Segurança da informação na loja
Projeto de pesquisa: Segurança da informação na loja. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gesielrr • 10/11/2014 • Projeto de pesquisa • 1.819 Palavras (8 Páginas) • 143 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Segurança da informação na locadora 4
2.1.1 HUMANIZAÇÃO, RELACIONAMENTO E ÉTICA NO AMBIENTE DE TRABALHO 5
2.1.1.1 OS NÍVEIS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES 6
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
No mundo atual a criação de sites é algo que necessita crescente demanda em novas formas gerenciamento, sendo sua boa ou má administração o que definirá o sucesso ou o fracasso da empresa.
O modo em que as informações surgem necessita de uma organização eficiente, geralmente administrada pelos sistemas de tecnologia da informação, não somente para organizar, mas, sobretudo para facilitar o trabalho.
Pensando nisso, a empresa Nossa Locadora de Livros, administrada pelo Sr. João Carlos desde a sua criação em 1995, criou um site com o objetivo de atender a demanda de locação de livros.
A empresa com estoque de 20.000 títulos, classificado em diamante, ouro, prata e bronze, sendo os valores de locação organizados pela classificação dos livros, possui sete funcionários que atuam em diversas áreas.
Já no início de suas atividades comerciais, em 1995, a empresa optou pela contratação de um sistema de tecnologia da informação - TI com o objetivo de informatizar as primeiras rotinas. Para realizar as atividades de informatização contratou a empresa Alunos da UNOPAR que assumiu o compromisso de atuar no desenvolvimento do sistema de locação de livros.
Portanto, o objetivo deste estudo foi apresentar as principais características da interface que dá ao usuário uma facilidade de interagir com segurança e conforto com a máquina.
2 DESENVOLVIMENTO
Fruto da união dos sócios, Índio Brasileiro Guerra Neto, Ricardo Almeida e Anderson de Andrade, o “Clube de Autores” é a maior plataforma de autopublicação da América Latina que permite aos autores independentes publicarem suas obras sem tiragem mínima, sob demanda, e sem nenhum custo.
A “GoBooks” conecta estudantes universitários a materiais acadêmicos de qualidade e a preços extremamente acessíveis. Ela tem parcerias com marcas selecionadas que oferecem benefícios exclusivos para os seus clientes de 18 - 24 anos apresentando-os a produtos, serviços e promoções em sintonia com seu estilo de vida.
De acordo com o HIC, interfaces que são difíceis de usar, confusas, e até mesmo frustrantes em alguns casos, são um problema para os usuários. Ambas as locadora trazem uma interface agradável que facilita a pesquisa de livros e a sua locação. Outro ponto positivo observado foi ter os selos de segurança o que nos traz a tranquilidade para locar os livros. Não foram observados pontos negativos ligados ao HIC.
2.1 SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NA LOCADORA
A segurança de uma determinada informação pode ser afetada por fatores comportamentais e de uso de quem se utiliza dela, pelo ambiente ou infraestrutura que a cerca ou por pessoas mal intencionadas que têm o objetivo de furtar, destruir ou modificar tal informação.
A segurança para a locadora é dada pelos principais atributos que, atualmente, orientam a análise e o planejamento da segurança que são:
• Confidencialidade - propriedade que limita o acesso à informação tão somente às entidades legítimas, ou seja, àquelas autorizadas pelo proprietário da informação.
• Integridade - propriedade que garante que a informação manipulada mantenha todas as características originais estabelecidas pelo proprietário da informação, incluindo controle de mudanças e garantia do seu ciclo de vida.
• Disponibilidade - propriedade que garante que a informação esteja sempre disponível para o uso legítimo, ou seja, por aqueles usuários autorizados pelo proprietário da informação.
O nível de segurança desejado, pode se consubstanciar em uma "política de segurança" que é seguida pela organização ou pessoa, para garantir que uma vez estabelecidos os princípios, aquele nível desejado seja perseguido e mantido.
2.1.1 HUMANIZAÇÃO RELACIONAMENTO E ÉTICA NO AMBIENTE DE TRABALHO
Humanizar significa respeitar o trabalhador enquanto pessoa e ser humano. Significa valorizá-lo em razão da dignidade que lhe é intrínseca.
O desenvolvimento científico-tecnológico tem levado muitas organizações a buscar, de forma desenfreada, o lucro econômico-financeiro à custa da necessária valorização real do homem, notadamente dos indivíduos que nelas trabalham. Paradoxalmente, até mesmo organizações cujo lucro visado não é econômico-financeiro resvalam para isso.
A cultura predominante nessas instituições caracteriza-se por considerar as pessoas meros recursos que devem contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais. Relegam a abordagem sistêmica, que estuda o homem como uma totalidade e não apenas como profissional cuja vida deveria se restringir ao ambiente de trabalho. O relacionamento interpessoal saudável, por exemplo, às vezes não encontra guarida no âmbito organizacional, gerando os mais diversos conflitos e, portanto, “desumanizando” as organizações. A desconsideração dos valores humanos e da ética também são exemplos de realidades “desumanizadoras”.
“A produtividade de um grupo e sua eficiência está estreitamente relacionada não somente com a competência de seus membros, mas, sobretudo com a solidariedade de suas relações interpessoais”, disse o psicólogo Kurt Lewin. Nesse sentido, observa-se que a competência de um grupo de pessoas não é o único fator que leva a produtividade e eficiência, a solidariedade de suas relações interpessoais devem ser consideradas. Neste ponto observa-se que equipes bem entrosadas evitam conflitos no ambiente de trabalho, aumentando a produtividade e o bem estar dos funcionários.
Em relação à ética, verifica-se que a teia de relacionamentos integra a vida do ser humano, tornando inafastável a necessidade da discussão sobre ética, porque, a dimensão ética começa quando entra em cena o outro. Evidencia-se a necessidade de serem observados pelas organizações os atuais anseios da sociedade por uma atuação ética. Tal necessidade requer
...