Sistemas de Irrigação
Por: Jayne Pereira • 7/9/2016 • Trabalho acadêmico • 312 Palavras (2 Páginas) • 204 Visualizações
ESTUDO DIRIGIDO
ASSUNTO: SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO
- QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO LOCALIZADA (MICROASPERSÃO E GOTEJAMENTO)?
O sistema de irrigação localizada por gotejamento possibilita uma vazão relativamente baixa, constante e uniforme, sendo possível reduzir o consumo de água em até 50%. Diminui a erosão do solo, infestação por ervas daninhas, exige baixa pressão cosumindo menos energia, além de ser resistente e compacto. Porém, o sol e animais podem desgastar as mangueiras acarretando maior gasto com tubos, e o custo inicial é um pouco elevado.
A micro-aspersão possui quase todos os benefícios do sistema de irrigação localizada, mas comparada ao sistema de gotejamento, oferece menos riscos de entupimento.
- QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO?
Esse tipo de irrigação pode ser utilizada em qualquer tipo de solo, molha 100% da área, é mais barato, porém gasta mais água e energia. O mesmo sofre a ação dos ventos ocasionando a diminuição da uniformidade de distribuição.
- QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR SUPERFÍCIE (SULCO E INUNDAÇÃO)?
O método de irrigação por sulco possui menor custo de implantação, não possui problemas em relação ao vento, economiza energia e não há dificuldades relacionadas a entupimentos de asperssores. Em contrapartida requer mais mão de obra, torna-se limitado pela declividade do terreno e agrega problemas em solos com alta taxa de infiltração.
Já o método de irrigação por inundação exige menos mão de obra e, permite o aproveitamento da água da chuva. O ponto negativo desse sistema encontra-se na dificuldade do transito de máquinas devido a presença de lama, além de aumentar a incidência de insetos.
ALUNA: Jayne Pereira Silva
TURMA: Agro3v
...