Socialização
Pesquisas Acadêmicas: Socialização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edinarlei • 12/3/2014 • 829 Palavras (4 Páginas) • 5.178 Visualizações
01 - Para viver em sociedade, todo indivíduo precisa internalizar determinados conjuntos de normas sociais e transformá-los em sua vida prática em comportamentos que são aceitos socialmente. Esse processo na Sociologia compreende o que se chama de socialização.
Como se desenvolve esse processo de socialização nas sociedades modernas e quais as principais instituições responsáveis por ele?
O processo pelo qual um individuo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilado a cultura que lhe é própria. É um processo continuo que nunca se por terminado, realizado através da comunicação, sendo inicialmente pela imitação para se torna mais sociável. O processo de socialização inicia-se, após o nascimento, e através, primeiramente, da família da família ou outros agentes próximos a escola.
2- Um dos conceitos de sociedade desenvolvidos pela Sociologia se refere a um conjunto de indivíduos que convivem num mesmo espaço e num mesmo tempo. A solidariedade entre os integrantes é fundamental para manter a coesão entre eles. Duas são as formas de solidariedade e a cada uma delas corresponde uma forma específica de sociedade.
Estabeleça a correspondência entre a forma de sociedade e sua respectiva forma de solidariedade, e explique em que consiste cada uma dessas formas.
A solidariedade de tipo mecânica refere-se a uma sociedade estruturada pela semelhança. Os indivíduos diferem pouco uns dos outros. Membros de uma mesma coletividade, eles se assemelham por que tem sentimentos, valores crenças em comum.
A solidariedade orgânica refere-se a uma sociedade estruturada pela diferença. É aquela em a unidade coerente da coletividade, resulta de uma diferenciação de funções sociais de seus membros.
03 - A Sociologia surge no final do século XIX para dar conta, em certa medida, das transformações que ocorreram na sociedade, principalmente na França e na Inglaterra, a partir do século XVIII. Que transformações foram essas e quais as suas principais características?
A Revolução Industrial Inglesa pode ser resumida na substituição da energia física (humana) pela energia mecânica (das maquinas). Porem, trata-se de um processo lento, gradativo e irreversível que gerou transformações econômicas, políticas e sociais. Ou seja, a revolução Industrial que modificou radicalmente a organização da produção econômica e a Revolução Francesa que muda radicalmente as relações entre os indivíduos e o poder do Estado.
04 - A posição suprema dos países industrializados, sobretudo dos Estados Unidos, na produção e na difusão da mídia tem levado muitos observadores a falar no imperialismo da mídia. De acordo com essa visão, vivemos em um império cultural. Países menos desenvolvidos são considerados especialmente vulneráveis, por não possuírem os recursos necessários à manutenção de sua própria independência cultural.
Esse texto fala da dominação ou imperialismo da mídia. Relacione esse fenômeno social com a possibilidade de homogeneização das diferenças culturais.
As revoluções da comunicação situam-se no aparato tecnológico e não na estrutura social. As redes cibernéticas aumentam a ilusão de participação democrática, mas o aperfeiçoamento tecnológico aprofunda o totalitarismo do sistema, instaurando a globalização. A diversidade dos meios disfarça os fins da homogeneização universal, do mesmo modo que aparências democráticas fortalecem
...