Sistemas de informações. Visão sistêmica segundo o cientista Churchman
Artigo: Sistemas de informações. Visão sistêmica segundo o cientista Churchman. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kkvr • 28/11/2014 • Artigo • 1.886 Palavras (8 Páginas) • 566 Visualizações
2. Sistemas de informações (Material extraído da bibliografia citada para a Prova B1)
Conceitos: Visão sistêmica segundo o cientista Churchman – 1971
§ Alter incorporou a O’Brien o enfoque em TI – Tecnologia da Informação: hardware – software – dados.
§ O’Brien incorporou: pessoas, equipamentos, programas, procedimentos e dados. SI – Sistemas de Informação: organizações – pessoas – tecnologia
Sistemas de Informação Orientados para Áreas de Operação- SPT - Sistemas de Processamento Transacional: de apoio à operação nas organizações.- SAE - Sistemas de Automação de Escritórios – Aplicações voltadas para a eficiência, geralmente relacionadas com automação de escritório, sendo a mais significativa delas a de - Correio Eletrônico e os aplicativos MS-Office ou Open Office.- Sistemas de Controle de Processos: industriais, administrativos, comerciais etc.
SIG - Sistemas de Informações Gerenciais ou Orientados ao Gerenciamento. Voltados para as funções gerenciais das organizações: planejamento, coordenação e controle. Normalmente fornecem informações totalizadas dos sistemas da classe anterior, isto é, dos sistemas orientados para operação.
SAD - Sistemas de Apoio/Orientados à Decisão - O segundo tipo de decisões tomadas pela administração é aquele que não é repetitivo nem rotineiro. Podem até ser decisões que serão tomadas uma única vez e são caracterizadas por sua singularidade. Como vimos anteriormente, esses problemas e suas decisões são conhecidos como não estruturados, e suas necessidades com relação à informação não são bem conhecidas. Já que os tipos e a quantidade de informação necessária para tomar uma decisão gerencial em uma situação não-estruturada não são prontamente aparentes, é difícil projetar um sistema para fornecer a informação, mas não é impossível. A chave para se desenhar um SAD bem-sucedido é a flexibilidade.
SIEX/EIS - Sistemas de Informação Orientados a Executivos ou SAE – Sistema de Apoio ao Executivo. Consolidam informações de fontes internas e externas das empresas. Eles fazem uso de formas gráficas de apresentação de resultados, são pouco ou mesmo não estruturados e caracteristicamente são utilizados pela alta administração de uma empresa.
Sistemas de Informação Orientados ao Desempenho. Sistemas de informação de inteligência artificial ou especialistas; Sistemas de trabalho em equipe ou de computação colaborativa (CSWC); Sistemas de intercâmbio eletrônico de dados como o do envio da declaração do Imposto de Renda; Sistemas de apoio ao ensino ;Sistemas de informações estratégicas com informações internas e externas em relação às organizações para que obtenham vantagem competitiva.
Sistemas de Comunicação: Comunicação: Emissor – Mensagem – Meio de transmissão e Receptor. Podem ser convencionais ou não.
Tecnologias como as utilizadas nos web-sites de intranets, da Internet, e de extranet criam novos canais para comunicações interativas dentro de uma companhia, com clientes, e com fornecedores, parceiros de negócios, e outros agentes do ambiente externo de negócios. Daí, o encorajamento à colaboração interfuncional com clientes em desenvolvimento de produto, marketing, entrega, atendimento e suporte técnico.
A empresa que monta uma estrutura de e-business bem-sucedida focalizada no cliente tenta “controlar” a experiência total que o cliente tem da companhia por meio de abordagens tais como:
Permitir o cliente fazer pedidos diretamente no seu web-site e por meio de parceiros de distribuição.
Construção de um banco de dados que capta as preferências e capacidade de compra dos clientes permite aos funcionários terem uma visão completa de cada cliente; é a base de um CRM – Customer Relationship Management.
Uma das mais importantes estratégias competitivas da atualidade é a reengenharia de processos de negócios BPR - Business Process Reengineering são melhorias que visam uma aproximação da gerência por meio do aumento da eficiência e a eficácia dos processos no qual existem dentro das organizações. Trata-se de um reexame fundamental e um redesenho completo de processos de negócios para alcançar melhorias dramáticas no custo, qualidade, velocidade e atendimento. A reengenharia (BPR) promove a inovação empresarial estratégica visando melhorias nos processos empresariais, de forma que uma empresa possa se tornar uma concorrente muito mais forte, de maior sucesso no mercado e mais competitiva.
Uma tendência importante nessa área é conhecida por Gestão da Qualidade Total (TQM). A Gestão da Qualidade Total (TQM) enfatiza a melhoria da qualidade focada nas exigências e expectativas do cliente de produtos e serviços. Isso pode envolver muitas características e atributos, tais como o desempenho, a confiabilidade, a durabilidade, a pronta entrega, a ampla rede de assistência técnica etc.
A TQM utiliza diversas ferramentas e métodos para propiciar esse diferencial:
Qualidade dos produtos ou serviços que os torna mais atraentes;
Prazos mais curtos e menos variáveis entre o projeto, a produção, e a distribuição;
Maior flexibilidade para atender as exigências e hábitos do cliente;
Custos menores por meio da redução de retrabalho e eliminação de desperdício;
Agilidade no desempenho competitivo para reagir diante da concorrência é a capacidade de uma empresa prosperar em mercados mundiais em rápida transformação que aumenta seu desempenho configurados para o conquistar cliente. Uma empresa ágil depende, em grande medida, da tecnologia da informação para controlar processos empresariais. As quatro estratégias fundamentais para criar a competição ágil são:
Recompensar os Clientes. Empresas ágeis recompensam os clientes com soluções aos seus problemas ou necessidades. Produtos ou serviços de valor agregado são preferidos quando
...