Sociologia: ORIGEM E EVOLUÇÃO
Seminário: Sociologia: ORIGEM E EVOLUÇÃO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 14/2/2014 • Seminário • 720 Palavras (3 Páginas) • 372 Visualizações
SOCIOLOGIA: ORIGEM E EVOLUÇÃO
F Questões obrigatórias para o dossiê
1. Sintetize as principais características das ciências naturais e das ciências humanas, de acordo com o texto estudado.
As ciências humanas estudam como vive o indivíduo na sociedade,sua maneira de ser,agir e sentir.
É o estudo das origens,do desenvolvimento,da organização e do funcionamento de uma sociedade,tendo como foco o homem,seu comportamento e transformações,não podendo deixar-se influenciar em suas pesquisas os seus conceitos pré- estabelecidos,sendo que nesse caso as pesquisas são realizadas em situações reais.
Exemplo: Sociologia,Antropologia e Ciência Política,etc.
. As ciências naturais tem como alvo o estudo dos fenômenos da natureza, tem como exemplo de ciências naturais as disciplinas.
Exemplo: Biologia,Química,Física,Geografia,etc.
2. A sociologia surgiu em um contexto de profundas transformações socioeconômicas e políticas da sociedade moderna, provocadas principalmente pela ocorrência das chamadas revoluções burguesas. Fale sobre essas duas revoluções.
As revoluções burguesas tem como marco a mudança de uma sociedade feudal,para a produção capitalista,ou seja o trabalhador deixou de ser um servo,pagando impostos aos proprietários das terras e passou a trabalhar em troca de um salário,surgindo assim duas novas classes,a burguesia e o proletariado.
A Revolução Industrial trouxe a mecanização com as máquinas à vapor e a produção em grande quantidade para suprir o crescimento populacional das cidades.
Com o crescimento das indústrias o trabalho no campo passou a produzir matéria prima para elas,mudando de agrário para industrial.
Com o marco do capitalismo, ou seja,a relação entre burguesia e proletariado,começaram a aparecer divergências,os burgueses em sua minoria organizavam-se em seu favor e os proletários enquanto maioria passou a organizar-se e lutarem por direitos trabalhistas,mudando assim amaneira de pensar tornando-se racional e científico,originando-se a Revolução Francesa.
Resumindo a Revolução Industrial trouxe grandes transformações na economia da sociedade e com isso a Revolução Francesa teve como conseqüências a mudança do pensamento político e a luta contra a desigualdade,havendo a queda da monarquia da época para uma república democrática.
Assim a revolução francesa foi uma briga política,pois a disputa era pelo poder , Comte era filósofo e observando a necessidade passou a estudar a diferença entre patrão e empregado, surgindo assim a sociologia.
3. Explique com suas palavras a Lei dos Três Estados, desenvolvida por Auguste Comte.
Estado teológico – Que explica os fatos pela vontade divina e acontecimentos da natureza.
- Estado metafísico – Fase onde a descrença num Deus e a não comprovação dos fatos,procura-se respostas no misticismo.
- Estado racional ou positivo – A busca por explicações passa de teológicas e místicas para respostas racionais comprovadas cientificamente.
4. Por que Auguste Comte é considerado o pai do positivismo?
Auguste Comte é considerado o pai do positivismo pois acreditava que podíamos planejar o desenvolvimento da nossa sociedade e do homem,baseado nas ciências exatas e biológicas,reorganizando e sistematizando o conhecimento humano,com o objetivo da organização social e política.
Porque através do seu pensamento positivista buscava analisar a sociedade com a mesma objetividade das ciências naturais.
5. Defina o que são fatos sociais, na concepção de Émile Durkheim e por que este autor entende que a sociedade precede o indivíduo.
A sociologia é o estudo dos fatos sociais.
Consiste no processo de interação humana,as mudanças coletivas da maneira de agir,pensar e sentir impostas ao indivíduo e que a sociedade considera correto.
Para ele a sociedade precede o indivíduo,porque o mesmo já nasce tendo que se adequar aos padrões pré-estabelecidos por ela,que se impõe ao indivíduo.
Para Durkheim a sociedade era algo que estava fora e dentro do homem ao mesmo tempo.
6. Cite as três principais obras de Émile Durkheim. Qual o tema principal tratado em cada uma delas?
As principais obras são:
As regras do método sociológico – Trata-se de que os fatos sócias são impostos ao indivíduo desde o seu nascimento com poder de coerção sendo punido caso não siga os padrões.
Divisão do trabalho social – Estudo que aborda a interação social entre os indivíduos que integram em uma coletividade na sociedade gerando a dois tipos de solidariedade:
- Solidariedade mecânica - Onde os indivíduos tem funções semelhantes ou que realizem trabalhos parecidos e são unidos por pensamentos comuns.
- Solidariedade orgânica – Onde ressalta as diferenças e as divergências entre os indivíduos que é de grande importância pois há a troca de experiências,pois o indivíduo não vive sozinho e necessita do próximo para ensinar e também aprender.
Suicídio – Retrata o poder de coerção dos tipos sociais pressionando o indivíduo a atentar contra sua própria vida.
...