TECNOLOGIA ECONÔMICA
Projeto de pesquisa: TECNOLOGIA ECONÔMICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jacknascor • 20/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.707 Palavras (7 Páginas) • 210 Visualizações
ENGENHARIA ECONÔMICA
SUMÁRIO
Introdução
1-O da Analise da Engenharia Economica
2-Principios basicos da Engenharia Economica
3-Oprocesso de tomada de decisão
3.1- Tomada Racional de Decisao
3.2-sistematização do Processo de Decisao
3.3-tomada de decisao na engenharia economica
Bibliografia
INTRODUÇÃO
A Engenharia Econômica, conforme definição apresentada por E. L. Grant e W. G. Ireson, no livro Principles of Engineering Economy, compreende os princípios e técnicas necessárias para se tomar decisões relativas à aquisição e à disposição de bens de capital, na indústria e nos órgãos governamentais.
Pode-se, entretanto, ir um pouco mais longe e definir Engenharia Econômica como o conjunto de conhecimentos necessários à tomada de decisão sobre investimentos.
Ainda que os conceitos básicos tenham originado na indústria, a partir de problemas de natureza técnica, os métodos são gerais e sua aplicação não se restringe ao campo da engenharia. Problemas de Financiamento, situações envolvendo decisões de natureza pessoal, questões de aplicação de capital, são igualmente passíveis de análise pelos métodos da Engenharia Econômica. Justifica-se o nome, entretanto, porque grande parte dos problemas de investimento dependem de informações e justificativas técnicas e porque na maioria das organizações tais decisões são tomadas ou por engenheiros, ou por administradores agindo com base nas recomendações dos engenheiros.
1 O papel da análise na Engenharia Econômica
Os principais métodos de análise utilizados pela engenharia econômica para tomar decisões entre alternativas de investimento são:
• Valor anual equivalente
Consiste na determinação de um dos valores dos fluxos monetários de uma sequência de fluxos iguais, no final de cada período de tempo, que teria o mesmo efeito financeiro, quando o juro é considerado, que um outro fluxo ou sequência de fluxos monetários que não são, necessariamente de valores iguais ou igualmente espaçados no tempo.
• Valor presente
Envolve a determinação do valor monetário equivalente a fluxos monetários futuros, a uma dada taxa de juro.
• Taxa de rendimento
É determinada calculando a taxa de juro à qual o valor presente dos fluxos monetários de um projecto de investimento é igual à zero.
• Análise benefício-custo
É a comparação dos custos de um projecto de investimento com os seus benefícios feita pela diferença dos valores equivalentes, «benefício - custo», e não pelo quociente, «custo/benefício», como se pode inferir da designação mais comum de «razão» custo-benefício.
Princípios básicos para tomada de decisão
1- Reconhecer e definir alternativas: É necessario estudar e avaliar, reconhecer e definir as alternativas cabiveis para a tomada de decisão sendo ela a mais correta possível;
2- Consequências possíveis: As consequênciaspossíveis para a tomada de decisão, são as ameaças internas e externas, sendo elas: clientes, fornecedores, o governo, dentre outros;
3- Tomar cuidado às questões críticas dadas: Estabelecimento de estratégia para o melhor ponto de vista adotado;
4- Comparar as diferenças das alternativas dadas: A comparação das alternativas através de dados numéricos, pois em decisões económicas, as unidades monetárias são as únicas que satisfazem as especificações;
5- Irrelevância de aspectos comuns a todas as alternativas: Comparar as diferenças entre as alternativas, escolhendo a melhor;
6- Separação das decisões: Devem-se separar as decisões por método em comum
7- Necessidade de critérios de decisão.
8- Escolha do critério principal.
9- Critérios secundários aplicados às consequências expressas em termos monetários.
10- Dados irredutíveis do problema do investimento.
11- A necessidade de um ponto de vista sistémico.
3 . O Processo da Tomada de Decisão
3.1 Tomada Racional de Decisão
Embora possa-se pensar que as decisões sejam tomadas de forma racional, na prática não é isso que acontece. Geralmente, mesmo dentro das empresas, as decisões são tomadas com base em intuição e experiência anterior, sem utilizar-se métodos ou técnicas racionais. Por isso, entende-se que as decisões possuem racionalidade limitada Segundo esse conceito de racionalidade limitada, o processo de decisão se ocupa da seleção de alternativas que mais se encaixem em algum sistema de valores dos tomadores de decisão e são, até certo ponto, uma aceitação razoável.
3.2 Sistematização do Processo de Decisão
As decisões possuem fundamentalmente seis elementos:
1. Tomador de decisão – pessoa que faz a seleção entre várias alternativas de atuação.
2. Objetivos – propósito ou finalidade que o tomador de decisão almeja alcançar com sua ação.
3. Preferências – critérios com juízo de valor do tomador de decisão que vai distinguir a escolha.
4. Estratégia – direção ou caminho que o tomador de decisão sugere para melhor atingir os objetivos e que depende dos recursos que se dispõe.
5. Situação: aspectos ambientais dos quais vela-se o tomador de decisão, muitos dos quais fora do controle, conhecimento ou compreensão e que afetam a opção.
6. Resultado: é a decorrência ou resultante de uma dada estratégia definida pelo decisor.
Aponta que o processo de decisão é complexo e está sujeito às características individuais do decisor quanto da circunstância em que está envolvido e da maneira como compreende
...