TECNOLOGIAS Sobre GESTÃO
Tese: TECNOLOGIAS Sobre GESTÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: juniormaneta • 27/3/2014 • Tese • 10.355 Palavras (42 Páginas) • 214 Visualizações
TECNOLOGIAS
DE
GESTÃO
Tutor: Fernando DA SILVA C. MOTA
Taguatinga/DF
Novembro / 2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi elaborado com a finalidade de compreensão das tecnologias associadas aos instrumentos, técnicas e estratégias utilizadas na busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizações.
Abrangeremos ações de planejamento, avaliação e gerenciamento de pessoas e processos referentes a negócios e serviços presentes em organizações públicas ou privadas, de todos os portes e ramos de atuação.
Caracterizaremos todas as tecnologias organizacionais, viabilidade econômica, técnicas de comercialização, ferramentas de informática, estratégia de marketing, logística, finanças, relações interpessoais, legislação e ética.
ORGANIZAÇÃO
Empresa: Lubrificantes Lotus Brasil Ltda.
Localização: SDE Quadra 03 Conjunto D Lote 20 PRO-DF - P Sul – Ceilândia/DF
Segmento em que atua: Química.
Produtos Comercializados: produz aditivos para óleos lubrificantes, aditivos para combustíveis e melhoradores de índice de viscosidade.
Porte/Tamanho: Empresa de grande porte.
Número de funcionários: 70
Missão: A Lubrificantes Lotus Brasil Ltda. assume o compromisso com a melhoria contínua dos seus sistemas e processos, prevenção da poluição, atendimento das legislações governamentais, normas da empresa e outros requisitos relativo ao produto e meio ambiente.
Valores: Para alcançar o nível mais alto de desempenho empresarial, a Lubrificantes Lotus Brasil Ltda. busca a excelência operacional através de operações seguras, confiáveis, eficientes e que respeitam o meio ambiente.
Justificativa da escolha da empresa: Escolhemos a empresa descrita por ser uma empresa de grande porte conhecida como uma das maiores empresas no segmento químico.
Nome/cargo do contato da equipe da empresa: Edinaldo Pereira (gestor).
MUDANÇA NAS ORGANIZAÇÕES
No passado, as mudanças organizacionais eram feitas através de decisões tomadas pela alta administração e implementadas através de autoridade e poder. Essa maneira de mudar não funciona nos dias atuais porque em uma época em que o conhecimento é uma das ferramentas principais para o desenvolvimento, a alta administração precisa da participação dos funcionários que lidam diretamente com informações estratégicas para a empresa, possuindo dados necessários à concepção, planejamento e execução das mudanças.
As empresas começam a perceber que a utilização de suas competências internas é a chave para elaborar e implementar manobras estratégicas mais eficazes e ágeis. Ou seja, para mudar com sucesso é preciso envolver seus funcionários em todo o processo de mudança e desenvolver competências específicas, tais como técnicas de análise e resolução de problemas, de trabalho em equipe, de modelagem de sistemas, de mudança de atitudes e comportamentos, e de gerenciamento da cultura organizacional. Estas competências definem o perfil profissional dos gestores de mudança.
Hoje cada gestor tem que possuir qualificações, conhecimentos e competências necessárias à identificação da necessidade de uma mudança organizacional e a sua implantação. Na verdade cada gestor em sua área fica responsável pelas mudanças estruturais e pela padronização de seus serviços.
A IMPORTÂNCIA DO GESTOR ORGANIZACIONAL E DA CONSULTORIA
O papel do gestor é administrar uma empresa, sendo justo com todos e atuando num estilo mais corporativo e solidário. O gestor deve ser um bom ouvinte e pesquisador, para que possa reconhecer e admitir os seus erros e aceitar outras opiniões e juntamente com sua equipe, trabalhar para atingir seus objetivos.
A cada processo o gestor aprender a recomeçar e seguir em frente o seu papel de gestor, estando preparado para lidar com seres humanos. É preciso também ter um caráter de liderança, responsabilidade, autoridade e acima de tudo ser competente, para que assim possa ser capaz de tomar decisões necessárias sobre orientações e planejamento do trabalho da equipe.
O gestor organizacional, precisa ter um conhecimento amplo de seu planejamento, pois é de suma importância para o sucesso empresarial, o conhecimento é a palavra chave para a competitividade entre as empresas e países que desfrutam de grandes avanços tecnológicos que podem investir em pesquisas e desenvolvimento para tornar a gestão organizacional uma de suas empresas criativas e eficazes.
O Principal desafio é entender, refletir, agir, ensinar, coordenar pessoas, recursos materiais e naturais, buscando os melhores resultados para os acionistas, os proprietários, e também a sociedade.
MUDANÇA ORGANIZACIONAL
As empresas estão inseridas em um ambiente em constante mudança, influenciando e sofrendo influências, aprendendo e ensinando, nisso temos a aprendizagem organizacional, onde todos estão envolvidos, apresentando um diferencial: o trabalho é melhor quando realizado em equipe.
As teorias administrativas buscam sempre evoluindo, buscando melhorias continuas para as organizações.
Por causa das necessidades que as organizações têm em relação ao ambiente interno e externo, as empresas precisam sempre buscar entender o que são os processos fabris e não fabris, como o propósito de controlar e gerenciar melhor a organização, e sempre lembrando que podem ter de mudar com certa agilidade, sempre que necessário, pois cada organização conhece cada etapa de seu processo é mais flexível, sendo assim, adaptando-se melhor às mudanças com maior velocidade e eficácia.
Mudanças exigem comprometimento,
...