Socialização
Tese: Socialização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: meiree • 4/3/2014 • Tese • 467 Palavras (2 Páginas) • 141 Visualizações
Resumo
Tempos Modernos
O Vídeo nos mostra a época da Revolução industrial onde as máquinas foram introduzidas no processo de produção.
Na primeira parte do vídeo nos mostra as maquinas tomando o lugar dos homens e uma das invenções é a maquina para os operários fazerem suas refeições em menor tempo possível.
Também se refere a uma crítica ao modernismo e ao capitalismo representado através da industrialização, se baseando no operário em uma rotina incansável linha de montagem de uma indústria. Havia um grande stress e saturação por excesso de trabalho ao quais os operários eram submetidos.
Socialização, é o processo pelo qual o ser humano, desde criança, aprende o modo de vida de sua sociedade, desenvolvendo sua capacidade de se tornar um indivíduo e um membro do grupo em que se encontra. É um processo contínuo que nunca se dá por terminado. Sem esse passo fica mais difícil do individuo interagir com os demais da sociedade.
Entre os principais agentes de socialização estão à família, a escola, os meios de comunicação de massa, entre outros.
Por outro lado, os mecanismos da socialização não inviabilizam que o indivíduo adquira personalidade própria. Isto quer dizer que, socializados, os indivíduos não se tornam todos iguais, apenas compartilham certos traços que permitem sua identificação como parte de um grupo específico.
Certas personalidades adquirem destaque no conjunto da vida social, que podem acabar sendo “copiadas”, contribuindo assim para o processo de socialização. É assim que surgem os “heróis”, que se tornam símbolos sociais expressivos ao apresentarem traços de personalidade que inspiram a imitação. Os heróis refletem muito sobre a própria sociedade.
A vida em sociedade é pautada em relações sociais que se estabelecem a partir de posições sociais definidas em termos de prestígio social. Por sua vez, a posição que um indivíduo ocupa na sociedade é chamada de status.
A posição social do indivíduo acaba por determinar o comportamento ou o seu papel social, além de estabelecer normas de condutas para serem seguidas, fixa direitos e obrigações. Em outras palavras, a posição social do indivíduo pode torná-lo um objeto de admiração ou de recriminação.
Por outro lado, destaca-se que a cada posição social (status) ocupada por uma pessoa corresponde a um determinado papel social, que nada mais é do que o comportamento socialmente esperado de uma pessoa que detém certo status. Voltando à socialização, durante sua formação é que se dá um processo de aprendizagem do comportamento de papéis.
A relação entre o indivíduo e a sociedade, envolve processos e mecanismos dos quais a maioria das pessoas não se dá conta. A perspectiva de que a sociedade constrói o indivíduo e, com isso, acaba por determinar suas relações precisa ser considerada como senso crítico em nome da compreensão de suas complexidades. Por isso a importância das Ciências Sociais, que debatem e refletem sobre este quadro com propriedade e embasamento reflexivo.
...