Sociedade E Diversidade
Exames: Sociedade E Diversidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lILA2007 • 10/5/2013 • 977 Palavras (4 Páginas) • 445 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O reconhecimento do caráter multicultural de grande parte das sociedades, leva à constatação de muitas identidades culturais que tomam parte na constituição da diversidade histórica, cultural e linguística nas mais diversas localidades.
2 DIVERSIDADE
A imigração e a integração de várias culturas e povos é parte importante da
história de uma nação, desde sua formação. Há vários, fatores que durante os séculos foram acontecendo e miscigenado a sociedade, dentre esses fatores, a vinda do homem para América, tanto na parte pré-histórica, quanto nas grandes navegações, a chegada do europeu na América, África, Ásia... e etc.
Segundo Durkheim; os fatos históricos têm grandes influencia na formação do individuo, podendo este mudar seus hábitos no decorrer do tempo, de acordo com o ambiente externo. Este pensamento se confirma no Brasil um país com grande e rica diversidade histórica.
Diversidade Cultural no Brasil
Índios em ritual
Festa do bumba meu boi
Em geral, as pessoas deslocam-se entre países ou estados à procura de trabalho e melhores condições de vida. (imagem 1). Vemos na ilustração trabalhadores praticando a agricultura em comparação com o trabalho em industrias.(imagem 2). No passado o trabalho era braçal,muito rústico, não requeria formação, e o trabalho infantil era considerado normal; em contrapartida na atualidade, proíbe-se o trabalho infantil, e para estar apto ao trabalho o individuo deve obter a formação necessária para concorrer ás vagas de emprego disponíveis, sabendo-se que na maioria das vezes os empregadores
Imagem 1
Imagem 2
A língua de um povo constitui-se como um dos seus bens mais preciosos. É na língua que se apresentam refletidas as representações e construções de uma sociedade. É pela língua que se dão as relações de poder e dominação, os consensos, as discórdias, as transmissões culturais; assim como é pela língua que o sujeito constrói seu lugar na sociedade, também é através dela que é excluído.
A língua é indispensável na formação da sociedade, apesar de suas variações devido ao grupo social,a diversidade da linguagem é notada e apresenta diferenças regionais, locais e culturais.
A variação linguística é um assunto muito importante. É muito comum que, quando pessoas que possuem modos de falar distintos se encontram, surjam discussões sobre quem fala certo e quem fala errado.Inclusive na educação temos discussões sobre como ensinar a linguagem culta sem ferir a cultura linguística do individuo. Conforme Preti (1982), as comunidades linguísticas são responsáveis pelos regionalismos:
Segundo durkheim;a língua é 'imposta' aos indivíduos pela coerção; os indivíduos, ao mesmo tempo em que são submetidos ao sistema da língua, têm consciência dele e podem fazer escolhas quanto ao estilo linguístico a adotar. Neste contexto temos diferentes faces de uma mesma língua devidas á fatos relacionados ao fato histórico, cultural e regional.
Apesar do processo de globalização, que tenta, através dos meios de comunicação, criar uma sociedade homogênea – aspectos locais continuam fortemente presentes. A cultura é um desses aspectos: várias comunidades continuam mantendo seus costumes e tradições.
O Brasil, por apresentar uma grande dimensão territorial, possui uma vasta diversidade cultural. Os escravos africanos, a população indígena e os colonizadores europeus foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil. Em seguida, os imigrantes italianos, espanhóis,portugueses, alemães, entre outros, contribuíram para essa diversidade cultural. Aspectos como a culinária, danças, religião, são elementos que integram a cultura de um povo brasileiro.
Tanta diversidade poderia gerar conforme o pensamento de Marx guerras sangrentas e infinitas
...