Setor de bebidas
Tese: Setor de bebidas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: laninhalouzada • 16/9/2013 • Tese • 349 Palavras (2 Páginas) • 376 Visualizações
Setor de bebidas
O setor de bebidas no Brasil cresce gradativamente ano a ano, graças ao crescimento do poder de compra do consumidor, existe uma estimativa de que o consumo médio de alimentos por pessoa, seja em torno de 730 litros por ano, e o total do consumo dentre as categorias do setor seja cerca de 246 litros por ano, sendo que a diferença corresponde ao consumo de água. O setor de bebidas é dividido nas seguintes categorias:
I – Água envasada: Potável, Mineral, Mineralizada.
II- Bebidas tradicionais: Café, Chá, Chocolate.
III - Bebidas não alcoólicas: Refrigerante, Sucos, Bebidas de soja, energéticos.
IV – Bebidas alcoólicas: Cervejas, Vinhos, Destilados.
De acordo com pesquisa realizada pela Nielsen, de janeiro á agosto de 2011 o mercado de bebidas teve um avanço de 1,5%, abaixo dos 9,8% obtidos no mesmo período do ano anterior, já as bebidas não alcoólicas vendidas subiram de 51,6% para 53,2%. O maior consumo de refrigerantes ocorre aos finais de semana nas residências e essa compra geralmente é feita no supermercado e normalmente a embalagem é a pet 2 litros, já para o consumo diário preferem as embalagens de 350 ml e 250 ml. No Brasil os refrigerantes mais vendidos são os de sabor cola (50,90%), guaraná (24,5%), demais sabores juntos representam (24,6%) e os refrigerantes diet. e light (8,5%). Pesquisas de campo, mostraram que a cada R$ 3,00 gastos em bebidas, R$ 2,00 são destinados a bebidas não alcoólicas.
O mercado de sucos prontos para beber, movimenta cerca de 250 milhões de litros por ano. Com a diminuição no consumo de refrigerantes, uma forte tendência do setor é a diversificação de sabores e tipos de bebidas, os consumidores exigem cada vez mais produtos originais, práticos e saudáveis. Bebidas a base de soja, chá pronto para beber, mistura de sabores e as linhas diet. e light ganham progressivamente participação de mercado, e este crescimento está diretamente ligado a uma melhor distribuição de renda, outro seguimento que tem crescido consideravelmente é o de hidratação, além das águas minerais, o setor tem lançado vários produtos como água saborizada, água de coco, hidrotônicos e isotônicos.
...