TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Trifasicos

Ensaios: Sistemas Trifasicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 3

Etec Presidente Vargas - 2014

Pesquisa : Impedância, Reatância indutiva e Reatância capacitiva

Felipe da Cruz Vieira n°11 – 3°ETN – Prof. Riberto

Impedância elétrica

Impedância é a medida da capacidade de um circuito de resistir ao fluxo de uma determinada corrente elétrica quando se aplica uma certa tensão elétrica em seus terminais. Em outras palavras, impedância elétrica é uma forma de medir a maneira como a eletricidade "viaja" em cada elemento químico. Todo elemento, do isopor ao titânio possui uma diferente impedância elétrica, que é determinada pelos átomos que compõem o material em questão. Obviamente, alguns materiais terão maior impedância comparado a outros, de menor impedância.

A impedância, expressa em ohms, é a razão entre a voltagem (ddp) aplicada por meio de um par de terminais para o fluxo de corrente entre estes mesmos terminais. Na corrente contínua (CC em português, DC em inglês) circuito e impedância correspondem à resistência. Ja na corrente alternada (CA em português, AC em inglês) a impedância é uma função da resistência, capacitância e indutância. Indutores e capacitores acumulam tensões que se opõem ao fluxo de corrente. Esta oposição, chamada reactância, deve ser combinada com a resistência para se encontrar a impedância. A reactância produzida por indutância (reactância indutiva) é proporcional à frequência da corrente alternada, enquanto que a reactância produzido pela capacitância (reactância capacitiva) é inversamente proporcional à frequência.

Reatância

é a resistência oferecida à passagem de corrente alternada por um indutor ou capacitor num circuito.

É dada em Ohms que constitui juntamente com a resistência elétrica a grandeza impedância.

Reatância capacitiva.

A reatância capacitiva só existe em circuitos de corrente alternada. Em circuitos de corrente contínua um capacitor apresenta resistência considerada infinita.

Todo capacitor em circuito de corrente alternada atua como um resistor (não que esta seja sua função no circuito, porém seu comportamento apresenta resistência).

Sua resistência será dada em função da frequência do circuito e o valor do capacitor dado em farads .

O valor nunca será exato, já que π é um número irracional.

Porém,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com