Sistema Solar
Exames: Sistema Solar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ediferraz • 31/5/2013 • 2.037 Palavras (9 Páginas) • 639 Visualizações
Sistema Solar
O nosso Sistema Solar consiste numa estrela média, a que chamamos o Sol, os seus 8 planetas de nomes Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Consistem também nos satélites naturais dos planetas, numerosos cometas, asteróides, meteoróides e espaço interplanetário.
O Sol é a fonte mais rica de energia eletromagnética, principalmente sob a forma de calor e luz, do sistema solar. A estrela conhecida mais próxima do Sol é uma estrela anã vermelha chamada Próxima Centauro, à distância de 4.3 anos-luz. O sistema solar completo, em conjunto com as estrelas locais visíveis numa noite clara, orbita em volta do centro da nossa galáxia, um disco em espiral com 200 bilhões de estrelas a que chamamos Via Láctea. A Via Láctea tem duas pequenas galáxias orbitando na proximidade, que são visíveis do hemisfério sul. Têm os nomes de Grande Nuvem de Magalhães e Pequena Nuvem de Magalhães. A galáxia grande mais próxima é a Galáxia de Andrómeda. É uma galáxia em espiral, tal como a Via Láctea, mas é 4 vezes mais massiva e está a 2 milhões de anos-luz de distância. A nossa galáxia, uma de bilhões de galáxias conhecidas, viaja pelo espaço intergaláctico.
Os planetas, a maior parte dos satélites dos planetas e os asteróides giram em volta do Sol na mesma direção, em órbitas aproximadamente circulares. Se olharmos de cima do Pólo Norte solar, os planetas orbitam num sentido contrário dos ponteiros dos relógios. Os planetas orbitam o Sol num mesmo plano, ou próximo, chamado a elíptica. Plutão é um caso especial, porque a sua órbita é a mais inclinada (18 graus) e a mais elíptica de todos os planetas. Por isso, durante uma parte da sua órbita, Plutão está mais perto do Sol do que Neptuno. O eixo de rotação da maior parte dos planetas é aproximadamente perpendicular à elíptica. As excepções são Úrano e Plutão, que estão inclinados para um lado.
Composição do Sistema Solar:
O Sol contém 99.85% de toda a matéria do Sistema Solar. Os planetas, que se condensaram a partir do mesmo disco de matéria de onde se formou o Sol, contêm apenas 0.135% da massa do sistema solar. Júpiter contém mais do dobro da matéria de todos os outros planetas juntos. Os satélites dos planetas, cometas, asteróides, meteoróides e o meio interplanetário constituem os restantes 0.015%. A tabela seguinte é uma lista da distribuição de massa no nosso Sistema Solar.
. Sol: 99.85%
. Planetas: 0.135%
. Cometas: 0.01%
. Satélites: 0.00005%
. Planetas Menores: 0.0000002%
. Meteoróides: 0.0000001%
. Meio Interplanetário: 0.0000001%
Espaço Interplanetário:
Quase todo o sistema solar, em volume, parece ser um vazio completo. Longe de ser um nada absoluto, este "espaço" vácuo compõe o meio interplanetário. Inclui diversas formas de energia e pelo menos dois componentes materiais: poeira interplanetária e gás interplanetário. A poeira interplanetária consiste de partículas sólidas microscópicas. O gás interplanetário é um ténue fluxo de gás e de partículas carregadas, principalmente protões e electrões - plasma - que fluí do Sol, chamado o vento solar.
O campo magnético solar estende-se para além do espaço interplanetário; pode ser medido na Terra e por naves espaciais. O campo magnético solar é o campo magnético dominante em todas as regiões interplanetárias do sistema solar, excepto nas imediações dos planetas que têm os seus próprios campos magnéticos.
Os Planetas Terrestres:
Os planetas terrestres são os quatro planetas mais interiores no sistema solar, Mercúrio, Vénus, Terra e Marte. São chamados de Terrestres, porque têm uma superfície compacta rochosa tal como a Terra. Os planetas Vénus, Terra e Marte têm atmosferas significativas enquanto Mercúrio a tem quase nula.
Os Planetas Gasosos:
Júpiter, Saturno, Úrano, e Neptuno são conhecidos por planetas Gasosos, porque são todos gigantescos comparados com a Terra, e têm uma natureza gasosa, parecido a Júpiter. Os planetas Gasosos também podem possuir pequenos núcleos sólidos.
A Nossa Galáxia Via Láctea :
Esta imagem da nossa galáxia, a Via Láctea, foi tirada com auxílio do Diffuse Infrared Background Experiment (DIRBE), do Cosmic Background Explorer (COBE), da NASA. Esta imagem inédita mostra a Via Láctea numa perspectiva lateral com o Pólo Norte galáctico em cima, o Pólo Sul em baixo e o centro galáctico no centro. A figura combina imagens obtidas em vários comprimentos de onda próximo do infra-vermelho. As estrelas da nossa galáxia são a fonte dominante de luz nestes comprimentos de onda. Mesmo sendo o nosso sistema solar uma parte da Via Láctea, esta vista parece ter sido obtida de longe porque grande parte da luz vem da população de estrelas que estão mais próximas do centro galáctico do que o nosso Sol.
A Galáxia de Andrómeda, M31:
A Galáxia de Andrómeda, M31, está a uma distância de 2.3 milhões de anos-luz, sendo por isso a galáxia grande mais próxima da nossa Via Láctea. M31 domina o pequeno grupo de galáxias (de que a nossa Via Láctea também faz parte), e pode ser vista a olho nu como uma "nuvem" alongada com o comprimento de uma Lua cheia. Tal como a Via Láctea, M31 é um disco de estrelas gigante em forma de espiral, com uma concentração de estrelas mais velhas no centro em forma de bolbo. Sabe-se de há muito tempo que a M31 tem no centro um grupo brilhante e extremamente denso com alguns milhões de estrelas aglomeradas.
Resumo sobre o Sol e os Planetas
A tabela seguinte lista informações estatísticas do Sol e dos planetas:
Distância (UA) Raio (Terra) Massa (Terra) Rotação (Terra) # Luas Inclinação
Orbital Excentric. Orbital
Sol 0 109 332,800 25-36* 9 --- ---
Mercúrio 0.39 0.38 0.05 58.8 0 7 0.2056
Vénus 0.72 0.95 0.89 244 0 3.394 0.0068
Terra 1.0 1.00 1.00 1.00 1 0.000 0.0167
Marte 1.5 0.53 0.11 1.029 2 1.850 0.0934
Júpiter
...