois dos treinamentos especiais que envolvem todos os colaboradores, incorporadas aos processos.

• Planejamento customizado de Segurança: cada cliente tem suas reais necessidades de proteção avaliadas em detalhes. Uma análise criteriosa de riscos, dos pontos vulneráveis e das peculiaridades do cotidiano, determina desde gêneros e modelos de ações preventivas e defensivas, até o perfil dos funcionários que irão atender ao projeto. É a justa integração destes fatores que resulta na qualidade dos serviços que serão prestados. Muitas vezes os critérios e práticas recorrentes de segurança, bem sucedidas para o empresário de um determinado segmento, mostram-se ineficazes ou até frágeis se aplicadas em outro. Aqui não se trata apenas a diversidade dos ambientes e gêneros de negócios em que esse empresário esteja envolvido, mas também das suas características comportamentais. A Suhai busca a habilidade para integrar profissionais de proteção e cliente.

2.8. Compromisso Social

A Casa do Zezinho é uma entidade não governamental, localizado entre os bairros Capão Redondo, Parque Santo Antônio e Jardim Ângela, na zona sul da cidade de São Paulo. Fundada em 6 de março de 1994, o projeto atende hoje 1.200 Zezinhos entre 6 e 21 anos, que frequentam escolas públicas da região. É um lugar de reconhecimento, de respeito, de inclusão e de amigos. Um lugar de esperança para o futuro tocado pelo privilégio da convivência, do afeto, e, sobretudo, da liberdade.

A Suhai participa deste projeto social doando os equipamentos de segurança eletrônica, treinando funcionários para o uso correto dos mesmos e mantendo o monitoramento eletrônico de alarme através de sua central de Segurança 24 horas por dia.

3. PROCESSOS

3.1. Macro Processos

O processo de contratação dos funcionários na Suhai é absolutamente rigoroso e represa um dos macros processos da organização.

O departamento de RH avalia desde as aptidões motoras ao perfil psicológico, o candidato deve mostra-se capacitado para fazer parte do quadro de funcionários da empresa.

A empresa utiliza um modelo de contratação que apresenta alto índice de retenção dos contratados, e considerável adaptabilidade, graças ao detalhamento do perfil do cliente elaborado na análise de risco.

A figura abaixo demonstra o processo de RH:

Figura 2 – Fluxograma Recrutamento e seleção

4. ATIVIDADES DO ESTAGIÁRIO/FUNCIONÁRIO

4.1.1. Processos Admissionais

O processo de admissão inclui as seguintes atividades:

• Conferir a documentação dos candidatos para admissão;

• Cadastro do candidato no sistema (Microsiga);

• Registro na CTPS – carteira de trabalho e previdência social;

• Emissão de contratos;

• Confecção de crachás;

• Integração (apresentação da Política da Empresa);

• Avaliação do processo de integração pelo candidato.

4.1.2. Processos Demissionais

O processo de demissão inclui as seguintes atividades:

• Cálculo da rescisão;

• Agendamento de exame médico demissional;

• Agendamento de homologação;

• Entrevista de desligamento;

• Emissão da autorização de pagamento da rescisão;

• Separação dos documentos para homologação;

• Baixa no processo demissional.

4.1.3. Carteira Nacional de Vigilante (CNV)

Controle através de planilha do vencimento das CNV dos vigilantes da empresa. Enviando-as para o sindicato para a sua renovação e regularização junto a Polícia Federal.

4.1.4. Treinamentos

O processo de treinamento inclui as seguintes atividades:

• Verificação da necessidade de treinamento;

• Controle de treinamentos;

• Elaboração de treinamentos;

• Avaliações;

• Levantamento de eficácia de treinamento;

• Cotações;

• Elaboração de indicadores de desempenho;

4.1.5. Assistência médica e odontológica

O processo de benefícios incluem as seguintes atividades:

• Inclusão e exclusão de funcionários no convênio;

• Direcionamento de reclamações dos colaboradores;

• Conferência do faturamento;

• Elaboração de relatórios de custos;

• Avaliação da qualidade de atendimento;

• Acompanhamento do contrato do serviço contratado.

4.1.6. Previdência Privada

O processo de Previdência inclui as seguintes atividades:

• Elaboração do Layout da Previdência;

• Envio das propostas físicas de participação ao banco;

• Lançamento dos percentuais de contribuição via sistema;

• Conferência do faturamento;

• Elaboração de relatório de custos;

• Envio das propostas de resgate ao banco;

• Acompanhamento do contrato do serviço contratado.

4.1.7. Arquivo

O processo de arquivo inclui as seguintes atividades:

• Controle de entradas e saídas de documentos;

• Consultas de documentos via site;

• Implantação de documentos;

• Solicitação de documentos;

• Conferência de faturamento;

• Elaboração de relatório de custos;

• Acompanhamento do contrato do serviço contratado.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O grande foco no planejamento da Suhai é o investimento num modelo agressivo em gestão de pessoas, desde, sua contratação, passando por treinamentos constantes, buscando excelência e conscientização dos envolvidos para que se atinja o grande objetivo macro, que é se destacar no mercado em segurança, tendo um atendimento personalizado. Além dessa etapa, em gestão de pessoas, a padronização das rotinas e informações, garante formalmente o conteúdo do que se quer, e como fazer, envolve os funcionários para o cumprimento da missão e valor da empresa, além do cumprimento do planejamento anual. O planejamento anual é um momento de grande importância para o sucesso da empresa, pois nele é discutido e gerado as ações, posicionamento e estratégia de todo ano seguinte, e para garantir o cumprimento deste planejamento, é realizado reuniões mensais com indicadores que garantem analisar o cenário e se as metas e objetivos estão sendo atingidas.

Quando a empresa realiza divisão de suas funções, permite visibilidade e transparência na sua estrutura organizacional. Através das especialidades de cada função, seu agrupamento agrega valor para o serviço final. A parte descrita das atribuições de cada colaborador faz com que a empresa tenha não somente critérios informais, mas um padrão de qualidade em suas rotinas e funções.

A Direção demonstra a preocupação que exerce para o funcionamento de um ambiente em sinergia nas atividades e satisfação no ambiente de trabalho. Quando possui interesse em entender o porquê certo coisas acontecem e outras não, desenvolve papéis de liderança democrática, atuando de forma constante, preocupado em conhecer seus funcionários, para que extraia o máximo da competência de cada perfil, inserindo as pessoas certas nos lugares certos.

Considerada a última função do administrador, o controle da empresa, faz utilização dos indicadores mensais, que causam impacto positivo em um ambiente organizacional, a partir do momento que estes indicadores podem detectar objetivos não pertinentes ao negócio, realizados pelos seus funcionários. Desta forma, sua inclusão é mais um quesito de sucesso, que vai monitorar o que já foi realizado e desempenhar medidas preventivas de possíveis falhas, questão de suma importância para controlar riscos que podem afetar no serviço de segurança privada. Para que este processo exerça bom funcionamento, é importante disponibilizar e deixar claro seu padrão de regras, possíveis feedback e ações corretivas, que proporciona um trabalho coordenado e de flexibilidade para as pessoas que executam.

É visível que a empresa preocupa-se com as formulações de estratégias da produção na administração de operações, quando determina alguém em específico para o processo de criação e “transformação”, que converte insumos na prestação do serviço final. Essa rotatividade ainda inclui foco na qualidade, que traduz em resultados constantes para o atual ambiente competitivo que acercam todas as empresas. Os questionamentos do planejamento de produção (qual a quantidade de vigilantes irei necessitar? onde irei atuar? como implantar o serviço? como organizar o serviço?) fazem assegurar produções de longo prazo e causam atratividade para seus clientes.

Uma prática empresarial e também competitiva é o marketing, quando a organização responde que faz levantamentos e pesquisas de mercado, ela esta analisando seus clientes, concorrentes, mercado de atuação, a partir daí desenvolve mecanismos estratégicos para se diferenciar em seus serviços de segurança, que proporcione inovação e eficácia. Uma vez que o estudo foi realizado, criam-se técnicas para a promoção, venda, distribuição e precificação do serviço. O centro das atividades da empresa é o cliente, quando estudado suas necessidades, faz este alvo proporcionar diferenciação na satisfação dos mesmos.

As práticas citadas acima dependem da administração de recursos humanos, que capacitam e motivam para desempenho de seus respectivos papéis. Um segurança motivado e capacitado tem estímulo e aumenta sua produtividade ao desempenhar suas funções, a mesma coisa acontece quando se tem o funcionário certo no lugar certo. A avaliação de desempenho é um conjunto significativo dos resultados, que serve em contrapartida para avaliar a contribuição prestada pelo colaborador à organização e suas respectivas recompensas e incentivos. Esse dinamismo faz com que os recursos humanos estudem o desenvolvimento organizacional e pessoal.

Para desenvolver a atividade econômica da empresa, necessita-se da administração financeira, que quando planejado diminui uma boa parte do risco. Uma administração segura e eficiente expande a capacidade produtiva, de investimentos e financiamentos, consequentemente gera retorno para liquidar dividas. O relacionamento com o ambiente externo precisa ser saudável, pois os agentes econômicos estão relacionados com a empresa.

A empresa precisa e utiliza de todos os fundamentos administrativos, eles estão interligados, são interdependentes e cada pedaço constrói o sucesso da Suhai, que a cada dia preocupa-se em ser melhor naquilo que faz.

6. REFERÊNCIAS

6.1. Bibliografias

SOBRAL, F., PECI, A. Administração: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. São Paulo, Prentice Hall, 2008.

SUHAI. Política da Qualidade. Código do documento D.SGQ. 01, elaborado por Gestão da Qualidade, Revisão nº. 1. Aprovado pela Presidência em 21/09/2007.

SUHAI. Código de Ética e Conduta. Documento Registrado sob o nº. 5107609 SP 25/03/2010 – 4º Cartório de Registro de Títulos e Documentos.

SUHAI. Manual da Qualidade. Código do documento D.SGQ. 05, elaborado por Gestão da Qualidade, Revisão nº. 6. Aprovado pela Presidência em 01/02/2011.

Sites Visitados

http://www.suhai.com.br; Acesso em 15/112012

...

Baixar como  txt (27.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »