TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminario

Casos: Seminario. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 2

Qual a importância das Normas da ABNT na produção dos trabalhos acadêmicos (cite o vídeo "Plágio na Escola" e o material disponibilizado neste módulo?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é uma entidade responsável por criar regras para a formatação de trabalhos acadêmicos. Por isso a normatização técnica possui fundamental importância em um país, afinal, se não fossem suas diretrizes os profissionais publicariam seus trabalhos científicos de qualquer forma e isso dificultaria a compreensão dos mesmos. Porém em função disso, praticamente todos os cursos de graduação possuem uma matéria destinada aos métodos e técnicas de pesquisa, onde os alunos aprendem como trabalhar com os conhecimentos e colocar em prática as normas técnicas da (ABNT) sendo assim o órgão foi alterando suas técnicas e dessa forma modificando as formas de elaborar o conteúdo de pesquisas cientificas. Portanto Para montar um trabalho acadêmico, é necessário se preocupar com cada uma das partes que compõem o conteúdo: capa, folha de rosto, sumário, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências bibliográficas. Lembrando que cada etapa do trabalho precisa respeitar as características designadas pela normatização.Dentre os vários tipos de trabalho acadêmico trata-se de um estudo sobre um tema especifico ou particular, com suficiente valor representativo e que obedece a rigorosa metodologia. As regras de formatação de trabalhos acadêmicos são bem detalhistas e adotam critérios para citações, numeração das páginas, espaçamentos, fonte de letras, fontes de pesquisas, referencias entre outros pontos importantes.

Já o video mostra infelizmente, dados sistemáticos condicionamento ao qual os jovens são submetidos na elaboração das mal-fadadas "pesquisas escolares", os estudantes universitários inciantes, em boa fé e inocência, tendem a achar que copiar é pesquisar e que copiar bastante é fazer trabalhos universitários pré-científicos. O recurso dos textos eletrônicos, neste aspecto, só piora a situação. Muitas vezes é muito difícil definir o que é plágio e o que não é, em função de definições legais, muitas vezes relacionadas à obtenção de vantagens pecuniárias e à má-fé na realização da cópia. Muitos são os colegas docentes que se vêem em saias-justas quando se deparam com trabalhos copiados da Internet, de colegas docentes ou até mesmo de colegas discentes. A primeira atitude educativa geralmente é explicar e ensinar para aquele aluno que isso não se faz, que além das implicações éticas existem problemas legais mais sérios etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com