Sociedade Direito E Cidadania
Artigos Científicos: Sociedade Direito E Cidadania. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: henriquesst • 29/9/2014 • 601 Palavras (3 Páginas) • 191 Visualizações
1) Décadas e décadas se passam, várias coisas mudam, algumas coisas deixam de existir outros só mudam de nome, outras o jeito de agir, além daquelas q são basicamente despercebidas pela população, como o caso da escravidão.
Na teoria ela teria sido extinta em meado dos anos de 1888, mas a verdade, é que ela ainda habita entre nós, não como antigamente, em senzalas e navios negreiros, mas sim em carvoarias, fazendas, até mesmo nas cidades grandes, em locais que você menos espera.
Infelizmente muitos acham que a escravidão deixou de existir, alguns tratam como uma página virada na nossa história, mas o problema é que situações de escravidão ainda existem na sociedade, podemos ver isso bem perto do nosso convívio, no Brasil, foram registrados 80% de casos de escravidão, esses casos foram registrados no norte e no centro-oeste do país.
Uma das principais causas deste problema é a enorme desigualdade entre as classes sociais. Onde as classes mais baixas são sujeitas, a utilizar sua mão de obra em situações inapropriadas, muitas vezes enganados, por pensarem que vão exercer uma função e ganhar por isso, porém são expostos a medíocres cargos, com as mais variadas e tristes funções.
A conscientização da população é fundamental, As pessoas precisam perceber que ao comprar produtos com preços muito abaixo do mercado, pode estar incentivando o trabalho escravo.
2) MAX WEBER, compreendia que a sociedade podia ser entendida a partir do conjunto das ações individuais. Sendo esse todo tipo de ação que o indivíduo faz, orientando-se pela ação de outros. Afirmava que só existe ação social, quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações com os demais.
Max Weber estabeleceu quatro tipos de ação social:
1. Ação social racional com relação a fins, na qual a ação é estritamente racional. Toma-se um fim e este é, então, racionalmente buscado. Há a escolha dos melhores meios para se realizar um fim;
2. Ação social racional com relação a valores, na qual não é o fim que orienta a ação, mas o valor, seja este ético, religioso, político ou estético;
3. Ação social afetiva, em que a conduta é movida por sentimentos, tais como orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, medo, etc., e
4. Ação social tradicional, que tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos arraigados. (Observe que as duas últimas são irracionais).
Weber também falava que as normas e regras sociais são o resultado do conjunto de ações individuais. Na sua concepção o método deve enfatizar o papel ativo do pesquisador em face da sociedade. (mundociencia.com.br/sociologia/weber.htm)
3) Várias vezes na história do futebol, jogadores foram agredidos com insultos racistas, não só verbalmente, mas também com lançamentos de objetos ou mimicas que levam ao ato racista. Um exemplo de tal basbaquice, foi do jogador Tinga, que foi um triste alvo do racismo numa partida de futebol. No dia a dia, não só jogadores são insultados com ato racistas, mas também pessoas negras na sociedade são ridicularizadas com alvos racistas, por pessoas medíocres, de mente pequena.
A sociedade pelos rumos que andam, dificilmente
...