TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Urinario

Trabalho Escolar: Sistema Urinario. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  1.998 Palavras (8 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA URINÁRIO

O sistema urinário é o responsável por filtrar e eliminar substâncias indesejáveis do nosso organismo.

Em nosso sistema urinário há um par de rins que recebe o sangue através das artérias renais. Essas artérias se ramificam em várias artérias menores, chamadas de arteríolas aferentes. Cada uma dessas arteríolas se conecta a um néfron e se ramifica, formando um novelo chamado de glomérulo renal.

O sangue chega até os rins pelas artérias renais e entra nas arteríolas do glomérulo renal em alta pressão, forçando o líquido constituído de água e pequenas moléculas como ureia, glicose, aminoácidos e sais a saírem para a cápsula renal. A cápsula renal é a estrutura em forma de taça situada na extremidade do néfron. Em seu interior encontramos o glomérulo renal.

Esse líquido que sai do sangue é conhecido como filtrado glomerular ou urina inicial. Esse filtrado sai da cápsula renal e vai para o túbulo renal ou néfrico. O túbulo renal é uma das estruturas que compõem o néfron, e é composto por três regiões: o túbulo contorcido proximal, a alça néfrica ou túbulo reto, e o túbulo contorcido distal. É no túbulo proximal que ocorre, por meio de transporte ativo, a reabsorção de moléculas úteis ao organismo, como glicose, aminoácidos e sais.

Após o túbulo contorcido proximal, encontra-se a alça néfrica. Na alça néfrica há dois ramos, um ascendente e outro descendente. No ramo descendente, a reabsorção de água por osmose continua; e no ramo ascendente, os sais são reabsorvidos.

Depois do ramo ascendente, encontra-se a parte final do túbulo contorcido distal. As paredes desse túbulo têm permeabilidade variável com relação à água, pois se o corpo precisar de água, as paredes do túbulo se tornam mais permeáveis, saindo mais água para o sangue por osmose. Mas se o corpo não precisar reter água, as paredes ficam menos permeáveis. Nas paredes desse túbulo há células que absorvem dos capilares substâncias indesejáveis, como ácido úrico e amônia, e as lançam na urina em formação.

Ao sair do túbulo do néfron, o filtrado glomerular se transformou em urina, um líquido de cor amarelada composto por ureia e amônia, ácido úrico e sais em menores quantidades.

Nos rins de uma pessoa são produzidos diariamente 160 L de filtrado glomerular, mas graças à reabsorção da água pelo túbulo do néfron, forma-se apenas 1,5 L de urina.

Depois de formada, a urina sai dos rins pelos ureteres. Os ureteres são tubos que conduzem a urina até a bexiga urinária. A bexiga urinária é uma bolsa com parede muscular que se localiza na pelve. É na bexiga que a urina se acumula e é lançada para fora através de um tubo chamado de uretra. Em um adulto, a bexiga tem capacidade para acumular até 300 mL de urina.

O sistema urinário é constituído por orgãos uropoéticos isto é incumbido de elaborar a urina armazená-la temporariamente até a oportunidade de ser eliminada para o exterior. Na urina encontramos acido úrico, uréia, sódio, potássio, bicarbonato etc.

Este aparelho pode ser dividido em órgãos secretores, que produzem urina, e o orgãos excretores que são que são encarregados de processar a drenagem da urina para fora do corpo.

Os órgãos urinários compõem de:

• Dois rins que produzem a urina;

• Dois ureteres que transportam a urina para a bexiga;

• Uma bexiga onde a urina fica armazenada por algum tempo;

• Uma uretra na qual a urina é expelida do corpo.

Alem dos rins as estruturas restantes funcionam como um encanamento constituindo as vias do trato urinário. Essas estruturas ureteres, bexiga e uretra não modificam a urina ao longo do caminho, ao contrario, elas armazena e conduzem a urina do rim para o meio externo.

Rim

É definido como cada um dos órgãos excretores dos vertebrados.

Este é o principal órgão que compõe o sistema excretor e osmorregulador, responsáveis por filtrarem dejetos presentes no sangue e excretá-los juntamente com água.

Os rins são órgãos pares, em forma de grão de feijão, localizados logo acima da cintura, entre o peritônio e a parede posterior do abdome.

Sua coloração é vermelho-parda, eles estão situado de cada lado da coluna vertebral, por diante da região superior da parede posterior do abdome, estendendo entre a 11 costela o processo transverso da 3 vertebra lombar. São descritos como órgãos retroperiotoneais, por estarem posicionados por trás do peritônio da cavidade abdominal. Eles são recobertos pelo peritônio e circundado por uma massa de gordura e de tecido areolar frouxo, cada rim tem cerca de 11,25cm de comprimento 5 a7,5cm de largura e um pouco mais de que 2,5cm de espessura. O rim esquerdo é um pouco mais comprido e mais estreito do que o direito, seu peso no homem adulto, varia entre 125 a 170g; na mulher adulta, entre 115 a 155g.

Na margem medial côncava de cada rim encontra-se uma fenda vertical- o Hilo renal onde a artéria renal e a veia e a pelve renal deixam o seio renal. No Hilo a veia renal, que esta anterior a artéria renal, que esta anterior a pelve renal. O Hilo renal é a entrada para um espaço dentre do rim, O seio renal, que é ocupado pela pelve renal, cálices, nervos, vasos sanguíneos e linfáticos e uma variável quantidade de gordura.

Cada rim apresenta duas faces, duas bordas e duas extremidades.

Duas Faces: anterior e posterior, as duas são lisas, porém a anterior é mais abaulada e a posterior mais plana;

Duas Bordas: medial côncava e lateral convexa;

Duas Extremidades: superior glândula supra- renal e inferior a nível de L3.

Anatomia Interna dos Rins

Em um corte frontal através do rim, são reveladas duas regiões distintas: uma área avermelhada de textura lisa, chamada córtex renal e uma marron-avermelhada profunda, denominada medula renal. A medula renal consiste em 8-18 estruturas cuneiformes, as pirâmides renais, a base é uma extremidade mais larga de cada lado da pirâmide olha o córtex e seu ápice extremidades mais estreita, chamadas papila renal, aponta para o hilo do rim.

As partes do córtex de estendem entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com