Soldagem Automatizada
Monografias: Soldagem Automatizada. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: HugoSampaio • 5/11/2013 • 395 Palavras (2 Páginas) • 559 Visualizações
Enquadra-se no processo de fabricação mecânica o procedimento denominado soldagem, responsável pelo resultado de grande parte dos produtos fabricados em escala industrial. Todavia, um dos entraves que remetem a esse processo consiste no fato de haver dependência entre operador e máquina no momento da realização da solda. Os parâmetros impostos pelo operador durante a soldagem, como o comprimento e a orientação do eletrodo ou a velocidade de soldagem, podem causar problemas em locais próximos ao cordão de solda, comprometendo a resistência do produto acabado, e, consequentemente sua vida útil.
Diferentemente da soldagem manual, no qual todo o processo é realizado por um operador, a solda robotizada requer a realização de toda a operação por um robô, composto por um manipulador e um controlador.
No projeto de pesquisa em questão, objetiva-se, como resultado final, o desenvolvimento de uma estação de solda automatizada a partir de um manipulador robótico programável com seis graus de liberdade. Para tanto, levantou-se informações tanto a respeito do processo de soldagem propriamente dito como a respeito da movimentação do braço robótico DX-100, presente na sala DEG13 do departamento de Engenharia da UFLA. Em sequência, fez-se o controle da solda a partir do microcontrolador Arduíno, a fim de entender a lógica do sistema, visualizá-lo em funcionamento na planta real e compará-lo ao sistema controlado pelo próprio braço. O princípio de funcionamento do sistema se dá através de um sensor de luz LDR que, depois de calibrado, capta a luz do ambiente e o transforma em um sinal enviado ao controlador. Esse sinal é interpretado de acordo um valor de referência estabelecido pelo programador. A partir de certa quantidade de luz, o controlador, através de um transistor, aciona o motor DC da máquina de solda responsável pela liberação do arame de soldagem. A variação da intensidade de luz, no início do processo se dá devido ao arco voltaico que surge no momento em que o polo positivo do material de adição da solda (eletrodo) se aproxima do material a ser soldado (polo negativo).
É notória a vantagem da soldagem automática em vista da soldagem manual, tanto em termos de qualidade tanto como em custo do processo de fabricação. A necessidade em aumentar a produtividade, superar a escassez de trabalho qualificado e o aumento crescente das exigências de segurança elevam a demanda pela automação, superando assim, muitos problemas que surgem no dia-a-dia do chão de fábrica.
...