TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Status E Papel

Artigo: Status E Papel. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

fatores biologicosSociologia da Educação

Um dos mais influentes intelectuais de todos os tempos, Karl Heindrich Marx idealizava uma sociedade com uma justa e equilibrada distribuição de renda.

Segundo sua linha de pensamento, os indivíduos estão organizados em classes (dominante e dominada) conforme a distribuição dos meios de produção (relações de produção) – determinismo econômico.

A sociedade seria formada por uma infra-estrutura, a qual é reflexo da superestrutura e age dialeticamente sobre a mesma. A ideologia é uma inversão da realidade e garante a reprodução da dominação de classes. Para ele, o capitalismo é um sistema no qual a burguesia concentra o capital e os meios de produção (instalação, máquina e matéria-prima) e explora o trabalho do proletariado, mantendo-o numa situação de pobreza e alienação.

Por estar baseado numa característica contraditória, a de explorar o seu próprio alicerce – a classe trabalhadora - , o sistema prepara o caminho para a sua própria destruição. O capitalismo levaria a luta de classes a um ponto crítico, em que o proletariado, privado de sua liberdade por meio da contínua exploração, acabaria por se unir. A derrota da burguesia coincidiria com a instalação do comunismo.

Várias mãos ajudando a escrever - sociologia da educaçãoExistem alguns textos redigidos por Marx e Engels que abordam sobre a formação e o ensino em que a concepção de educação está proferida com o horizonte das relações sócio-econômicas daquela época.

Sua obra é bastante vasta, contemplando temas especificamente econômicos, filosóficos, históricos, antropológicos e sociológicos.

O ponto de partido para Karl Marx é a existência de indivíduos que vivem em sociedade e estabelecem relações, sendo que a essência do homem é o conjunto das relações socias. O que diferencia o homem de outros animais é que ele produz os seus próprios meios de existência. Nesse sentido a educação é um elemento de manutenção da hierarquia social.

Uma das possibilidades de viabilizar a emancipação do ser humano consiste na integração entre ensino e trabalho. A esta integração ele designou ensino politécnico, através do qual o indivíduo se desenvolverá atrvés numa perspectiva abrangente. "A integração entre ensino e trabalho constitui-se na maneira de sair da alienação crescente, reunificando o homem com a sociedade..."Gadotti (1984, p. 54-55).

Uma contradição importante refere-se a perda da autonomia do processo produtivo, ficando sujeito às decisôes tomadas pelos administradores, inclusive a partir da introdução de modernas máquinas e mudanças, visando aumentar a produção e o lucro.

O ensino seria um instrumento para o conhecimento e também para a transformação social e do mundo.

Karl Marx propõe a recuperação do sentido do trabalho enquanto atividade fundamental, na qual o indivíduo humaniza-se sempre ao invés de alienar-se do mundo. Uma educação "omnilateral" continua faltando em nossa sociedade e o atual sistema educativo exclui e domina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com