Socio Economico
Trabalho Escolar: Socio Economico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Beatrizalves • 23/9/2013 • 556 Palavras (3 Páginas) • 874 Visualizações
RESPOSTAS:
1 – Por que as reflexões, propostas e práticas de responsabilidade social e ambiental surgiram nas últimas décadas?
A responsabilidade social e ambiental passou a ser proposta e ações implementadas nas organizações nas últimas décadas, devido aos acontecimentos sociopolíticos e trajetória dos sistemas político econômicos. Apesar de haver tanta evolução tecnológica e melhorias em diversas áreas, os benefícios não estão disponíveis a todos, havendo fortes desigualdades sociais e econômicas, ainda existem pessoas com pouco ou sem nenhum acesso aos serviços básicos de saúde e higiene. Há muito o que fazer ainda.
No geral destruímos muito a natureza e seus recursos naturais de forma irreversível, muitos animais e plantas já foram extintos desequilibrando toda a cadeia alimentar, todos são afetados direto e indiretamente. Precisamos de mudanças positivas rápidas em prol da coletividade, não vivemos sozinhos, dependemos uns dos outros.
2 – Descreva 03 (três) aspectos que as práticas de responsabilidade ambiental podem reverter positivamente para a empresa.
A reflexão sobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, envolve uma necessária articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental.
A dimensão ambiental configura-se crescentemente como uma questão que envolve um conjunto de atores do universo educativo, potencializando o engajamento dos diversos sistemas de conhecimento, a capacitação de profissionais e a comunidade universitária numa perspectiva interdisciplinar.
Nesse sentido, a produção de conhecimento deve necessariamente contemplar as inter-relações do meio natural com o social, incluindo a análise dos determinantes do processo, o papel dos diversos atores envolvidos e as formas de organização social que aumentam o poder das ações alternativas de um novo desenvolvimento, numa perspectiva que priorize novo perfil de desenvolvimento, com ênfase na sustentabilidade socioambiental.
A realidade atual exige uma reflexão cada vez menos linear, e isto se produz na inter-relação dos saberes e das práticas coletivas que criam identidades e valores comuns e ações solidárias diante da reapropriação da natureza, numa perspectiva que privilegia o diálogo entre saberes.
A preocupação com o desenvolvimento sustentável representa a possibilidade de garantir mudanças sociopolíticas que não comprometam os sistemas ecológicos e sociais que sustentam as comunidades.
As empresas tem que passar uma imagem positiva de seus produtos para seus clientes, como a Natura por exemplo, que tem muitos produtos com refil para evitar que as embalagens vão para o lixo poluir o meio ambiente, é uma prática que beneficia os dois lados, cliente e fornecedor mas principalmente a natureza gerando uma economia de matéria prima preservando seu recursos naturais.
3 – Aponte, no mínimo, 04 (quatro) áreas estratégicas que as empresas devem adequar nas diretrizes do desenvolvimento sustentável para que efetivamente alcancem a responsabilidade social e ambiental.
A educação ambiental deve ser vista como um processo de permanente aprendizagem que valoriza as
...