Sustentabilidade Por que razões o projeto deve ser feito e como trazer conseqüências positivas?
Projeto de pesquisa: Sustentabilidade Por que razões o projeto deve ser feito e como trazer conseqüências positivas?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: semjohnnybegood • 19/11/2013 • Projeto de pesquisa • 1.665 Palavras (7 Páginas) • 414 Visualizações
SUMÁRIO
1 Introdução 4
1.1 Por quais motivos o projeto deve ser realizado e como trazer impactos positivos? 4 e 5
2 Etapa 01 5
2.1 Objetivo Geral 5
2.2 Objetivo específico 5 e 6
2.3 Público-Alvo 6
3 Etapa 02 6
3.1 O projeto 6 e 7
3.1.1 Metodologia e Desenvolvimento do projeto 7 e 8
3.1.2 Cronograma de Plantio 8 e 9
4 Conclusão..........................................................................................................................10
5 Referências Bibiográficas................................................................................................11
1 Introdução
1.1 Por quais motivos o projeto deve ser realizado e como trazer impactos positivos?
Este trabalho busca desenvolver através da implantação da cultura orgânica de hortaliças, experiências e conhecimentos sobre a prática em nossa região disseminando assim a idéia de responsabilidade ambiental e segurança alimentar. Os participantes deste projeto serão os alunos de ensino médio e fundamental de instituições públicas e particulares.
Os principais resultados esperados no projeto são: primeiro a formação de uma consciência ecológica na comunidade escolar e o outro é a socialização das informações entre os alunos bem como a disseminação entre os envolvidos de uma responsabilidade com o meio ambiente e a segurança alimentar.
Totalmente em evidência na Europa e América do Norte, o produto orgânico começa a ser considerado no Brasil como uma solução economicamente viável e ecologicamente correta para o consumidor, consciente da necessidade de se preservar o meio ambiente.
Produtos orgânicos são aqueles obtidos através de processos naturais, que não agridem o meio ambiente e possibilitam a produção de alimentos livres de pesticidas, herbicidas, fungicidas e outros aditivos químicos artificiais. O produto orgânico é um alimento natural, mas nem todo alimento natural é orgânico. Isso porque o produto orgânico não é simplesmente um produto livre de agrotóxicos. Toda a tecnologia utilizada na produção de alimentos orgânicos envolve conhecimento de várias Ciências, que trabalham para desenvolver um sistema de manejo equilibrado dos recursos naturais.
A saúde das populações cada vez mais está diretamente relacionada com a questão do equilíbrio entre produção e meio ambiente não só pela oportunidade de mercado como por causa da sustentabilidade do sistema produtivo. Para os países em desenvolvimento temos grandes produtores exportadores, mas também temos uma imensa rede de pequenos produtores regionais que abastecem os centros urbanos, nosso foco são esses produtores que se entende serem responsáveis de certa forma por parte da saúde alimentar de seus consumidores.
A conversão em agricultura orgânica é o período de transição do sistema de produção agropecuária convencional para o sistema orgânico, tendo como primeiro passo a suspensão imediata dos agro químicos. Esse período varia de 1 a 2 anos, dependendo da cultura e das condições iniciais do ambiente da propriedade.
O processo de conversão de uma área convencional para orgânica é longo e complexo, a cultura de produção convencional está espalhada entre nossos produtores rurais e as empresas vendedoras de insumos agrícolas químicos que trabalham no sentido de manter e aumentar este mercado. Sendo a produção orgânica um sistema que requer muito mais mão de obra do que capital, significando ser mais viável para os pequenos produtores.
A primeira fase do trabalho na escola na busca da certificação é de suma importância para a continuidade do projeto, porém as informações necessárias para a certificação são bastante detalhadas e completas, sendo fundamental o envolvimento de toda a comunidade escolar neste momento.
2 Etapa 01
2.1 Objetivo Geral
• Desenvolver, observar, recolher e analisar o comportamento de desenvolvimento da cultura de hortaliças através de práticas orgânicas para a formação de conhecimento local sobre as culturas e as formas de procedimento quando se trabalhar com conceitos fundamentados na agricultura orgânica.
• Disseminar a cultura de produção agrícola saudável, respeito ao meio ambiente e assim contribuir para as políticas de segurança alimentar.
2.2 Objetivo Específico
Através da interdisciplinaridade e envolvimento da comunidade escolar, procurar estabelecer uma forma de atuar na produção de hortaliças de modo inovador, pelo fato do escasso material sobre o assunto. O intuito do trabalho é sistematizar informações sobre o desenvolvimento da cultura, apontando os acertos, erros, dificuldades e descobertas, para que todos alunos tenham possibilidade, a cada nova cultura encontrar formas de produzir organicamente.
2.3 Público-Alvo
Através da interdisciplinaridade e envolvimento da comunidade escolar, procurar estabelecer forma de atuar na produção de hortaliças de modo inovador, pelo fato do escasso material sobre o assunto. O intuito do trabalho é sistematizar informações sobre o desenvolvimento da cultura, apontando os acertos, erros, dificuldades e descobertas, para que todos alunos tenham possibilidade, a cada nova cultura encontrar formas de produzir organicamente.
3 Etapa 02
3.1 O projeto
O Projeto de Horta Orgânica será implantado nas escolas, com intuito de agregar conhecimento aos alunos num novo seguimento de mercado que esta crescendo na sociedade consumidora e ao mesmo tempo formar nestes alunos uma consciência critica da importância da preservação ambiental, o desenvolvimento sustentável e segurança alimentar.
Os colégios terão de disponibilizar uma área de 365 metros quadrados (Fig. 1). Para as atividades contando com vários canteiros, duas linhas de irrigação por aspersão utilizando água de qualidade de poço artesiano, lugar apropriado para produção de húmus, compostagem,
...