TED FAMEC
Monografias: TED FAMEC. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: eliakim10 • 16/9/2013 • 576 Palavras (3 Páginas) • 362 Visualizações
1.0 O Filme Quase Deuses Introdução
Peter Silverman e Robert Caswell amparados no artigo Something the Lord made, redigido por Katie McCabe e publicado no Washingtonian, elaboraram o roteiro de QUASE DEUSES destacando a realidade da parceria de mais de 40 anos entre o médico pesquisador Dr. Alfred Blalock e seu assistente, o habilidoso carpinteiro, Viven Thomas.
Joseph Sargent (1925 -), ator e cineasta estadunidense, sob o patrocínio da HBO, dirigiu, em 2004, sem grandes ambições estéticas mas com sensibilidade social, o filme Quase Deuses, com duração aproximada de 110min.
SINOPSE DE QUASE DEUSES
Durante 40 anos (de 1930 a 1970), o Dr.Alfred Blalock (Alan Rickman), e seu assistente Viven Thomas (Mos Def), trabalharam em pesquisas e desevolvendo experiências relacionadas ao aperfeiçoamento de instrumentos e a inovação de técnicas em cirúrgias cardiológicas. Apesar da competência profissional, a discriminação racial, as desigualdades sociais e econômicas impediram que Viven Thomas (Mos Def) fosse reconhecido como igual entre seus pares.
FICHA TÉCNICA
Título Original: Something the Lord Made
Gênero:Drama
Tempo de Duração: 110 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2004
Site Oficial: www.hbo.com/films/stlm
Estúdio: HBO / Nina Saxon Film Design
Distribuição: HBO
Direção:Joseph Sargent
Roteiro: Peter Silverman e Robert Caswell
Produção: Mike Drake e Julian Krainin
Música: Christopher Young
Fotografia: Donald M. Morgan
Desenho de Produção: Vincent Peranio
Direção de Arte: Halina Gebarowicz
Figurino: Karyn Wagner
Edição: Michael Brown
Efeitos Especiais: Digiscope
2.0 Resumo
O filme relata de forma clara as dificuldades que todo profissional da área da saúde enfrenta para obter o sucesso e ser reconhecido pelo que faz. Apesar das condições dos tempos passados serem totalmente diferentes dos atuais, a dedicação e a coragem são as mesmas o filme transmite mensagens positivas e negativas. Das quais podemos algumas vezes ate presenciar no nosso dia-dia
No que diz respeito a mensagens de aspecto negativo que o filme, mostra percebemos o racismo (por ele ser um negro), o preconceito por ele ser um faxineiro, pobre e sem um nível superior.
O egoísmo do medico ao expressar em publico que a cirurgia foi um sucesso, sem menos mencionar o nome do seu ajudante.
Poderíamos
...