Síndrome Metabólica
Exames: Síndrome Metabólica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: este22 • 29/9/2014 • 604 Palavras (3 Páginas) • 252 Visualizações
Síndrome Metabólica
A síndrome metabólica também chamada de plurimetabólica, ou síndrome x, é um conjunto de sinais clínicos ou laboratoriais acompanhados ou não de sintomas decorrentes de anormalidades metabólicas, onde há uma associação de fatores de risco para as doenças cardiovasculares, vasculares periféricas e diabetes. Estes fatores são a hipertensão arterial, o aumento de colesterol, a hiperglicemia e o acumulo de gordura intra-abdominal. A síndrome metabólica se associa a obesidade pela a alimentação inadequada e pelo sedentarismo.
A síndrome basicamente aparece no organismo por uma resistência do próprio corpo ao hormônio insulina. Na origem da síndrome estão normalmente os maus hábitos alimentares e a falta de exercícios físicos regulares. Quando há acúmulo de gordura no abdômen, a insulina, produzida pelo pâncreas, encontra resistência para levar a glicose para dentro das células e dessa forma, ocorre uma maior produção e liberação do hormônio, que fica circulando pelo corpo.
O pâncreas ressente-se da alta produção de insulina, causando diabetes tipo 2, vários órgãos podem ser afetados. No fígado, a resistência a essa substância favorece a dislipidemia, que é o aumento do LDL, o mau colesterol, e a uma diminuição do HDL, o bom. No rim há uma maior absorção de sódio, elevando a pressão arterial. A hiperglicemia, e outras alterações típicas da diabetes vão causar dano adicional à parede das artérias e veias, potenciando a aterosclerose na crescente obstrução dos vasos, que irá condicionar um aumento da pressão sanguínea (hipertensão) ou um agravamento desta.
A síndrome metabólica está relacionada ainda a tumores malignos (câncer de cólon, de mama e de próstata), doenças neurodegenerativas (como o mal de Alzheimer), acidente vascular cerebral, osteoartrite (um desgaste ósteoarticular) e, nas mulheres, a alterações de fecundidade, porque se associa à síndrome dos ovários policísticos. Assim como também há influência genética no caso de obesidade, diabetes tipo 2 e hipertensão arterial.
Diagnóstico
As manifestações da síndrome começam na idade adulta ou na meia-idade e aumentam muito com o envelhecimento. O número de casos na faixa dos 50 anos é duas vezes maior do que aos 30 e 40 anos. É mais comum no sexo masculino. Vários critérios foram criados para fazer o diagnóstico de síndrome metabólica, sendo levado em conta as características clínicas (presença dos fatores de risco) e dados laboratoriais. Pode ser identificada quando o doente tem em conjunto 3 ou mais dos seguintes critérios:
• Perímetro abdominal aumentado:
o Homem — Igual ou superior a 102 cm / 40 polegadas
o Mulher — Igual ou superior a 88 cm / 35 polegadas
• Trigliceridémia elevada: Igual ou superior a 150 mg/dL (ou a utilização de fármacos para o controle)
• Colesterol HDL (“bom”) diminuido (ou a utilização de fármacos para a sua elevação):
o Homem — Inferior ou igual a 40 mg/dL
o Mulher - Inferior ou igual a 50 mg/dL
• Pressão
...