Sociedade capitalista
Resenha: Sociedade capitalista. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ingrida • 7/9/2014 • Resenha • 227 Palavras (1 Páginas) • 178 Visualizações
A sociedade capitalista, que camufla a realidade, condiciona o mercado de trabalho e cria certos tipos de necessidades e, ao exigir capacidade profissional cada vez mais seleta, deixa a grande maioria à margem do que almeja (MÜLLER, 1997). Sem uma pers¬pectiva de futuro, toda uma geração pode desorientar-se.
No sistema capitalista, os atrativos para uma vida de consu¬mo levam as pessoas a buscar, desenfreadamente, a satisfação ilu¬sória de inúmeras necessidades; é mais fácil desencadear a pers¬pectiva de uma vida sem objetivo e sem valores do que uma vida de esperança e realizações.
A descoberta das ciências modernas fez o mundo passar por profundas transformações e se redefinir. Quando as primeiras so¬ciedades capitalistas começam a surgir, no final do século
Vamos perceber que o sistema capitalista em que vivemos nos coloca diante de uma re¬alidade cruel. Com uma ideologia própria, esse sistema criou um padrão de vida e de entendimento da sociedade conforme os inte¬resses das classes dominantes.
No fundo, o que interessa para as classes dominantes é o lucro cada vez maior. A riqueza que acompanha esse modo de con¬ceber a sociedade vai fazendo com que as pessoas vivam, cada vez mais, de modo egoísta, egocêntrico e imediatista.
A pessoa, na visão neoliberal, acaba valendo pelo que produz e pelo que consome. Ou seja, só quem produz e quem consome tem seu espaço, pequeno e sem muitas alternativas, na sociedade.
...