Seminário de pesquisa Interdisciplinar
Por: samuelfenix • 6/3/2018 • Seminário • 359 Palavras (2 Páginas) • 229 Visualizações
Faculdade Regional da Bahia- Unirb
Disciplina – Seminário de pesquisa Interdisciplinar
O artigo deixa evidente quanto às diferenças entre teoria e a prática no nosso sistema educacional. Apesar dos avanços e determinações diferenciadas quanto aos critérios que devem ser adotados nos trabalhos pedagógicos das escolas fundamentais, previstas na Lei de Diretrizes e Bases em nosso país, pouca coisa mudou efetivamente até agora.
As nossas escolas pública continuam atrasada em relação à interdisciplinaridade. Elas seguem pregando a desigualdade social, e separam os alunos por raça, cor, sexo e classe social. O corpo docente brasileiro, ao contrário do que diz a classe política de nosso país é desvalorizada.
Ângela Kleiman deixa claro que a leitura é a chave para o desenvolvimento no processo educacional, pois permite que todos possam realmente entender e compreender o mundo e a realidade ao seu redor.
A leitura é um instrumento poderoso para a transformação do sistema educacional como na formação de verdadeiros cidadãos e todos os professores do ensino fundamental devem fazer uso dela para ensinar seus alunos a aprenderem e ela se faz necessária em todas as disciplinas escolar permitindo a interdisciplinaridade entre os trabalhos pedagógicos. Outro ponto importante no texto é a necessidade da leitura no ensino fundamental, possibilitando uma visão ampla e consciente da realidade do país e de sua interação no mundo, bem como sua posição social.
A interdisciplinaridade é ligada e permitem um processo de educação de amplo conhecimento, eficiente e vantajoso para o aluno.
Essa forma de ensino permite à interação professor/aluno por meio da leitura cujos conceitos estarão voltados para a contribuição da aprendizagem dentro do processo do "ensino da leitura", tornando-se uma ótima ferramenta de aprendizado.
Além disso, o educador deve buscar propostas de trabalhos, alternativas metodológicas para que possam obter resultados na sua prática pedagógica relacionada ao ensino da leitura, pois, antes de qualquer coisa, é preciso haver uma comunicação integrada entre o professor e o aluno e sobre tudo o respeito da construção do conhecimento que o aluno obteve fora da escola que certamente, ao viverem nesta sociedade são capazes de refletirem e responderem sobre quaisquer assuntos que lhes forem apresentados, levando-se em conta, os aspectos no processo da construção do conhecimento.
...