Suply Chain Management
Monografias: Suply Chain Management. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Edilson94 • 13/10/2013 • 8.164 Palavras (33 Páginas) • 332 Visualizações
Gestão da cadeia logística
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde setembro de 2013).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Gestão logística. Por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo em aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1,2) e não se esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central. (desde maio de 2012)
Text document with red question mark.svg
Este artigo contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2010)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
A gestão da cadeia logística, (do inglês: Supply Chain Management), também conhecida como gestão da cadeia de suprimentos (Brasil), gestão da cadeia de fornecimento (Portugal), pipeline logístico ou rede logística, tem, desde o final dos anos 1980, ganho bastante popularidade, apesar de existir confusão sobre o seu significado. Muitas pessoas utilizam esta noção como um substituto ou sinônimo de logística. No entanto, a definição de gestão da cadeia logística é mais abrangente que o conceito de logística.
A gestão da cadeia logística é a integração dos processos do negócio do consumidor através dos fornecedores de produtos, serviços e informação, com o objectivo de acrescentar valor para o cliente (Lambert et al., 1998, p. 504).
Na cadeia logística padrão, as matérias-primas são procuradas e os bens são produzidos em uma ou mais fábricas, transportadas para armazéns como armazenamento intermédio, e depois transportadas para os retalhistas ou clientes. As estratégias utilizadas para obter uma cadeia logística eficaz consideram as interacções entre os vários níveis da cadeia logística, de forma a reduzir o custo e melhorar o serviço prestado. A cadeia logística consiste nos fornecedores, centros de fabricação, armazéns e centros de distribuição, assim como matérias-primas, produtos no processo de fabricação, e produtos finais que circulam entre as fábricas.
Assim a gestão da cadeia logística consiste numa série de aproximações utilizadas para integrar eficazmente fornecedores, fabricantes e lojas, para que a mercadoria seja produzida e distribuída nas quantidades ideais, na localização certa e no tempo correcto, com o objectivo de satisfazer o nível de serviço e diminuir os custos ao longo do sistema (Simchi-Levi et al., 2003, p. 1).
A cadeia logística não é composta apenas de movimentação de produtos físicos entre empresas. Envolve, também, o fluxo de informação e capitais entre as mesmas companhias. A comunicação é um factor chave para a manutenção e gestão da cadeia logística. Os membros da cadeia logística têm de fazer tudo o que estiver ao seu alcance para melhorar as operações da cadeia, pois são essas medidas que permitem reduzir os custos e aumentar as receitas (Fredendall et al., 2001, p. 4).
Índice
1 Evolução da gestão da cadeia logística
1.1 Cadeia logística interna
2 Participantes na cadeia logística
2.1 Produtores
2.2 Distribuidores
2.3 Retalhistas
2.4 Clientes
2.5 Fornecedores de serviços
3 Integração na cadeia logística
3.1 Problema com cadeias logísticas fragmentadas
3.2 Benefícios da integração
4 Operações da cadeia logística
4.1 Planejamento
4.2 Aprovisionamento
4.3 Fabrica
4.4 Entrega
4.4.1 Pipeline logístico
4.5 Processos
5 Decisões estratégicas
5.1 Estratégia logística vs. logística estratégica
5.2 Auditoria logística
5.3 Estratégia global
5.4 Supply chain drivers
5.4.1 Produção
5.4.2 Estoques
5.4.3 Localização
5.4.4 Transporte
5.4.5 Informação
5.4.6 Competitividade
6 Actividades logísticas na empresa
7 Atividades Logísticas numa Instituição Pública
8 Serviços e valor agregado
9 Implementação de um departamento logístico
10 Referências
11 Ver também
12 Bibliografia
13 Ligações externas
Evolução da gestão da cadeia logística
Cadeia logística é o grupo de fornecedores que supre as necessidades de uma empresa na criação e no desenvolvimento dos seus produtos. Pode ser entendido também como uma forma de colaboração entre fornecedores, retalhistas e consumidores para a criação de valor. Cadeia logística pode ser definida como o ciclo da vida dos processos que compreendem os fluxos físicos, informativos, financeiros e de conhecimento, cujo objectivo é satisfazer os requisitos do consumidor final com produtos e serviços de vários fornecedores ligados. A cadeia logística, no entanto,
...