TECNOLOGIA DE GESTÃO
Artigos Científicos: TECNOLOGIA DE GESTÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CLAUDIA24 • 13/6/2013 • 1.149 Palavras (5 Páginas) • 357 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso Superior Tecnologia em Recursos Humanos
Atividade Avaliativa Desafio de Aprendizagem
Disciplina: Tecnologias de Gestão
Prof. Me. Jefferson Teruya de Souza
Nome dos Acadêmicos e RA:
CLAUDIA SIQUEIRA DE PINHO OLIVEIRA RA: 340161
GISELE FRANCIS DIAS E SILVA RA: 326914
FRANCISCA DAS CHAGAS COSTA SILVA RA: 326913
JORDANA BATISTA DA SILVA RA: 334784
FERNANDA CRISTINA DA COSTA KLANN RA: 309531
Campo Grande/MS
2011
Nome doAcadêmico
CLAUDIA SIQUEIRA DE PINHO OLIVEIRA RA: 340161
GISELE FRANCIS DIAS E SILVA RA: 326914
FRANCISCA DAS CHAGAS COSTA SILVA RA: 326913
JORDANA BATISTA DA SILVA RA: 334784
FERNANDA CRISTINA DA COSTA KLANN RA: 309531
Atividade Avaliativa Desafio de Aprendizagem
Disciplina: TECNOLOGIAS DE GESTÃO
Prof.Me. Jefferson Teruya de Souza
Atividade Avaliativa: Desafio de Aprendizagem apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Tecnologias de Gestão para aobtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.
Campo Grande
2011
1. INTRODUÇÃO
Atualmente é imprescendivel a diversificação e a utilização de ferramentas de gestão empresarial. Afinal o que são ferramentas de gestão e para que servem? Objetivamente falando são instrumentos metodológicos da Prática Administrativa, que têm como objetivo atingir a eficiência e/ou eficácia na realização de uma determinada Tarefa ou Processo. Normalmente Utilizada para Obter informações mais complexas de uma forma mais estruturada. No relatório de hoje conheceremos as seguintes ferramentas: Terceirização de Serviços, Benchmarking, Open –Book Management, Reengenharia, Empowerment, SIG, e BSC para desenvolvimento são utilizados softwares específicos que tem a ver com as ferramentas, pois com a informatização das empresas e necessidades de respostas em tempo real, foram criados softwares baseados nestas ferramentas, que então as gerencia. Assim sendo, podemos descrever suscintamente o conceito de cada um deles.
Terceirização de Serviços
A inovação e a mudança de paradigmas envolve as melhores práticas identificadas na Gestão de Terceiros e se manifesta em significativos ganhos econômico-financeiros. Toda esta inovação na Gestão dos Serviços Terceirizados baseia-se em questionamentos que respondidos, mostram a vantagem de se terceirizar serviços. O Sistema de Gestão dos Serviços Terceirizados bem implantado na empresa e com estudos específicos, orientações gerais, especificações técnicas e auditoria com as mais modernas ferramentas organizacionais e que certamente lhe trará menor custo operacional minimização de riscos, maior segurança e racionalização de todo o processo.
Benchmarking
Na década de 70 surgiu nas empresas as práticas de observação e no início dos anos 90 o benchmarking passou a ser muito conhecido como uma relevante ferramenta que deveria ser usada todos os dia nas empresas. Segundo Maximiano (2004, p.494): "literalmente Benchmarking é usar um ponto de referência a ser copiado". A ferramenta gerencial do benchmarking tem uma grande vantagem em relação a outras ferramentas gerenciais, que é a sua aplicabilidade a qualquer tipo e forma de empresa, Isso é possível porque o objetivo geral do benchmarking é conseguir uma excelência em relação a produtos e serviços no ambiente empresarial.
Open –Book Management
Para que o conceito de OBM seja implantado é necessária total transparência, confiança e mobilização por parte dos funcionários fazendo-os pensar que são donos do negócio. Mas, nem todas as empresas estarão dispostas a utilizar essa ferramenta, a decisão deverá vir da alta gerência.
A gestão com livro aberto pode ser definida como uma ferramenta radical, pois é necessária uma inevitável delegação de poderes aumentando o nível de comprometimento e responsabilidade dos funcionários fazendo com que se sintam importantes dentro da empresa e lutem pela sobrevivência da mesma em prol de preservarem seus empregos.
O clima organizacional positivo é de suma importância para que a ferramenta seja bem aplicada, assim como a tecnologia da informação, sem ela seria impossível a comunicação dentro da empresa, a mesma deverá formular novos sistemas de recompensa, disponibilizar os números importantes, saber ganhar o comprometimento das pessoas, evitarem certos conceitos (erros) e saber utilizar alguns conselhos (passos essenciais) que são fundamentais.
Reengenharia
Reengenharia é uma estratégia de mudanças que visam tornar a empresa mais competitiva, através da adoção de medidas que alteram todas as operações e processos, como também em alguns casos, a própria estratégia empresarial.
...