Sistema Toyota De Produção
Trabalho acadêmico: Sistema Toyota De Produção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daisond • 22/6/2014 • Trabalho acadêmico • 2.064 Palavras (9 Páginas) • 209 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 TEMA 4
2 DELIMITAÇÃO DO TEMA 4
3 PROBLEMA 4
4 HIPOTESES 4
4.1 HIPÓTESE 1 4
4.2 HIPÓTESE 2 4
4.3 HIPÓTESE 3 4
5 OBJETIVOS 5
5.1 OBJETIVO GERAL 5
5.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS 5
6 JUSTIFICATIVA 5
7 REFERENCIAL TEÓRICO 6
8 METODOLOGIA 9
8.1 TIPO DE PESQUISA 9
8.2 MÉTODO UTILIZADO 9
9. CRONOGRAMA 10
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 11
INTRODUÇÃO
Nas ultimas décadas a indústria automobilística cresce a uma velocidade jamais vista. Para acompanhar esta evolução as empresas do setor precisam otimizar recursos e tornarem-se flexíveis para encarar as mudanças. Na busca por processos eficazes e eficientes essas empresas empregam métodos para uma produção sem desperdícios com mão de obra qualificada em toda fabrica máquinas flexíveis e automatizadas com objetivo de baixar seus custos.
O presente trabalho visa apresentar a importância no sistema Toyota de produção apontando as vantagens desse sistema no ramo automobilístico e fabricação de componentes. Para isso foi estudado o porquê historicamente se houve a necessidade de desenvolver tal sistema, e também como hoje é referencia mundial em qualidade e lucro e líder de mercado atualmente, A “cultura Toyota” tem base na manufatura enxuta, evitando desperdícios como meta principal não gerando grandes estoques de peças, ou seja, fabricar somente o que será utilizado naquele momento just-in-time.
Este sistema admite implantação em todos os setores da empresa, desde áreas administrativas até áreas de produção concentrando-se em pilares aonde esta o desperdício do processo estabelecendo esses procedimentos fundamentais para o bom andamento do sistema, consegue-se diminuir tempo e aumentar a produção, através de sua flexibilização de manejo dos colaboradores e de processo reduzindo custos, e por estes aspectos tornou-se um sistema confiável e o maior utilizado por montadoras do setor automotivo.
Então através deste trabalho vamos pesquisar elencar hipóteses e traçar objetivos para confirmar as vantagens desse sistema que tem por base a criatividade dos colaboradores e sua utilização como ferramenta para melhorias contínuas de implantação de processos produtivos.
1 TEMA
Sistema Toyota de Produção.
2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
As vantagens no processo produtivo com a implantação do Sistema Toyota de Produção no setor automotivo.
3 PROBLEMA
Quais as vantagens da implantação do Sistema Toyota de Produção no setor automotivo?
4 HIPOTESES
4.1 HIPÓTESE 1
A vantagem competitiva do sistema através da eliminação das perdas no processo produtivo.
4.2 HIPÓTESE 2
A facilidade na visualização dos problemas e suas soluções devido há confiabilidade do processo.
4.3 HIPÓTESE 3
A flexibilização do Sistema através da redução dos tempos de processo de produção.
5 OBJETIVOS
5.1 OBJETIVO GERAL
Analisar se as vantagens propostas com a implantação do Sistema Toyota transformam-se em melhorias no processo produtivo do setor automotivo.
5.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS
• Compreender porque a eliminação de perdas no processo se transforma em vantagem competitiva para empresa.
• Investigar se a confiabilidade do sistema proporciona a visualização de problemas e suas possíveis soluções no âmbito do processo do setor automotivo.
• Verificar se a redução de tempos no processo está relacionada diretamente a flexibilização do sistema de produção.
6 JUSTIFICATIVA
Com o crescente aumento de concorrentes no ramo automobilístico foram desenvolvidas diversas maneiras de assimilar produção, qualidade e competitividade visando lucro. O Sistema Toyota de produção se mostrou nos últimos anos ser a mais eficiente ferramenta de produção evitando desperdícios e perdas gerando lucros recordes em sua área de atuação sendo um sistema respeitado no mundo inteiro. Com ideias inovadoras, desde os anos 50 vem se tornando o mais implantado em indústrias de componentes automobilísticos.
Seu surgimento se deve as falhas e necessidades apresentadas pelo antigo modelo de produção em massa ou Fordismo, onde os trabalhos eram repetitivos e o resultado era apenas um produto final. O sistema Toyota valoriza a qualificação do colaborador, o tornando multifuncional, o operador tem a liberdade de parar a produção de certo produto quando identificar má qualidade no mesmo. Os resultados são alcançados tendo um ambiente agradável de trabalhar, com pessoas motivadas e valorizadas dentro da organização.
Neste mercado cada vez mais competitivo, muitas empresas têm utilizado as práticas de manufatura do tipo Just-in-Time, como uma poderosa estratégia para se manterem lado a lado com os competidores estrangeiros, tanto em qualidade como em produtividade. Os conceitos do sistema Toyota de Produção têm sido estudados por muitos pesquisadores em diversas áreas tais como, gerenciamento, uso de
...