Sustentabilidade> Revolução Industrial
Por: alemartinssss • 17/3/2016 • Tese • 342 Palavras (2 Páginas) • 1.707 Visualizações
Sustentabilidade
No ano de 1750, com o inicio da Revolução Industrial, os problemas ambientais tiveram seu inicio na sociedade. Desse modo, com o uso do carvão mineral como fonte de energia, surgiram teares mecânicos, máquinas a vapor, ferrovias e navios. Entretanto, ao passar dos anos, a intensificação do desenvolvimento de novas maquinas, carros e investimento em tecnologia, atuaram para uma grande mobilização do homem com o termo sustentabilidade.
É indiscutível a presença de fatores prejudiciais causados pela ação antrópica, dessa forma, o Brasil atualmente é considerado o terceiro país que mais produz lixo urbano, sendo a China e Estados Unidos ocuparem posições à frente. Segundo o ministério do Meio Ambiente, 220 toneladas por dia são geradas de lixo, o que equivale a 1,2 quilos diários por pessoa no Brasil. Com isso, o alcance da sustentabilidade torna-se de difícil acesso na sociedade, pois o individuo não desenvolveu o senso crítico sobre os efeitos do homem ao meio ambiente.
Entretanto, a ONU criou no ano de 1987, o documento “Nosso Futuro Comum”, no qual visava que, a sustentabilidade é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades, sem comprometer a capacidade das gerações futuras suprir suas necessidades. Contudo, no documento apresentava uma série de medidas para um desenvolvimento sustentável, evidenciando uma conscientização da população. Desse modo, o Brasil passou a ocupar a primeira posição de países que realizam a Reciclabilidade, a reciclagem do alumínio. A partir disso, pode-se entender que, a sustentabilidade, está sendo praticada, porém, de modo lento pela sociedade brasileira.
Por fim, entende-se que, embora poucos indivíduos praticam atos sustentáveis, tal efeito é reduzido com o desenvolvimento do senso crítico consciente, seja na base publicitária, seja na base escolar. Contudo, a fim de atenuar o problema, o Estado juntamente com o Ministério do Meio Ambiente, deve implementar no ensino de base, projetos de educação ambiental, visando evidenciar, a qualquer faixa etária, a suma relevância da consciência ecológica. Desse modo, também implementar nas cidades, intensas coletas seletivas e campanhas publicitárias. Com isso, além de formar cidadãos conscientes, o Brasil passará aos poucos, a alcançar a sustentabilidade.
...