Sexologia Forense
Artigo: Sexologia Forense. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: felipe16 • 10/11/2013 • 4.931 Palavras (20 Páginas) • 672 Visualizações
EMPRESA VIRTUAL: O IMPACTO DO EMPREENDIMENTO NA ECONOMIA
Oliveira, Renato de Silva
Silva, Walclebson
Pimentel, Walnice
RESUMO
Pretende-se como presente estudo identificar, dentro do processo de criação de uma empresa virtual, as dificuldades encontradas para tal, considerando os aspectos técnicos e legais. A vantagem competitiva das empresas virtuais passa cada vez mais pelo desenvolvimento de novas estruturas organizacionais, notadamente pelo estabelecimento de redes de cooperação com todas as entidades intervenientes na cadeia de fornecimento e novas metodologias de gestão e planejamento, apoiadas fortemente por tecnologia de formação e de comunicação. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, desenvolvida a partir de materiais já publicados sobre o tema, como livros, revistas e artigos da internet, devidamente referendados ao final.
PALAVRAS-CHAVE: Mercado virtual. Empresas virtuais. Criação. Marketing Digital.
ABSTRACT
It is intended as this study is to identify, within the process of creating a virtual company, the difficulties encountered in this, considering the legal and technical aspects. The competitive advantage of virtual enterprises increasingly passes for the development of new organizational structures, notably the establishment of networks of cooperation with all entities involved in the supply chain and new methods of management and planning, supported strongly by technology training and communication . This is a bibliographical research, developed from material already published on the subject, such as books, magazines and the internet, duly countersigned by the end.
KEYWORDS: Virtual market. Virtual enterprises. Creation. Digital Marketing.
INTRODUÇÃO
A internet representa um novo espaço, dinâmico e com grande crescimento, onde novas estratégias e novas utilizações dos recursos organizacionais se configuram.
A economia digital representa um mercado emergente, caracterizado por novos hábitos, novas formas de realizar negócios e novas empresas, gerado a partir do desenvolvimento das chamadas “tecnologias eletroeletrônicas” de difusão de conhecimentos e dados. O impacto para os negócios dessa nova área da economia é cada vez mais significativo, resultando também em mudanças nas estratégias de negócio e formas de gestão tradicionais (NASCIMENTO, 2008).
Diante da crescente importância desse novo espaço econômico, onde elementos fundamentais, como interatividade, agilidade e tecnologia, tornam-se essenciais para definir a capacidade competitiva das organizações, este trabalho pretende formular conhecimentos e discutir o impacto dessa economia emergente sobre a administração.
Por meio da Internet e da utilização comercial da Web, é possível promover produtos; efetivar a venda através de um novo canal; baratear os custos das transações; reduzir o tempo entre a produção e a exposição e distribuição do produto no mercado; oferecer um atendimento pós-venda mais ágil e completo; expor os produtos e a imagem da empresa por mais tempo; aumentar a capacidade tecnológica da empresa; manter o banco de dados dos clientes mais atualizado; transformar o cliente em elemento ativo do processo de vendas; e criar novos modelos de negócios (LEVY, 2009).
Segundo Levy (2009) trata-se da informação e do conhecimento como elementos propulsores da evolução humana, promovendo o ato da criação e da invenção, no ambiente virtual isto significa usar a infra-estrutura informacional para dar suporte ao desenvolvimento do conhecimento como valor.
Cada vez mais as pessoas utilizam categoria dos serviços proporcionados pelas organizações virtuais, ou parte de seus serviços, no atendimento as necessidades informacionais de seus usuários. Levy (2009) salienta que o uso da virtualização, cada vez mais presente no nosso cotidiano, amplia as potencialidades humanas, criando inclusive, um novo modo de aprender e de pensar.
Desse modo, o estudo contribuirá com a Administração, pois as inovações e abordagens requeridas para utilizar o potencial representado pelo mercado virtual representam novos desafios para a gestão de negócios, tanto em nível mundial como nacional, que passa por profundas e constantes mudanças. Estes desafios englobam desde o surgimento de novas tecnologias, ou novas aplicações, para atender às necessidades do novo ambiente, até o aparecimento de novas oportunidades empresariais criadas pelas novas tecnologias ou novas formas de sua aplicação.
O presente artigo tem por objetivo identificar, dentro do processo de criação de uma empresa virtual e o impacto desta no mercado de confecções. Considera, ainda, as dificuldades encontradas para formalizar o empreendimento, considerando os aspectos técnicos e legais.
1 MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
As micro e pequenas empresas representam hoje uma das ferramentas mais importantes de geração de emprego e renda com o crescimento do número de estabelecimentos no mercado, independentemente do espaço geográfico no qual se situam ainda hoje, por si só encadeia uma série de questionamentos acerca dos quais os elementos marcantes no percurso histórico dos acontecimentos que favoreceram a evolução e transformações dos micro e pequenos negócios. O que se percebe é que o governo possui papel de destaque nesta trajetória e, de certo modo, configurou-se como catalisador dessa evolução, a partir do momento em que reconheceu a relevância destes empreendimentos.
A habilidade das pessoas criativas é tornar melhor e mais prático os afazeres cotidianos das pessoas enxergando oportunidades onde não existe oferta ou existe de modo imperfeito na qualidade ou insuficiente na quantidade (FERRONATO, 2011, p.60).
O que se entende é que com as oportunidades de negócios surge uma variedade de situações. Surgem oportunidades de criação de novos modelos de gestão e planejamento estratégicos, uma inovadora sistemática de distribuição de logística, novos ramos de negócios, bem como soluções para baixar custo dos bens e dos serviços oferecidos.
2 ORGANIZAÇÕES VIRTUAIS
As organizações virtuais foram criadas para se atingir uma meta ou atender a uma necessidade de mercado específica. São constituídas de duas ou mais empresas diferentes que complementam competências, recursos, conhecimentos e meios para o cumprimento
...