Seminario 1
Casos: Seminario 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlezia • 18/2/2015 • 964 Palavras (4 Páginas) • 452 Visualizações
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ/CEDERJ
Curso de Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Seminário de Práticas Educativas 1
Tutor: Leandro
Aluna; Carlézia Aparecida Silva da Costa
Matricula:
Polo: Paracambi
Relatório do Seminário de Praticas Educativas 1
Participar do 1º Seminário no pólo foi indescritível, surpreendente e inovador. Foi de grande impacto o que pude presenciar. Na verdade me surpreendi comigo mesma tamanha foi a experiência vivida durante todo o dia. É com muita emoção que relato que não me reconheci durante todas as atividades com varias pessoas, algumas do meu convívio e outras que mal conheço, entretanto todos estavam com o mesmo propósito: interagir, participar, cooperar, aprender a viver com intensidade e liberdade. Ao contrario do que a própria sociedade nos condiciona.
Não podemos ficar imobilizados diante de tantas possibilidades de transformação. Precisamos ter coragem de fazer a diferença e não passar apenas como “mais um professor”, mas um educador capaz de transformar a educação tradicional num processo de aprendizagem inovador com o intuito de levar o educando a pensar por si próprio e com autonomia.
Segundo o Prof. Dr. Marcos Antonio Santoro Salvador – UERJ – Colégio Pedro II e UNESA atualmente o corpo se tornou mercadoria para consumo no meio social, e nas escolas é utilizado apenas nas práticas da educação física, sendo que ele pode auxiliar em outras disciplinas da instituição escolar bem como na construção do conhecimento.
Nós educadores devemos nos conscientizar que quando estamos auxiliando na construção do ser humano, o mesmo passará adiante o que foi aprendido. O que será que estamos passando para educando? A proposta inserida no pólo serviu para que viéssemos nos questionar a respeito do que estamos praticando em sala de aula? Precisamos ser inovadores, ousados e principalmente inteligentes. Da mesma forma que a proposta inserida no pólo me impactou e me fez olhar com outros olhos, não será diferente se também inserir nas instituições de ensino onde ministrarei as aulas na certeza de que onde quer que farei esse trabalho verei no primeiro momento, certa resistência por parte de alguns educandos, mas eles olharam para si mesmo, da mesma forma que alguns universitários fizeram durante o seminário.
Essa iniciativa precisa ser inserida nas instituições de ensinos assim como fez o professor Keating, no filme: “Sociedade dos poetas mortos”. Contrapondo-se a proposta de ensino estabelecida, o professor introduz um novo ideal pedagógico. Sua pratica de ensino revelam uma concepção de ensino ousada, buscando por uma vivencia democrática e afetiva com seus educandos. Cenas como as que encorajam seus alunos ha subirem na mesa e falarem alto para colocar o bárbaro que habita dentro deles, e o resultado não podia ser diferente. Na cena final os alunos com autonomia e ousadia se levantam e sobem na mesa chamando a atenção do professor que se retirava da sala o chamando “Oh comandante, meu comandante”. Foi emocionante ver o olhar do professor Keating para os alunos, onde pode ver o resultado de todo seu trabalho ter sido realizado através da atitude deles. E com lágrimas nos olhos pude ter a certeza de que também posso fazer a diferença, basta começar!
Atividades cooperativas
Mude de sentido sem soltar as mãos.
Material usado: aparelho de som.
Espaço usado: quadra.
Disposição: o grupo formou um círculo de frente ao centro.
Desenvolvimento: o focalizador solicitou a movimentação do círculo em sentido horário e anti-horário. Após várias mudanças de sentido pediu para que os participantes achassem uma maneira de ficarem todos de costas para o centro do círculo, sem soltar as mãos.
Objetivos: estimular o trabalho em grupo, liderança, desenvolver o raciocínio para a solução de problemas.
Reflexão: a atividade despertou o trabalho de liderança. Os líderes sugeriam várias alternativas; no entanto, a
...