TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Trabalho Escolar: TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DORDYNHA • 23/10/2013 • 7.904 Palavras (32 Páginas) • 205 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP
POLO PRESENCIAL – BARRETOS
ADMINISTRAÇÃO
BIANCA GONÇALVES MARTINS – RA 408814
JULIANA CRISTINA MEASSO – RA 813.674.0.224
LILIAN CRISTINA BORGES CORREA – RA 428053
MARCELO MANOEL SOARES- RA-417520
SUZELAINE ALVES DE ALMEIDA – RA 416424
SUZELI ALVES DE ALMEIDA AUGUSTO – RA 430658
ATPS – TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
TUTOR EAD: Clério de Vietro
Professora EAD - MONICA F. SATOLANI
Barretos, 27 de setembro de 2013
ANHANGUERA – UNIDERP (BARRETOS/SP)
2013
ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP
POLO PRESENCIAL – BARRETOS
ADMINISTRAÇÃO
BIANCA GONÇALVES MARTINS – RA 408814
JULIANA CRISTINA MEASSO – RA 813.674.0.224
LILIAN CRISTINA BORGES CORREA – RA 428053
MARCELO MANOEL SOARES- RA-417520
SUZELAINE ALVES DE ALMEIDA – RA 416424
SUZELI ALVES DE ALMEIDA AUGUSTO – RA 430658
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Trabalho apresentado à Professora EAD. MONICA F. SATOLANI da disciplina, Teorias da Administração como Requisito parcial para obtenção da média Semestral.
ANHANGUERA – UNIDERP (BARRETOS/SP)
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
ETAPA 1
ETAPA 2
ETAPA 3
ETAPA 4
CONSIDERAÇÕES FINAIS
IMPLICAÇÕES ÉTICAS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
INTRODUÇÃO
Administração é o ato de gerenciar ou administrar um negócio, ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. É uma palavra com origem no latim “administratione”, que significa “direção, gerência”.
Nas empresas, o ato de administrar significa planejar, controlar tarefas, organizar, coordenar visando alcançar produtividade, bem-estar dos colaboradores e a lucratividade, além de outros objetivos definidos pela organização.
A forma como as organizações são administradas é que vai determinar se conseguirá utilizar eficazmente os recursos para atingir os objetivos propostos. Por isso, o papel do administrador tem um forte impacto sobre o desempenho das organizações.
SURGIMENTO E DESENVOLVIMENTO DAS TEORIAS
TEORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO
A Teoria Geral da Administração (TGA) surgiu no momento em que as organizações cresceram de uma certa maneira se tornando complexas (no início do século XX). A TGA é um conjunto orgânico e integrado de teorias, ideias e hipóteses a respeito da administração como ciência, técnica e arte. Esta teoria oferece aos dirigentes das organizações modelos e estratégias adequadas para a solução de problemas empresariais. A Teoria Geral da Administração (TGA) atravessou diversas fases diferentes e que se superpõem. Cada fase realça e enfatiza um aspecto importante da administração, chamado de variável da administração.
Cada teoria surgiu como uma resposta aos problemas empresariais de suas épocas, porém todas são aplicáveis às situações atuais, e o administrador precisa conhecê-las para ter a disposição uma série de alternativas adequadas para cada situação. Estas variáveis constituem os principais componentes do estudo da administração das organizações. O comportamento das variáveis é sistêmico e complexo: cada um influi e é influenciado pelo outro. O comportamento de seu conjunto é diferente da soma do comportamento de cada componente separado. Na realidade, a adequação e integração destas cinco variáveis constituem o desafio da administração.
. Ênfase nas tarefas: foca as teorias que consideram a administração uma ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais.
. Ênfase nas estruturas: foca as teorias que consideram a administração uma ciência que cuida da configuração e estruturação das organizações.
. Ênfase nas pessoas: foca as teorias que consideram a administração uma ciência aplicada na sobre as pessoas e suas atividades dentro das organizações.
. Ênfase na tecnologia: foca as teorias que consideram a administração uma ciência que cuida da aplicação bem-sucedida da tecnologia na atividade organizacional.
. Ênfase no ambiente: foca as teorias que consideram a administração uma ciência que busca a adequação das organizações às demandas e situações que ocorrem em seu contexto externo.
As Eras da Administração do Século XX
ERA INDUSTRIAL CLÁSSICA ERA INDUSTRIAL NEOCLÁSSICA ERA DA INFORMAÇÃO
1900-1950 1950-1990 Após 1990
Início da Industrialização
Estabilidade
Previsibilidade
Estabilidade e certeza
Relações humanas
Administração Científica
Teoria Clássica
Teoria da Burocracia Desenvolvimento Industrial
Aumento da mudança
Fim
...