TECNOLOGIA DE GESTÃO
Exames: TECNOLOGIA DE GESTÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ludiniz • 6/5/2013 • 7.480 Palavras (30 Páginas) • 446 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO
Tecnologias de Gestão
Atividades Práticas Supervisionadas
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Administração de Empresas da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da disciplina de Tecnologias de Gestão.
JACAREÍ /SP
2012
1- INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo conhecer os processos administrativos desenvolvidos em uma determinada empresa, que está em fase de mudanças e quebra de paradigmas, utilizando as Tecnologias e Ferramentas de Gestão. As tecnologias e ferramentas de gestão proporcionam conteúdo e conhecimento, nos preparando para termos uma visão sistêmica dos processos realizados na empresa e que serão analisados em seu desenvolvimento. Verificaremos se a gestão está usufruindo as ferramentas para cultivar os seus pontos fortes e avaliar o que precisa ser melhorado, conduzindo os processos à eficiência para alcançar os objetivos da empresa.
A qualidade nas empresas se torna uma condição para melhorias contínuas, e que o objetivo é de chegar a zero nos defeitos dos processos. A prática da qualidade destaca um meio para atingir os resultados desejados e faz uso de um conjunto de técnicas e ferramentas integradas ao modelo de gestão. A qualidade total envolve organizações como um todo. O conceito de qualidade é associado à definição de conformidade às especificações. Este conceito contribui para a visão de satisfação do cliente.
A prática das tecnologias ensina as empresas organizacionais a se estruturarem e terem o único objetivo que é a mudança para melhoria contínua e a melhoria contínua implica em retomada do processo na etapa ou meta em que se fizer necessária à mudança.
ETAPA 1
Passo 1
*Empresa: SPDM - ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA Hospital Municipal José Carvalho de Florence
*Localização: Rua Saigiro Nakamura, 800 – Vila Industrial – São José dos Campos – São Paulo – CEP: 12.200-000.
*Segmento: área hospitalar fornece atendimento médico, ambulatorial, cirurgias e exames de alta complexidade.
*Especialidades: anestesiologia, cardiologia, cirurgia cardiovascular, cirurgia geral, cirurgia vascular, clínica médica, endocrinologia, endoscopia, fisioterapia, gastroenterologia, genética médica, ginecologia e obstetrícia, hematologia e hemoterapia, infectologia, medicina do trabalho, medicina intensiva, nefrologia, odontologia (periodontia), radiologia e diagnóstico por imagem.
*Porte: grande porte, com 1375 colaboradores.
*Missão: "Promover ações de saúde na atenção primária, integrada com a gestão pública, em benefício da população de forma ética e humanizada, com compromisso social e qualidade técnica”.
*Valores: profissionalismo, qualidade, responsabilidade social, trabalho em equipe, ética.
*Contato: Glaucea Pereira Carvalho – Assistente Administrativo.
A SPDM constitui-se em uma associação civil, de natureza filantrópica, reconhecida como entidade de utilidade pública Federal, Estadual e Municipal. A SPDM é parceira em diversos convênios no âmbito Estadual e Municipal.
Desde o início das atividades, a SPDM / Programa de Atenção Básica e Saúde da Família, busca o crescimento e a consolidação dos serviços de saúde, a fim de garantir mudanças nos indicadores e na qualidade de vida da população, pautado entre outros, pelos princípios da integralidade e da eqüidade, com uma visão estratégica da gestão dos serviços de saúde, definida em um processo de aprimoramento contínuo.
Neste contexto a SPDM em conjunto com os gestores locais, contribuem para a implantação de programas de saúde e capacitação dos profissionais na busca de criar condições para construção de um modelo de atenção à saúde participativa e solidária em um modelo de gestão de serviços de saúde que busca a excelência de forma integrada. As principais ações desta direção têm como bases a responsabilidade social, a excelência em assistência, ensino, pesquisa na área da saúde e a excelência de seu quadro de profissionais.
Na maioria das vezes não basta à adoção de uma única ferramenta administrativa, mas um conjunto de soluções para que a instituição atinja os padrões de qualidade exigidos pelos clientes. A empresa está passando por mudanças e quebra de paradigmas para se adequar às normas e receber o certificado da ONA - Organização Nacional de Acreditação.
ONA é uma organização não governamental caracterizada como: “pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos e de interesse coletivo”, com abrangência de atuação nacional. Tem por objetivo geral promover a implementação de um processo permanente de avaliação e de certificação da qualidade dos serviços de saúde, permitindo o aprimoramento contínuo da atenção, de forma a garantir a qualidade na assistência aos cidadãos brasileiros, em todas as organizações prestadoras de serviços de saúde do país.
Missão da ONA: Promover o desenvolvimento de um processo de Acreditação visando aprimorar a qualidade da assistência à saúde em nosso país.
Valores da ONA: Credibilidade, Legitimidade, Qualidade, Ética, Resultado.
Visão da ONA: Tornar o Sistema Brasileiro de Acreditação e a Organização Nacional de Acreditação, uma referência nacional e internacional, com uma metodologia reconhecidamente sólida e confiável, comprometida com a viabilização de um processo de melhoria contínua, qualidade e produtividade no setor saúde.
Passo 2
Nos dias atuais as tecnologias e seus conceitos vêm se substituindo de maneira muito rápida, onde caberá aos indivíduos acompanhar essas mudanças. A quebra de paradigmas está presente no contexto atual como forma de orientar aqueles que precisam de limites e padrões pré-estabelecidos.
A mudança está por toda parte de nossa
...