Solubilidade da substância
Projeto de pesquisa: Solubilidade da substância. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: li.zancoper • 20/11/2014 • Projeto de pesquisa • 696 Palavras (3 Páginas) • 275 Visualizações
1. CAPÍTULO: Introdução - Soluções
Em termos físico-químicos, as soluções podem ser preparadas a partir de qualquer combinação de sólidos, líquidos e gases. Em termos farmacêuticos, soluções ‘são preparações líquidas que contém uma ou mais substâncias químicas dissolvidas num solvente adequado ou numa mistura de solventes mutuamente miscíveis.
Além do fármaco, nas soluções estão presentes outros solutos. Estes geralmente são incluídos para corar, aromatizar, edulcorar a solução, ou para conferir estabilidade. Ao se formular ou preparar uma solução, o farmacêutico precisa utilizar informações sobre a solubilidade e a estabilidade de cada um dos solutos presentes em relação ao solvente ou ao sistema solvente empregado.
1.2 . Solubilidade
A solubilidade de uma substância num determinado solvente indica a concentração máxima na qual uma solução com aquela substância e aquele solvente pode ser preparada. Quando um solvente, em dada temperatura, já tiver dissolvido todo o soluto de que é capaz, diz-se que está saturado.
Através de seleção de um agente solubilizante diferente de uma forma química diferente do fármaco, como o seu sal, da alteração do pH de uma solução, ou da substituição parcial ou total do solvente, o farmacêutico pode, em certos casos, dissolver um soluto em quantidades maiores do que seria possível em outras condições.
A temperatura é um fator importante na determinação da solubilidade de um fármaco e na preparação de sua solução. A maioria das substâncias absorve calor ao se dissolver e se diz que elas têm um calor de dissolução positivo, resultando num aumento de solubilidade com o aumento da temperatura. Algumas poucas substâncias têm um calor de dissolução negativo e exibem um decréscimo de solubilidade com o aumento da temperatura. Outros fatores, além da temperatura, afetam a solubilidade. Entre eles contam-se as várias propriedades químicas e outras propriedades físicas do soluto e do solvente, fatores de pressão, acidez ou basicidade da solução, estado de subdivisão do soluto e agitação física aplicada à solução durante o processo de dissolução, e foram esses os processos aplicados às soluções preparadas nesta aula.
2. CAPÍTULO: Materiais utilizados
Nesta aula foram disponibilizados os seguintes materiais para trabalho:
Béquer
Cálice graduado
Proveta
Pipeta
Vidro de relógio
Papel de seda
Bastões de vidro
Funil
Papel-filtro
Espátulas
Etilômetro
Dipirona Sódica
Metilparabeno
Água Purificada
Álcool Etílico
Chapa Aquecedora
Embalagem – Vidro Âmbar
Embalagem – Frasco plástico 1.000ml
3. CAPÍTULO: Formulação I - Solução de Dipirona 500mg/mL
Fórmula: Preparar 30mL
Dipirona Sódica ------------------500mg
Metilparabeno --------------------0,03%
Água Purificada qsp 1mL
Técnica de preparo:
Ates da manipulação, todos os integrantes do grupo munidos de todos os EPI´s, realizaram todos os cálculos referentes ás dosagens de cada item.
Após este procedimento, foi iniciado a etapa de pesagem de cada
...