Sistemas De Tempo Compartilhado
Monografias: Sistemas De Tempo Compartilhado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessikbia • 14/9/2013 • 238 Palavras (1 Páginas) • 839 Visualizações
Sistemas de Tempo Compartilhado
A capacidade e o tempo de processamento da máquina é dividida entre múltiplos usuários, que acessam o sistema através de terminais. O usuário dirige a sua tarefa, seus comandos são interpretados e executados em seguida (processamento on-line) O uso da técnica de multiprogramação para a manipulação de múltiplos jobs interativos.Jobs são constantemente “trocados” entre memória e disco (“swap”). O tempo de resposta é baixo, Número de tarefas processadas/tempo é baixo.
Sistemas de Tempo Real
Sistemas dedicados a uma classe de aplicações, tipicamente de controle e medição, que exigem monitoramento contínuo de instrumentos. Ex: sistemas de controle industriais, sistemas robóticos, sistemas de realidade virtual, automação doméstica, etc. Possuem restrições temporais bem definidas (o tempo de resposta é considerado crítico). Pode ser hard ou soft real-time.
• Hard Real-Time: Memória secundária limitada ou ausente (dados armazenados em memória ROM) Característica normalmente não suportada em sistemas operacionais de propósitos gerais.
• Soft Real-Time: Utilização limitada em controle industrial e robótica. Útil para aplicações que requerem características avançadas de sistemas operacionais (ex: multimídia, realidade virtual).
Critério de escalonamento
Utilização da CPU : % do tempo que a CPU fica ocupada (0- 100%)
Througput: numero de processos completados por unidade de tempo
Turnaround: intervalo de tempo entre a submissão de um processo e sua finalização
Tempo de espera: tempo que cada processo fica na final de tempo
Tempo de resposta: tempo que o processo demora para produzir alguma resposta a uma requisição
...