Sobre O Arremeso De Pesso
Artigo: Sobre O Arremeso De Pesso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rgrgrgrg • 11/3/2014 • 427 Palavras (2 Páginas) • 341 Visualizações
Talvez o arremesso de peso, em uma forma simplificada, seja uma das primeiras atividades esportivas praticada por qualquer garoto. Afinal, quem, quando criança, nunca competiu com seus amigos para descobrir quem arremessava mais longe uma pedra ou um pedaço de madeira?
De acordo com historiadores, a origem deste esporte está realmente relacionada a arremessos de pedras. Em pesquisas, foram encontradas referências a este tipo de atividade na civilização egípcia e em outros povos da Ásia.
Ao longo dos tempos, entretanto, muita coisa mudou. Aos poucos a pedra foi perdendo espaço na disputa. No século 17, soldados ingleses organizaram competições de lançamento de balas de canhão, considerado o embrião do atual arremesso de peso.
Nos dias de hoje, o objeto redondo arremessado pelos atletas é feito de ferro fundido e não é nada leve: 7,26 kg para os homens e 4 kg paras mulheres.
BENEFÍCIOS - Dentro do atletismo, o arremesso de peso é considerado uma das provas mais completas para o corpo. Na hora do lançamento, o atleta utiliza praticamente todas as articulações e, para não se lesionar, precisa passar por um processo de fortalecimento dos membros superiores e inferiores.
"Os atletas fazem um esforço muito grande na hora de arremessar. A preparação exige um giro de tronco e de joelhos, com o peso sobre a mão na altura do pescoço. No momento do arremesso, o braço passa a ser o principal responsável", explicou João Vicente, coordenador de atletismo da equipe do Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional), de São José dos Campos.
A arremessadora Stela Pat, também da equipe joseense e atuante na modalidade há 11 anos, concorda que esta modalidade é uma ótima maneira para cuidar da forma física.
"No arremesso, o corpo é trabalhado como um todo. Melhora a qualidade de vida, o desempenho cardiovascular e mantém o corpo em forma", explicou.
TÉCNICA X FORÇA - Ao contrário do que possa parecer, ser forte não é a principal qualidade para se tornar um arremessador. Cada vez mais, a técnica de cada atleta é o principal diferencial na hora das competições.
"Atualmente, o arremesso é composto por 60% de força e 40% de técnica. Tem muita gente que levanta 400 kg no braço, mas se for arremessar peso não vai conseguir passar de cinco ou seis metros", explicou João Vicente.
Para efeito comparativo, o recorde brasileiro feminino é de 19,30 metros.
Para os profissionais envolvidos na área, o ideal é que os jovens comecem no arremesso de peso por volta dos 12 anos. Até os 15, os garotos e garotas praticam o arremesso de pelota, bem mais leve do que o peso dos adultos.
...