Sociologia da Religião para Durkheim
Por: kinem_br • 10/6/2018 • Trabalho acadêmico • 499 Palavras (2 Páginas) • 522 Visualizações
Sociologia da Religião para Durkheim
Síntese: A sociologia da religião se fundamenta na compreensão humana entre o “profano” e o “sagrado” deixando de lado crenças e colocando em estudo o papel fundamental em que exerce na sociedade.
Jean Carlos da Silva Arrabal
Graduando do curso de Engenharia Civil na faculdade Uneouro de Ouro Preto do Oeste – RO
Devanir Aparecido dos Santos
Professor Ms / Orientador do Curso de Engenharia Civil da Faculdade Uneouro de Ouro Preto do Oeste – RO
Introdução:
A Sociologia da Religião analisa as religiões como fenômenos sociais, procurando desvendar a influencia dela na vida da sociedade, se fundamentando na dimensão social da religião e na dimensão religiosa da sociedade.
Métodos:
Para realizar esta análise, foi feito um resumo baseado em diversos sites distintos.
Desenvolvimento:
Durkheim considera a religião como parte essencial da vida social diz que sempre há uma preocupação básica ao se questionar a religião, que e a diferença entre o sagrado e o profano, deixando bem explicito que ao afirmar “Sagrado, tudo aquilo em que os interditos protegem e isolam, Profano, tudo a qual esses interditos se aplicam e que devem permanecer à distância das primeiras.”
Conclusão:
Para Durkheim, o sagrado se torna naturalmente superior em relação ao profano, e concluindo ainda que a religião é algo eminentemente social, caracterizando a religião como representações coletivas nesse sentido a religião e um produto coletivo.
Referencias:
http://www.sociologia.com.br/sociologia-da-religiao/
http://www.formacaoweb.com.br/ilessons/lay4/licao.php?idLicao=6417
Sociologia Politica
Síntese: A Sociologia Política é uma área que estuda fenômenos políticos utilizando as teorias e metodologias típicas da pesquisa sociológica.
Jean Carlos da Silva Arrabal
Graduando do curso de Engenharia Civil na faculdade Uneouro de Ouro Preto do Oeste – RO
Devanir Aparecido dos Santos
Professor Ms / Orientador do Curso de Engenharia Civil da Faculdade Uneouro de Ouro Preto do Oeste – RO
Introdução: Quando falamos em política, nos dividimos em duas partes, uma diz que a política se resume a disputa de indivíduos e grupos pelo controle do estado, a outra fala que a politica se relaciona as possibilidades de livre participação que todos cidadãos deveriam ter nas decisões coletivas. Dependendo da parte que se estuda, altera-se a ideia de onde começa e termina sua pesquisa.
Métodos:
Para realizar esta análise, foi feito um resumo baseado na internet.
Desenvolvimento: Digamos que politica é tudo que diz respeito a gestão do que pertence a um coletivo de pessoas, incluindo recursos e instituições. Podemos dizer então que a Sociologia Politica irá tratar de relacionar sociedade e política, entendendo as relações de poder que se dividem entre essas duas esferas. Tendo como exemplo quando um conjunto de empresas pressiona o governo para aprovar novas leis trabalhistas que permitam uma jornada de trabalho mais longa, este pode ser um possível objeto de estudo para o pesquisador de Sociologia Política. Pois observamos o exercício do poder politico dentro de um contexto social onde há interesses conflituosos entre dois grupos sociais (empresários e empregados).
...