Sociologia o indivíduo ea sociedade
Seminário: Sociologia o indivíduo ea sociedade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: platao01 • 18/11/2013 • Seminário • 448 Palavras (2 Páginas) • 411 Visualizações
Individuo: Pessoa considerada isoladamente, em relação a uma coletividade: o indivíduo e a sociedade.
Cultura pode ser definida como um conjunto de hábitos, instrumentos, objetos de arte, tipos de relações interpessoais, regras sociais e instruções em determinado grupo.
Sociedade: Espaço de conflito no qual se apresentam interesses divergentes, composto por indivíduos que apresentam culturas e comportamentos diversos.
O indivíduo tem sido estudado pela psicologia, a sociedade pela sociologia e a cultura pela antropologia social. O homem se difere dos outros animais por ser um animal cultural e o domínio do uso da fala marca o início do processo de interpretação e interação com o simbólico contido nas instituições culturais
Através da fala (Elias 1995 & Vygotsky 1984) a criança internaliza controles e planejamentos para seus comportamentos pré-programados ligados à sua estrutura biológica (os “instintos”), controles e planejamentos que passam de um plano interpessoal(das relações sociais) para um plano intrapessoal, onde tal processo desenvolverá um controle egóico (Lúria 1987) no indivíduo, que , finalmente o propiciará e o habilitará controlar suas atividades e de outrem.
Assim, o jeito de andar, de se expressar, hábitos de higiene, emoções, o modo de fabricar e usar instrumentos, será adquirido nas relações socio-culturais, onde o indivíduo sofrerá o processo de “enculturação” (Herskovits 1948), assimilando uma quantidade substancial da cultura que o cerca e desenvolvendo características que o tornará “humano” .. As relações interpessoais são crucias para conceituar o “eu”.
O indivíduo não está isolado acima da sociedade nem tampouco a sociedade paira sobre os indivíduos”(op cit 59), isto porque a sociedade é composta de indivíduos, e “o indivíduo é um ser intencional e criativo, em constante transformação, e que coletivamente pode mudar o processo cultural que o constitui”(op cit 70).
O indivíduo e sociedade se interagem através de uma relação dialética, não dicotômica, entre si. A sociedade é uma rede de inter-relações individuais em constante mobilidade, relações idealizadas e realizadas não por indivíduos passivos, nem por “super-homens”( não havendo uma relação direta com o ‘super-homem’ de Nietsche), mas por indivíduos que possuem uma subjetividade construída. Na cultura estadunidense o “eu” é constituído sobre a base cultural onde as pessoas se vêem independentes e autônomas, com o desejo de se sobressaírem às outras. Este tipo de ego é menos sensível e menos atento aos outros do que o ego interdependente, predominante na cultura japonesa
O que se percebe é que para estudar o comportamento humano, para entender as ações e reações de um indivíduo a uma determinada situação, é necessário entender o contexto social que está inserido, quais são suas visões, suas limitações de pensamento e movimento dentro de seu raio de ação, pois indivíduo e cultura estão intrinsecamente ligados, e não se entende um sem entender o outro.
http://www.geocities.ws/dioliveirah/psi01ics.html
http://www.gna.psc.br/psicoterapia-psicologa-artigos/individuo-cultura-e-sociedade
http://docente.ifrn.edu.br/joseavelino/slides-de-aulas/slides-individuo-cultura-e-sociedade
http://docente.ifrn.edu.br/joseavelino/slides-de-aulas/slides-individuo-cultura-e-sociedade/relacoes-individuo-e-sociedade-momento-2-et-individuo-cultura-e-sociedade/view
...