Seq. Maple
Monografias: Seq. Maple. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: janaina886 • 31/5/2013 • 455 Palavras (2 Páginas) • 439 Visualizações
Sequência didática
A elaboração desta sequência didática tem o objetivo de mostrar algumas possibilidades do software Maple no estudo de integrais.
Por meio das pesquisas realizadas foi constatado que o uso software apresenta um melhor resultado quando em meio à explicação teórica é introduzido a sua utilização, ou então antes da explicação teórica, nos casos em que se utilizou o software depois da explicação teóricao Maple serviu apenas como instrumento de verificação de resultados.
É preciso que o docente faça um planejamento elaborado, com uma metodologia e intervenções apropriadas para o uso do software, a fim de se utilizar o Maple como ferramenta pedagógica e não apenas como mero instrumento de verificação de resultados.
Os modelos usados nesta sequência didática podem ser utilizados na construção da ideia do cálculo integral: 1.Soma Riemann; para simples verificação de resultados:2.1Integrais definidas e imprópriase 2.2 Integrais duplas; pararepresentação gráfica e cálculo da área: 3.Volume do sólido de revolução e 4.Área de uma região plana (integral dupla); como visualizador da representação gráfica: 6.Integrais triplas.
Mas as possibilidades são amplasdesta sequência didática que foi sugerida, esta sugestão pode ser alterada e até ampliada de acordo com a intenção e intervenção do professor.
Comandos Básicos
>Evalf:Para obter um resultado na forma decimal
>Value:Para obter o resultado do calculo descrito
Forma inercial não efetua cálculos, só mostra a integral na forma usual
1.SomasRiemann
Comandos:
>with(student):
>Middlesum(f(x), x=a..b,n);
>Middlebox(f(x),x=a..b,n);
O pacote “student” possui seis funções que podemos utilizar, nas Somas de Riemann de uma função f(x) em um intervalo [a,b].
Iremos usar dois comandos:
Middlesum(f(x), x=a..b,n): Forma inercial da Soma de Riemann, com n subintervalos de comprimentos iguais , e que escolhe cada Ci como sendo ponto médio de cada subintervalo.
Middlebox(f(x),x=a..b,n): Contrói um gráfico relacionado o comandomiddllesum.
Execução:
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
>
2.Integrais de funções
Comandos:
>int(f(x),x);(Calcula a integral da função)
>Int(f(x),x);(Forma inercial)
Execução:
>
>
>
2.1Integrais definidas e impróprias
Comandos:
>int(f(x),x=a..b);( onde a e b são as delimitações da função)
Execução:
>
>
2.2.Integral dupla
Comandos:
Para Calcular integral dupla podemos utilizar dois tipos de comandos:
>int(int(f(x),x=a..b,y=a..b)
Execução:
>
...