Sistema Economico
Trabalho Escolar: Sistema Economico. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Anne2406 • 1/12/2013 • 3.126 Palavras (13 Páginas) • 359 Visualizações
ESTRUTURA DE MERCADOS: ORGANIZAÇÃO DE MERCADOS
Este trabalho tem por objetivo aprimorar os conhecimentos, relacionado ao Componente Curricular Sistema Econômico da Etec de Hortolândia.
Orientador: Joacir Florêncio
HORTOLÂNDIA - SP
2010
SUMÁRIO:
Introdução Página 01
Estrutura de Mercado Página 02
Estrutura Página 02
Mercado Página 02
Estrutura de Mercado Página 03
Concorrência Perfeita ou pura Página 04
Monopólio Página 05
Concorrência Monopolista Página 06
Oligopólio Página 06
Truste Página 07
Cartel Página 08
Dumping Página 08
Conclusão Página 09
Referência bibliográfica Página 10
INTRODUÇÃO:
A Estrutura de mercado trata-se de como se encontra a organização do mercado. A forma de estruturas de mercado varia-se de acordo com o número de empresas existentes no mercado, se as firmas fabricam produtos idênticos ou diferenciados, e se existem ou não barreiras ao acesso de novas empresas em um determinado mercado.
O sistema econômico era visto pelo lado de uma estrutura de mercado, onde a livre competição, devido à vontade de lucrar ao máximo possível.
ESTRUTURA DE MERCADO
Estrutura
É uma noção fundamental e intangível cobrindo o reconhecimento, observação, natureza, e estabilidade de padrões e relacionamentos de entidades. Da descrição verbal de uma criança sobre um floco de neve até uma análise científica detalhada sobre as propriedades dos campos magnéticos, o conceito de estrutura é uma fundação essencial de praticamente todos os modos de inquisição e descoberta na ciência, filosofia, e arte.
Características de Estrutura:
• Define do que um sistema é feito.
• É uma configuração de itens.
• É uma coleção de componentes ou serviços inter-relacionados.
• Pode ser uma hierarquia (uma cascata de relacionamentos de si para com os outros).
• Pode ser também uma rede contendo relacionamentos.
Mercado
Designa-se mercado como um local no qual agentes econômicos procedem à troca de bens por uma unidade monetária ou por outros bens. Os mercados tendem a equilibrar-se pela lei da oferta e da procura. No vocabulário popular, conhece-se mercado como sendo uma feira livre; um lugar específico, onde vendedores e compradores se encontram para trocarem seus produtos, sendo que na maioria das vezes são produtos de origens agrícolas.
Existem tanto mercados genéricos como especializados, onde apenas uma mercadoria é trocada. Os mercados funcionam ao agrupar muitos vendedores interessados e ao facilitar que os compradores potenciais os encontrem. Uma economia que depende primariamente das interações entre compradores e vendedores para alocar recursos é conhecida como economia de mercado.
Estrutura de mercado
São modelos que captam aspectos de como os mercados estão organizados. Cada estrutura de mercado destaca aspectos essenciais da interação da oferta e da demanda, baseando-se em características observadas em mercados existentes. Em todas as estruturas clássicas os agentes são maximizadores de lucro.
As estruturas de mercado dependem fundamentalmente de três características:
• Número de empresas que compõe esse mercado;
• Tipo de produto (idênticos ou diferenciados);
• Se existem ou não barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado;
As estruturas de mercado básicas são: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolista, oligopólio.
Concorrência perfeita ou pura
É um tipo de mercado em que há grande número de vendedores, empresas, de tal sorte que uma empresa, isoladamente, por ser insignificante não afeta os níveis de oferta do mercado e, consequentemente, o preço de equilíbrio. Tem por objetivo descrever o funcionamento equilibrado, ou ideal, no mercado.
Dizemos
...