Sociologia
Por: 21400490 • 3/4/2015 • Dissertação • 312 Palavras (2 Páginas) • 159 Visualizações
Sociologia
Introdução - Por meio do estudo da Sociologia conseguimos conhecimento científico sobre a realidade social, adquirindo assim, a capacidade mental para analisar as experiências do dia-a-dia e estabelecer relações entre elas que nos permite compreender,porquê existe sociedades tão diferentes
Século XIV ao século XVIII - O período entre os séculos XIV e XVIII foi um período de três grandes transformações.
Primeiro, o período das grandes navegações, podemos destacar as viagens em torno do continente Africano, o descobrimento do caminho para as Índias e para a América. O contato com outros os povos, outras culturas promoveu a expansão dos europeus, pois instalavam colônias em todas estas partes.
Segundo, o renascimento se caracterizou com a formação do Estado Moderno. Com o crescimento do comércio e a produção de muitas riquezas, viu-se a necessidade de realizar mudanças na estrutura política. Por isso, veio pouco a pouco, a centralização do poder jurídico, das forças armadas, da administração e o estabelecimento da máquina administrativa; um sistema burocrático e hierárquico mantido pela cobrança de impostos.
Terceiro, a Reforma protestante surge em um período de grande conflito religioso. Os reformadores questionavam a conduta do Clero, a estrutura da Igreja Católica e a autoridade do Papa, defendendo a livre leitura e a pregação da Bíblia, sem nenhuma intermediação da Igreja em assuntos relacionados à fé. NO século XVIII surge a burguesia, formada por comerciantes e banqueiros, começa a produção e a compra de matérias-primas e com isso a invenção das máquinas. No Brasil ocorre a exploração do ouro, no México da prata e nos Estados Unidos e na Índia do algodão.
Essas três transformações sociais foram importantes para a Sociologia, porque se fortaleceu como ciência, produzindo então, ferramentas para estudar as novas transformações na área da produção e nas organizações políticas na representação do povo, que deve sempre priorizar para as necessidades da pessoa e do grupo social.
Cláudia Cinti Figueiredo
...