TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO OPTIMIZADA
Projeto de pesquisa: TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO OPTIMIZADA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: izabbell • 1/6/2014 • Projeto de pesquisa • 817 Palavras (4 Páginas) • 188 Visualizações
OPT-TECNOLOGIA DA PRODUÇÃO OTIMIZADA
Beatriz Cordeiro de Bona
Prof.ª Sandra Araújo Machado
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE MARABÁ
Administração-Logística II
27/11/2012
RESUMO
Este trabalho tem o objetivo de conceituar o que seria OPT- Tecnologia da Produção Otimizada e o quanto esta ferramenta é importante se for aplicada de maneira correta dentro da organização, juntamente com a aplicação do JTI-Just in Time por apresentar vantagens como a redução de custos, simplificação da produção, flexibilidade, velocidade e qualidade.
Palavras-Chaves: OPT- Tecnologia da Produção Otimizada, JTI-Just in Time, redução de custos, simplificação da produção, flexibilidade, velocidade e qualidade.
1 INTRODUÇÃO
Atualmente as grandes empresas precisam utilizar ferramentas para avantajar seu processo de produção, diminuir os custos e aperfeiçoar a produção. As pequenas e médias empresas (PMEs) por apresentarem recursos financeiros escassos necessitam buscar outras estratégias para a aquisição dessas ferramentas que tem valor monetário elevado. Em função de sua produção ser em pequena escala, o custo para implantação dessas ferramentas fica alto e o retorno torna-se demorado.
Neste trabalho será abordada uma das ferramentas que objetiva a maior rentabilidade e lucratividade da organização, esta é a Tecnologia da Produção Otimizada-OPT (Opitmized Production Technology).
2 OPT-TECNOLOGIA DA PRODUÇÃO
OTIMIZADA
Segundo o artigo, o OPT é um método de gestão de produção utilizado pelas organizações com o objetivo de ter maior rentabilidade através da identificação, gerenciamento e resolução dos recursos considerados como gargalos. E foi desenvolvido por um grupo de pesquisadores irlandeses em 1978, do qual fazia parte o físico Eliyahu Goldratt e também pode ser definido como um sistema computadorizado, baseado na programação linear e que visa otimizar sistemas produtivos programando-os a partir de seus recursos críticos ou gargalos do processo.
O objetivo das empresas privadas é a obtenção de lucro e a ferramenta OPT implantada na empresa busca aumentar os ganhos e ao mesmo tempo reduzir o estoque e as despesas operacionais. E essa ferramenta funciona de acordo com os gargalos, por exemplo, se uma empresa tem uma máquina com capacidade de produção de 5.000 unidades/dia e sua demanda é de 8.000 unidades/dia, considera-se como recurso gargalo, pois a capacidade de produção é igual ou menor que a demanda. Porém se a demanda é de 2.000 unidades/dia, considera-se como recurso não-gargalo, uma vez que a capacidade de produção é maior que a demanda.
As indústrias precisam se preocupar com o processo de produção mais eficaz, aquele que reduz os custos e desperdícios de tempo e apresenta um produto final de qualidade as mãos dos clientes.
Segundo Armando P. Silva (apud CORRÊA e GIANESI (1996, p. 146-155) os princípios
da ferramenta OPT são os seguintes:
“Balancear o fluxo e não a capacidade; O nível de utilização de um não-gargalo não é determinado pelo seu potencial, mas por outras imposições do sistema; Utilização e ativação de um recurso não são sinônimos; Uma hora ganha num recurso gargalo é uma hora ganha para o sistema global; Uma hora ganha num recurso não-gargalo é um engano; O lote de transferência não pode ser, e frequentemente não deveria ser, igual ao lote de processamento; O lote de processamento
...