Serviço industrial
Projeto de pesquisa: Serviço industrial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cezamartins • 15/4/2014 • Projeto de pesquisa • 8.179 Palavras (33 Páginas) • 184 Visualizações
Manutenção Industrial
Curso: Mecânica Turno: Noite Mód: ll
Componente: Manutenção industrial
Aluno: N°: 11
Data: 09/12/2007 Prof(a):
Índice
manutenção industrial------------------------------------------------------------------------------ 3
histórico da manutenção----------------------------------------------------------------------------4
-
evolução da manutenção-------------------------------------------------------------------------- 5
importância da manutenção-----------------------------------------------------------------------6
definições de manutenção--------------------------------------------------------------------------8
formas de manutenção -----------------------------------------------------------------------------9
manutenção preventiva----------------------------------------------------------------------------- 9
manutenção preditiva ------------------------------------------------------------------------------10
tpm - total productive maintenance ------------------------------------------------------------11
surgimento do tpm ----------------------------------------------------------------------------------11
conceitos e características do tpm------------------------------------------------------------- 12
objetivo do tpm --------------------------------------------------------------------------------------13
o tpm e a qs-9000 ----------------------------------------------------------------------------------14
metodologia de implementação do tpm
os oito pilares do tpm ------------------------------------------------------------------------------15
as doze etapas para implantação do tpm -----------------------------------------------------15
considerações ----------------------------------------------------------------------------------------21
bibliografia----------------------------------------------------------------------------------------------22
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
Com a globalização dos mercados a concorrência tornou-se mais acirrada, exigindo das empresas um desempenho de classe mundial, o qual deve ser dedicado a atender o cliente. Em decorrência, as grandes companhias tiveram que adequar sua qualidade à altura dos novos e exigentes padrões mundiais.
A qualidade total ou TQC - Total Quality Control tornou-se condição fundamental para a competitividade e sobrevivência das empresas.
O TQC não é um conceito novo, mas sim uma nova filosofia, que influencia decisivamente na maneira de conduzir os negócios.
Apesar de seus princípios terem surgido na América, antes da II Guerra Mundial, sua aplicação concreta aconteceu com bastante sucesso no Japão, quando, ao final da guerra, os japoneses deram início ao processo de melhorias contínuas em suas indústrias, utilizando-se do trabalho pioneiro de Shewhart, Juran, Deming, Feigenbaum, Crosby, e outros
Desde então , inúmeros refinamentos foram introduzidos, chegando ao atual estado da arte, que busca não só o aperfeiçoamento contínuo dos métodos de trabalho, mas, de forma mais ampla, a qualidade total de bens e serviços, que não só satisfaça as necessidades do cliente, mas que exceda suas expectativas.
Isto significa submeter todos os processos a melhorias contínuas na busca da qualidade total, utilizando-se de ferramentas gerenciais das mais diversas, e dentre estas destaca-se a da manutenção produtiva total, quando se tratar de processos industriais.
A manutenção produtiva total não só é um elo importante para a prática do "just-in-time", como também é decisiva na qualidade final do produto, uma vez que participa na manutenção da capabilidade dos processos produtivos.
Logo, para uma melhor abordagem e entendimento do assunto, é importante que se conheça um pouco da história da manutenção, neste capítulo.
HISTÓRICO DA MANUTENÇÃO
A conservação de instrumentos e ferramentas é uma prática observada, historicamente, desde os primórdios da civilização, mas, efetivamente, foi somente quando da invenção das primeiras máquinas têxteis, a vapor, no século XVI, que a função manutenção emerge.
Naquela época, aquele que projetava as máquinas, treinava as pessoas para operarem e consertarem, intervindo apenas em casos mais complexos. Até então, o operador era o mantenedor - mecânico. Somente no ultimo século, quando as máquinas passam a serem movidas, também, por motores elétricos, é que surge a figura do mantenedor eletricista.
Assim, com a necessidade de se manter em bom funcionamento todo e qualquer equipamento, ferramenta ou dispositivo para uso no trabalho, em épocas de paz, ou em combates militares nos tempos de guerra, houve a conseqüente evolução das formas de manutenção.
Na era moderna, após a Revolução Industrial, Fayol propõe seis funções básicas na empresa, destacando a função técnica, relacionada com a produção de bens ou serviços, da qual a manutenção é parte integrante.
Segundo Monchy, "o termo "manutenção"
...