TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Surgimento E Institucionalização No Brasil

Dissertações: Surgimento E Institucionalização No Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  2.082 Palavras (9 Páginas)  •  1.745 Visualizações

Página 1 de 9

Correta

(Enade 2004) Sob a autocracia burguesa (a ditadura de 1964/1984), o serviço social brasileiro explicitou, pela primeira vez, a perspectiva da intenção de ruptura com o conservadorismo.

O marco desse processo ficou conhecido como:

Resposta Selecionada:

Corretaa.

“Método B.H.”.

Respostas:

Corretaa.

“Método B.H.”.

b.

Método psicossocial.

c.

Método fenomenológico.

d.

Método funcionalista.

e.

Método positivista.

Feedback da resposta:

Alternativa A (correta) A intenção de ruptura com o serviço social tradicional produz a crítica ao serviço social tradicional e seu embasamento, pautado no regime, responde a suas demandas. Queria romper com o pensamento conservador. Introduz a teoria social de Marx (método de BH).

Alternativa B: O método psicossocial foi inserido com a fenomenologia.

Alternativa C: O método fenomenológico não intentava a ruptura com o conservadorismo.

Alternativa D: O funcionalismo era influência norte-americana e não intentava a ruptura.

Alternativa E: O positivismo, enquanto corrente, não intenta a ruptura.

Pergunta 2

0,5 em 0,5 pontos

Correta

A contestação ao tradicionalismo profissional emergiu na metade dos anos 1960 e prolongou-se por uma década, implicando um questionamento global da profissão, de seus fundamentos, de suas raízes sociopolíticas e da direção social da pratica profissional. Esse processo é denominado:

Resposta Selecionada:

Corretac.

Movimento de reconceituação.

Respostas:

a.

Serviço social latino-americano.

b.

Movimento eclesial de base.

Corretac.

Movimento de reconceituação.

d.

Serviço social tradicional.

e.

Serviço social clássico.

Feedback da resposta:

Para responder esta questão é necessário remeter-se ao contexto histórico delimitado na década de 1960 e aos movimentos que emergiram.

Alternativa C (correta): A partir de 1960, o serviço social começa a sofrer importantes transformações no movimento de reconceituação da profissão na América Latina, que trazia uma denúncia do conservadorismo profissional iniciado na década de 1960 e desenvolvido até a década de 1980, influenciado pela conjuntura histórica mundial, principalmente na América Latina. Nessa década a profissão veio a questionar seus referenciais e requisitar uma renovação em diferentes níveis: teóricos, metodológico, técnico operativo e político. Esse processo de mudanças na formulação teórica e prática do serviço social não se deu de forma isolada, mas sim inserido no movimento das demais ciências sociais e humanas, que discutiam a temática do “desenvolvimento” e de suas repercussões na América Latina. Esse movimento, denominado de “movimento de reconceituação”, impôs ao assistente social a necessidade da constituição de um novo projeto profissional, comprometido com as demandas e interesses da população usuária dos serviços. O movimento foi reprimido pelo golpe militar de 1964, com a neutralização de todos os segmentos comprometidos com a democratização da sociedade e do Estado (Bravo, 2007).

Alternativa A: O serviço social latino-americano foi uma influencia para o serviço social brasileiro, pelos seus ideários de lutas, mas não foi um movimento em si.

Alternativa B: O movimento católico não suscitava mudanças.

Alternativa D: O serviço social tradicional apresenta-se mais como uma postura do que um movimento.

Alternativa E: O serviço social clássico não rememora mudanças estruturais.

Pergunta 3

0,5 em 0,5 pontos

Correta

A interlocução do serviço social com as diferentes vertentes teórico-metodológicas de inspiração marxista, fenomenológica, funcionalista, modernizadora e suas consequentes respostas profissionais às expressões da questão social podem ser analisadas a partir da própria inscrição da profissão na divisão social do trabalho e de sua função no processo de reprodução das relações sociais como uma atividade polarizada por interesses contraditórios.

Sobre as vertentes teórico-metodológicas, que se constituíram em referencial de análise para o serviço social, podemos afirmar que:

I- No funcionalismo, o serviço social se constitui como profissão de ajuda, se propõe a promover a integração e/ou ajustamento do homem ao meio.

II- No marxismo, o serviço social se situa no processo de reprodução das relações sociais como atividade auxiliar e subsidiária no exercício do controle social.

III- Na fenomenologia, o serviço social tematiza a noção de intervenção social como um procedimento metódico de processo de ajuda psicossocial, desenvolvido através do diálogo.

IV- Na vertente modernizadora, o serviço social se caracteriza como uma profissão comprometida com uma sociedade mais justa e solidária, ou seja, com a transformação social.

Assinale

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com